Search
Close this search box.

Café Sul de Minas especial campeão Arara

Compartilhe:

produção de café na região do Sul de Minas

O café Sul de Minas cultivado na Fazenda Olaria ganhou o título de melhor café da região no concurso Origens Brasileiras Cafebras, com 88.13 pts. O café arábica Arara produzido na cidade de Boa Esperança tem uma finalização limpa, corpo sedoso (que surge com bastante equilíbrio no paladar), além de notas sensoriais de rapadura, mousse de maracujá e torta de maçã.

Na xícara, este café é muito aromático com cheiro adocicado de baunilha. Uma combinação, que gera uma finalização limpa, corpo sedoso (que surge com bastante equilíbrio no paladar) e notas sensoriais de rapadura, mousse de maracujá e torta de maçã. Este café é muito aromático com cheiro adocicado de baunilha.

Produção de café Sul de Minas campeão em Boa Esperança

O café Sul de Minas é produzido pela produtora Alessandra Peloso, que cresceu entre pés de café movida pela paixão herdada do pai: “Ter um café campeão para mim foi uma surpresa, porque eu não sabia que podia ter um café assim.”

A fala de Alessandra  evidencia a alegria de ganhar o título de melhor café do Sul de Minas. O café da variedade Arara foi cultivado de forma natural e arrematou uma pontuação superior a 88 pts. entre todos os cafés da região reconhecida pela excelência das bebidas.

Sucessão familiar nas montanhas de Minas Gerais

As peculiaridades deste café especial vem do amor de Alessandra pela cafeicultura, que,  para ela, é “tudo na vida”. E não era para menos. Ela cresceu nos cafezais. Em 1992, depois de passar por um divórcio, ela começou a trabalhar na fazenda grávida e separada.

“Herdei 10 alqueires de café do meu pai, que tinha 15 anos de lavoura, e um trator 62 VALMET. Inclusive, tenho esse trator até hoje. Na época,  meu pai me cedeu um empregado para me instruir e trabalhar comigo. Eu dividia implementos, uma bomba de pulverizar e uma roçadeira, que dividia com o meu irmão. Mais tarde, na geada de 1998, meu pai me doou mais 20 alqueires de café, que foi todo queimado pela geada. Mas escolhi fazer o replantio e semeei 120 mil pés de café”, conta a produtora de café Sul de Minas. 

Produção feminina nas lavouras de café Sul de Minas

A história de resistência de Alessandra mostra a força da mulher no agronegócios, que, segundo a Fundação Getúlio Vargas, são quase 40% em cargos gerenciais no setor. 

“No ano de 2000, realizei a compra da minha primeira terra, 30 alqueires e eu cultivei tudo em café. Atualmente, estou com 10 propriedades, sendo um total de 721.16 hectares de café. Montei minha cooperativa e meu armazém. Meu pai tem 87 anos e minha mãe 85 são vivos e sou grata por isso”, fala emocionada.

Este, inclusive,  é o último lançamento da Coffee ++ da série de cafés campeões do concurso Origens Brasileiras 2023. Os cafés especiais são verdadeiras joias lapidadas pelas lavouras. 

Experimente o café Arara de cultivo e processamento natural avaliado acima de 88 pts. em uma das principais regiões do Brasil: Sul de Minas. 

 

 

Já conhece o café drip coffee especial Arara da Coffee ++? Viva a sensação do café especial doce com DNA 100% brasileiro!

 

 

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...