Search
Close this search box.

O que é Clever Dripper e como usá-la

Compartilhe:

clever dripper

Já pensou em preparar o seu “cafezinho” de forma simples e econômica? A cafeteira Clever Dripper, também conhecida como “gotejador de café”, é ideal. Como o nome sugere, ela oferece um método inteligente de preparar a sua bebida. Apesar de ter surgido há apenas 10 anos, ela já é popular entre os #cafequizados.

O formato é semelhante ao de Melitta, mas difere principalmente no material: idealizada pela empresa taiwanesa Abid (conhecida hoje como E.K. Intl. Co.), a Clever Dripper pode ser de acrílico, vidro ou cerâmica. Ela oferece um método de preparo sofisticado de café coado por meio de infusão.

Conheça os diferenciais do Clever Dripper

A Clever Dripper trabalha a partir da imersão total do café. Para extraí-lo, o pó fica submerso na água quente por cerca de 2 a 3 minutos. Ela possui uma tampa que mantém a temperatura da extração durante todo o processo e um pires que ampara a cafeteira, evitando respingos.

O que mais chama a atenção é a presença de uma válvula, que serve para reter ou liberar o fluxo de água. O material de silicone breca a saída de água sempre que está fechado. Isso oferece a vantagem de colocar a quantidade ideal de água e deixá-la em contato com o café pelo tempo que desejar.

A cafeteira Clever Dripper está disponível em dois formatos: o pequeno, com capacidade para até 200 ml de café; e o grande, que filtra até 350 ml. Os tamanhos são padronizados, e o resultado é de acordo com o perfil de café de sua preferência. Bom demais da conta, não é?

Como preparar café na Clever Dripper?

clever dripper

O manuseio do Clever café é simples e também requer o filtro de papel, por isso tire o seu do armário antes de iniciar. Dobre-o delicadamente na marca da linha e posicione-o dentro da sua cafeteira. Em seguida, com a água quente, escalde-o para prevenir influências negativas no sensorial.

Feito isso, apoie o Clever Coffee Dripper em um recipiente diferente daquele onde o café será extraído. Você perceberá que a válvula será automaticamente ativada e a água sairá imediatamente. Então, elimine todo o líquido antes de continuar com o preparo.

Como é uma cafeteira versátil, é possível utilizar diferentes tipos de moagem de café: seja fina, seja média ou grossa. Para isso, basta controlar o tempo de infusão. Considere a média de 2 a 3 minutos, diminuindo esse tempo para uma moagem mais fina ou aumentando-o para uma mais grossa.

Insira o café na Clever Dripper: para a cafeteira pequena, use 1 colher de sopa de café moído; para a grande, 2 colheres. Em seguida, despeje a água quente e espere o tempo indicado anteriormente. Após o primeiro minuto, misture o líquido com uma colher. Também lembre-se de fechar a tampa pelo restante do período.

Você perceberá que uma crosta se forma em cima do líquido. Com a colher, misture mais uma vez para ajudar na extração do café. Aguarde mais um minuto e encaixe a cafeteira na xícara. A válvula será ativada automaticamente, e o café, extraído. Viu como o modo de fazer café é fácil?

Resultado

Finalizando as etapas anteriores, o café sai equilibrado e doce. Como ele se mantém em contato com a água, é possível controlar a infusão com facilidade. A partir disso, em futuros preparos, que tal brincar com moagens diferentes? Assim, você pode testar qual resultado mais agrada.

Vantagens e desvantagens da Clever Dripper

É fato que o tipo de cafeteira Clever Dripper possui mais vantagens que desvantagens. Porém, duas desvantagens que podem ser apontadas são o uso de filtros de papéis descartáveis, e a temperatura da água, que cai durante a infusão.

Em relação às vantagens, o manuseio da cafeteira é simples, ainda mais pela presença da válvula. Por encaixar automaticamente na xícara e em outros recipientes, o preparo do café também é menos trabalhoso. É diferente, por exemplo, da prensa francesa que necessita de força para empurrar o êmbolo.

Aposte nos cafés especiais da Coffee ++

Quando preparar o seu “cafezinho”, que tal apostar nos cafés especiais da Coffee ++? Todos eles são 100% arábicas, ou seja, com sabor e doçura natural, sem nenhum aditivo. Além disso, são produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café e avaliados acima de 84 pontos pela SCA (Associação de Cafés Especiais).

Aqui, você encontra o seu café moído na versão clássica da casa, mas também em outras idealizadas pelos produtores da Coffee ++. Conheça o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes; e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...