Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
Crianças do Instituto Café Solidário

Conheça tudo sobre o Instituto Café Solidário

Você já ouviu falar sobre o Instituto Café Solidário? Ele é responsável por melhorar as condições sociais e culturais de inúmeras crianças das regiões de Minas Gerais onde o café do Grupo Montesanto Tavares é produzido.

Em 2011, os diretores do Grupo Montesanto Tavares idealizaram a instituição com foco em oferecer cultura e mudanças sociais em algumas regiões em que o grupo realiza a produção de café.

Por meio de aulas, oficinas e assistências à população que vive em situação de vulnerabilidade social, o Café Solidário tem o intuito de dar visibilidade àquilo que passa despercebido na nossa sociedade. É um projeto recheado de amor, abraços, conversas e olho no olho. A Coffee ++ o apoia redirecionando 1% do lucro líquido dos produtos para o Instituto. Muito legal, não é?

Saiba mais sobre o Grupo Montesanto Tavares

O Grupo Montesanto é uma holding brasileira com vasta experiência por toda a cadeia produtiva do café. O Grupo é um dos maiores do país e realiza a comercialização de grãos no exterior.

A história da empresa começou a partir da ousadia do patriarca da família, o senhor Aprígio Tavares. Ele e os filhos assumiram a massa falida de uma empresa tradicional no segmento de café e criaram uma revolução no mercado. Anos depois, após posicionar a indústria como uma das maiores do mercado, ela foi vendida para um grupo do exterior.

Assim, o Grupo Montesanto foi idealizado. Além da produção de café em fazendas próprias, há a cultura de compra de grãos de qualidade de pequenos agricultores, com a finalidade de fomentar a agricultura familiar.

Atualmente, o Grupo realiza armazenagem, rebeneficiamento, exportação (com as empresas Atlantica Coffee e a Cafebras) e importação (com a Ally Coffee) de café. A cobertura dessas tradings possibilita a comercialização do café brasileiro em todo mundo. Com isso, o negócio cresceu, tornando-se o único grupo brasileiro completo na cadeia de café.

Em acréscimo, ele investiu no plantio de mogno africano, que dentro de alguns anos se tornará o segundo maior produto do Grupo em comercialização. O plantio focado na sustentabilidade das áreas também teve ação direta no café, já que as árvores de mogno africano, além de gerar madeira de alto valor agregado, também realizam o sombreamento do café. Na prática, isso torna a maturação dos grãos mais lenta, e o resultado é um café com altas pontuações e muita doçura.

O surgimento do Instituto Café Solidár

Criança do Instituto Café Solidário cuidando de horta

Após o trabalho árduo feito durante todos esses anos, em 2011, os diretores do Grupo Montesanto Tavares, que sempre realizaram projetos individuais de ação social, decidiram que ajudar nas condições sociais e culturais dos moradores da região seria tão importante quanto a comercialização de café.

A partir deste desejo de tornar o mundo um lugar melhor, surgiu o Instituto Café Solidário, que se mantém na ativa até hoje, mais forte do que nunca. Ele acolhe, oferece uma estrutura melhor de vida e realiza sonhos da comunidade onde a produção de café das fazendas do Grupo acontece.

O Instituto Café Solidário não tem fins lucrativos, vivendo por meio de doações. Ele cresce com esses aportes diretos das empresas e com os aportes aos projetos de apoio de Lei de Incentivo à Cultura. Além de ser o principal mantenedor do Projeto Realizando Sonhos, ajudou diversas instituições com doações mensais, como o Asilo Renascer e esporadicamente outros projetos de importância social em diversas regiões.  

Projeto Realizando Sonhos

Também criado em 2011, o projeto Realizando Sonhos não tem fins lucrativos e, hoje, é mantido pelo Grupo Montesanto Tavares. Por meio de oficinas culturais de pintura, música e teatro, capoeira, literatura, moda e costura, cursos profissionalizantes e bolsas de estudos, atende a mais de 150 crianças de 6 a 17 anos. Há muito amor e solidariedade envolvidos. 

Apoiadores

O Instituto Café Solidário possui muitos parceiros, que fazem esse trabalho de desenvolvimento social continuar na ativa. A Ally Coffee é um exemplo, que possui o objetivo de conectar de forma ética o café e os torrefactos com os brasileiros.

Além dele, há a Cafebras, que trabalha com profissionais que carregam uma vasta experiência com cafés especiais, provendo cafés de qualidade para todo o Brasil. O Armazéns Gerais Leste de Minas também apoia o Café Solidário, prestando serviços de armazenagem e rebeneficiamento de café. É também um mantenedor do Café Solidário.

Não podemos deixar de mencionar a Atlântica Coffee (a primeira e uma das maiores empresas do Grupo na comercialização de café), que é uma doadora fundamental para o Instituto Café Solidário.

Coffee ++: pessoas especiais fazendo cafés especiais!

A Coffee ++ também é uma apoiadora do Café Solidário. Redirecionando 1% do lucro para o instituto, transformamos a sua experiência com os cafés especiais em solidariedade. Bom demais da conta, não é?

Os nossos cafezinhos especiais são 100% arábica, trazendo sabor e doçura sem aditivos na composição. Eles são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e estão disponíveis no formato de grãos, café moído, drip coffee e cápsulas — compatíveis com a máquina Nespresso.

Que tal conhecer o Clube de Assinaturas ++ democrático do Brasil? Ele é exclusivo para #cafequizados, oferecendo um espaço recheado de descontos, privilégios e vantagens nas compras dos produtos da Coffee ++. Não deixe de conferir!