Search
Close this search box.

Você conhece o café arábica? Saiba a origem da planta de café mais popular do Brasil

Compartilhe:

Lavoura de café arábica na região produtora do Sul de Minas

O café arábica é a espécie de café mais cultivada no mundo, representando cerca de 60% da produção mundial. Este ano, segundo a Embrapa, há cerca de 1,45 milhão de hectares de café plantado em diferentes regiões do país. Para se ter idéia dessa magnitude, esse plantio resultou 38,7 milhões de sacas.

A quantidade representa 68% da produção total de café do país com destaques para as seguintes regiões:

  • Minas Gerais: 20,2 milhões de sacas
  • São Paulo: 10,1 milhões de sacas
  • Bahia: 5,3 milhões de sacas
  • Paraná: 2,8 milhões de sacas
  • Rondônia: 1,8 milhão de sacas

Conheça a história do café arábica 

O café arábica é uma espécie de café de alta qualidade, com sabor e aroma mais intensos. Trata-se da espécie mais cultivada no mundo, além de ser o café mais consumido do planeta. 

A popularidade é antiga, sendo que as primeiras mudas, segundo pesquisadores, foram encontradas nas cordilheiras da Etiópia por volta do século 19. A descoberta dos grãos ocorreu de forma curiosa e rapidamente o consumo daquela nova fonte de energia e se espalhou para o Oriente Médio e Europa. 

Foi assim que a popularidade  chegou às elites com aderência em terroirs de regiões com clima tropical. Isso porque, o café arábica necessita de temperaturas elevadas e solo fértil. Aliás, isso explica o fato da alta produtividade brasileira. 

O cultivo adequado do café arábica

As melhores condições para o cultivo são encontradas em regiões montanhosas, com altitudes entre 800 e 2.000 metros. Trata-se de uma planta resistente, que pode viver mais de 50 anos, porém para que alcance potência de sabor é necessário que haja total dedicação do produtor de café.

Em muitas regiões, a colheita é feita manualmente e somente frutos maduros são colhidos. Na xícara, isso significa nuances diferentes, extrema doçura, aroma e muito sabor. 

O café arábica é processado de duas maneiras principais: o processo natural e o processo lavado. No processo natural, os frutos do café são descascados e secos ao sol. No processo lavado, os frutos do café são descascados e lavados antes de serem secos.

Propriedades e benefícios do café arábica

O café arábica é uma bebida rica em cafeína, um estimulante que ajuda a melhorar o estado de alerta e a concentração.Além disso, também é uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a proteger o organismo contra os danos causados pelos radicais livres.

O café arábica é uma bebida rica em cafeína, um estimulante que ajuda a melhorar o estado de alerta e a concentração. A cafeína também ajuda a melhorar o desempenho físico e mental, e a reduzir o risco de doenças como Parkinson, Alzheimer e diabetes tipo 2.

A bebida também é uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a proteger o organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Os antioxidantes do café arábica podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas.

Além disso, a bebida também pode ajudar a melhorar o humor e a reduzir o estresse.

Como escolher o café arábica?

Na escolha é importante considerar o tipo de processamento, a origem do café e o grau de torra. O tipo de processamento pode influenciar o sabor e o aroma do café. O café processado natural geralmente tem um sabor mais intenso e encorpado, enquanto o café processado lavado tem um sabor mais suave e delicado.

A origem do café também pode influenciar o sabor e o aroma. Sendo que o cultivo em regiões diferentes pode ter sabores e aromas distintos. O grau de torra também pode influenciar o sabor e o aroma do café. O café torrado claro tem um sabor mais suave e delicado, enquanto o café torrado escuro tem um sabor mais intenso e encorpado.

 

As frutas de café arábica
O café arábica foi descoberto na Etiopica e tem doçura natural

Como preparar o café arábica?

O café especial pode ser preparado de várias maneiras, como no coador, na prensa francesa, na cafeteira italiana ou na máquina de café espresso. A maneira mais comum é no coador. Para isso, basta colocar o café moído no coador e despejar água quente sobre ele.

Para preparar na prensa francesa, basta colocar o café moído no fundo da prensa e despejar água quente sobre ele. Deixe o café em infusão por alguns minutos, e depois pressione a haste para separar o café da água.

Para o preparo na cafeteira italiana, basta colocar o café moído no filtro da cafeteira e despejar água na parte inferior. Deixe a cafeteira funcionar até que o café esteja pronto.

Os diferentes preparo do café especial

Para preparar na máquina de café expresso, basta colocar o café moído no porta-filtro e despejar água quente sobre ele. A máquina irá pressionar a água através do café, produzindo o espresso.

Viu como o café arábica é versátil? Então, se você busca uma experiência de café verdadeiramente excepcional, essa é a escolha ideal. Com sua rica história, perfil único e compromisso com a sustentabilidade, esse grão não é apenas uma bebida, mas convite para experiências elevadas.

Contudo, é fundamental que na escolha do seu café especial a rastreabilidade da bebida seja levada em consideração. Na Coffee ++, todos os cafés especiais são avaliados acima de 84 pontos, com origem de cultivo em diferentes regiões.

Escolha o seu preferido e aprecie o café especial nas versões em grão, cápsula, moído ou drip coffee

 

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...