O que é café Arábica? Conheça sua história, características e benefícios

Compartilhe:

O que é cafe arábica - Lavoura de café arábica na região produtora do Sul de Minas

Você sabe o que é café Arábica? Ele é a espécie mais cultivada no mundo, respondendo por cerca de 60% da produção mundial entre 2023 e 2024, segundo a Embrapa.

Neste conteúdo, vamos conhecer a história do café Arábica, desde suas origens, na Etiópia, até sua expansão no Brasil. Além disso, abordaremos seus benefícios para a saúde e dicas para preparar a bebida, aproveitando todo o seu potencial.

Conheça a história do café Arábica 

O café Arábica é uma espécie de café de alta qualidade, com notas sensoriais e aromas mais intensos. Trata-se de grãos especiais, que exigem maior complexidade no cultivo.

Segundo o relatório anual do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a safra 2024/25 no Brasil alcançou 69,9 milhões de sacas, sendo 48,2 milhões delas de café tipo Arábica.

Porém, a história do café Arábica é antiga. Pesquisadores dizem que as primeiras mudas foram encontradas nas cordilheiras da Etiópia, no século 19. Os grãos logo ficaram famosos como uma nova fonte de energia e rapidamente se espalharam pelo Oriente Médio e pela Europa.

Foi assim que a popularidade chegou às elites com aderência em terroirs de regiões com clima tropical. Isso porque, o café Arábica necessita de temperaturas altas e solos férteis, o que explica a grande produção no Brasil.

Café Arábica no Brasil

O cultivo de café Arábica no Brasil teve início no Pará, onde chegaram as primeiras mudas. Contudo, foi no Rio de Janeiro, no final do século XVIII, que as plantações realmente prosperaram, impulsionando o país como um importante exportador desse tipo de grão.

Com o tempo, a produção avançou para São Paulo e, em seguida, Minas Gerais, que hoje lidera as exportações globais de café. O cultivo da espécie também se expandiu para estados como Maranhão, Bahia e Paraná, fortalecendo ainda mais a posição do Brasil no mercado cafeeiro mundial.

O cultivo adequado do café Arábica

O café Arábica cresce melhor em regiões montanhosas, com altitudes entre 800 e 2.000 metros. Essa planta, resistente e capaz de viver por mais de 50 anos, requer uma dedicação constante do produtor para alcançar seu potencial máximo.

Em várias regiões, a colheita é feita manualmente, selecionando apenas os frutos maduros, o que resulta em uma bebida com nuances únicas, extrema doçura e diferentes aromas.

Para entender melhor o que é café Arábica, é importante saber que ele pode ser processado de duas maneiras: natural ou lavado. No primeiro, os frutos são descascados e secos ao sol. Já no segundo, os frutos são descascados e lavados antes de serem secos.

Propriedades e benefícios do café Arábica

Agora que você já sabe o que é café Arábica, é interessante conhecer suas propriedades e benefícios para a saúde. Por exemplo, a bebida pode melhorar o humor, a memória e a concentração.

Segundo a nutricionista Amanda Gondim, a bebida aumenta o foco e a atenção, estimulando as funções cognitivas e retardando a fadiga. Um estudo do National Institutes of Health (EUA) mostrou ainda que o café estimula a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Além disso, o café Arábica tem metade da cafeína comparado a outras espécies de café, como o robusta, além de ser naturalmente adocicado, com acidez equilibrada e notas sensoriais únicas. 

Também é um fruto repleto de antioxidantes, substâncias que protegem o organismo ao neutralizar os radicais livres. Dessa forma, o café Arábica pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas.

Como escolher o café Arábica?

Após conhecer o que é café Arábica e seus benefícios, é importante prestar atenção em três fatores ao escolher o seu: o tipo de preparo, a origem e o grau de torra. O preparo natural resulta em um café mais forte e encorpado, enquanto o processado lavado fica mais suave e leve.

O terroir, que envolve clima, solo e altitude, também afeta as características do grão. No Brasil, temos diversas variedades de café Arábica, como Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo, que possuem subvariedades como Bourbon Amarelo e Catuaí Vermelho, trazendo diferentes aromas e texturas.

O grau de torra também é importante para o perfil do café. A torra clara preserva os óleos aromáticos, oferecendo uma bebida suave e ácida. A torra média traz equilíbrio entre acidez, corpo e doçura, enquanto a escura resulta em um gosto mais intenso e amargo.

Como preparar o café Arábica?

O café 100% Arábica pode ser preparado de várias maneiras, como no coador, na prensa francesa, na cafeteira italiana ou na máquina de café espresso. No método coado, por exemplo, coloque o café moído no filtro e despeje água quente por cima do Melitta ou Clever Dripper.

Uma dica importante: a água deve estar a cerca de 90 ºC, ou seja, quente, mas sem ferver. Para preservar os óleos essenciais e os aromas, é recomendado moer os grãos na hora de preparar a bebida, ajustando a moagem conforme o método de preparo.

Na prensa francesa, o mais indicado é moer o café de forma mais grossa. Coloque os grãos no fundo da cafeteira, despeje água quente e deixe em infusão por alguns minutos. Depois, pressione a haste para separar o café da água.

Além do café moído e em grãos, você também pode degustar cápsulas de café, perfeitas para quem tem máquinas Nespresso. Outra opção prática é o drip coffee, que vem em sachês para um café coado direto na xícara.

Coffee++: café especial 100% Arábica!

Agora que você conhece o que é café Arábica, sabe que sua rica história e perfil único proporcionam experiências sensoriais especiais. Na Coffee++, todos os nossos cafés são 100% Arábica e avaliados acima de 84 pontos pela SCA. Experimente!

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...