Search
Close this search box.

Como fazer café forte e muito saboroso? Confira nossas dicas!

Compartilhe:

como fazer café forte

Para começar bem o dia, com disposição e energia, saber como fazer café forte é fundamental. No café especial, a bebida forte é intensa e traz marcas de notas sensoriais. Vamos combinar, não tem nada melhor que sentir aquele cheirinho de café delicioso, que nos abraça logo nas primeiras horas da manhã, não é?

Além do perfume que preenche toda a casa, um café forte possui sabor intenso. Porém, olha só, quando falamos “forte”, estamos nos referindo a atributos sensoriais mais evidentes, como a doçura, a acidez e o aroma. Ou seja, não estamos falando de um café mais amargo ou com alto teor de cafeína, mas sim mais saboroso.

Vamos mostrar como fazer café forte gostoso. Seguindo as nossas sugestões e dicas, você vai preparar um cafezinho bom demais da conta na sua casa e surpreender seus convidados (além de proporcionar uma experiência incrível para si mesmo, não é?). Confira!

A escolha do café é o passo mais importante

O primeiro passo (e o mais importante) do nosso “tutorial” de como fazer um café forte e gostoso é escolher o grão ideal. Para preparar uma bebida com aroma e sabor intensos, que valorizam as características naturais do fruto, o café especial é a pedida certeira.

Os cafés especiais são aqueles que atingem, no mínimo, 80 pontos na avaliação da Specialty Coffee Association (SCA) nos critérios de doçura, fragrância, aroma, uniformidade, acidez e finalização. O resultado na xícara é um cafezinho que proporciona uma verdadeira experiência sensorial desde o primeiro gole.

Esses cafés passam por um processo especial e cheio de cuidados desde a colheita. A torra acontece no ponto certo, ao contrário dos cafés tradicionais, em que ela é excessiva. Com isso, essas qualidades naturais do grão de café são preservadas, e você prepara um café aromatizado e doce, com a acidez perfeita.

Tipos de cafés especiais

Existem diferentes tipos de cafés especiais. Na Coffee ++, por exemplo, é possível encontrar café em grãos, moído, em cápsula e drip coffee (sachê de café). Entre eles, há o Clássico, café que une notas de chocolate ao leite, doce de leite e frutas secas.

O Chapada de Minas, do produtor Ricardo Tavares, possui notas florais, de damasco, baunilha e frutas secas. Enquanto o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo Pereira, traz notas de goiaba, frutas roxas e caramelo.

Há ainda o Cerrado Mineiro, do produtor Gabriel Nunes, que proporciona notas sensoriais de marmelo e frutas amarelas. Por fim, temos o Café Geisha, o mais valioso do mundo, com notas que lembram flores de jasmim, carambola e acidez de limão-taiti.

Esses cafés são de grão 100% arábica, ou seja, produzidos em determinadas altitudes e terrenos que influenciam diretamente no sabor e no aroma da bebida. Vale a pena ficar de olho nesses detalhes para preparar um café intenso e saboroso.

Dicas essenciais para preparar café forte no coador

Depois de escolher o tipo de café usado no preparo, vamos às dicas fundamentais para preparar uma bebida intensa no coador. Esse é o método mais querido e tradicional de todos.

Não é à toa, já que o coadinho traz um aspecto afetivo e até mesmo nostálgico, além de oferecer um café intenso com perfume que preenche toda a casa. Venha ver as nossas dicas para seu cafezinho coado ficar ainda mais gostoso:

como fazer café forte

1. Atente-se à temperatura da água

Um dos passos importantíssimos de como fazer café forte é deixar a água na temperatura ideal para preservar o sabor e o aroma da bebida. Para isso, ela tem que estar entre 92ºC e 96ºC.

Fique tranquilo, pois você não precisa de um termômetro culinário para isso (mas, caso tenha, fique à vontade para usar). Nossa dica é desligar o fogo antes da água ferver, ou seja, quando ela começar a formar as bolinhas. Caso ela ferva, deixe-a “descansando” por dois minutinhos antes de coar o café.

2. Confira a proporção da água para a de café

Outra dica fundamental para preparar um café saboroso é se atentar a proporção entre água e café, que pode variar de acordo com seu gosto, é claro. Nossa dica é usar 180 ml de água (mais ou menos um copo e meio daquele “lagoinha”) para 20 g de café moído (dois dedos nesse mesmo tipo de copo). Fica bom demais, viu?

3. Moa os grãos na hora do preparo

Se você optar por usar café em grãos para o preparo, uma dica valiosa é fazer a moagem logo antes de preparar a bebida. Isso deixa os grãos mais fresquinhos e, consequentemente, o aroma e o sabor ficam mais intensos.

4. Experimente o método V60

Você já deve ter ouvido falar no Hario V60, certo? Caso não, esse é um porta-filtro com design e estrutura interna que favorecem o preparo de um café mais intenso em doçura e acidez. Então, se quer aprender como fazer café forte e saboroso, vale a pena conferir como preparar a bebida nesse método:

Saiba como fazer café forte e bom em outros métodos

No conteúdo de hoje, focamos em como preparar um café intenso no método mais tradicional de todos: o coado. Porém, é claro que ainda é possível preparar um café delicioso e forte em outros métodos.

Um deles é a Aeropress, que funciona de um jeito parecido com a prensa francesa e é ideal para preparar um café com sabor e aromas intensos, além de mais encorpado.

No blog da Coffee ++, você pode conferir como preparar seu cafezinho de todo dia em outros equipamentos, como a prensa francesa, cafeteira turca, italiana e mais! Dê uma olhadinha!

Garanta cafés especiais para um preparo ainda mais saboroso

Agora que você aprendeu a fazer um café superforte, ou seja, intenso, com sabor e aroma, que tal experimentar um dos cafés especiais da Coffee ++? Todos eles possuem mais de 84 pontos pela avaliação da SCA. Explore nosso site e escolha o seu favorito!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...