Search
Close this search box.

Café suspenso: você já tomou esse café especial?

Compartilhe:

Café Suspenso - Coffee Mais

O café especial é o resultado de uma série de processos meticulosos, onde cada detalhe importa. Uma técnica em particular, conhecida como café suspenso, tem ganhado destaque no mundo do café de alta qualidade. Neste artigo, vamos explorar o que é o café suspenso e como ele influencia a qualidade da bebida final.

O Que é Café Suspenso?

O café suspenso, também chamado de cama africana, é um método de secagem dos grãos que preserva sua qualidade. Consiste em uma estrutura elevada que protege os grãos da poeira, contribuindo para uma das principais boas práticas no cultivo de café especial.

Origem e benefícios

O método de pós-colheita café suspenso surgiu na África e foi desenvolvido pelos produtores etíopes com o propósito de aumentar a qualidade do ca sa técnica promove a circulação de ar entre os grãos, o que auxilia na secagem e contribui para potencializar características da bebida como doçura, delicadeza e equilíbrio de sabores na xícara. Além disso, o método ajuda a evitar fermentações indesejadas durante a pós-colheita.

Café Suspenso - Coffee Mais

Exemplo de sucesso

Um exemplo notável é a Fazenda Modelo Coffee, onde ocorre o cultivo de um jardim de variedades exóticas, como Geisha. A lavoura está localizada na Serra da Canastra, no Sul de Minas. O responsável pelo plantio do café é um dos fundadores da Coffee ++ e Q-Grader, Pedro Brás. 

Ele é responsável pela qualidade dos café e pelos drips de café especial exótico que são enviados com exclusividade para os assinantes do Clube Coffee ++.  “Decidimos oferecer aos nossos assinantes cafés que são encontrados apenas na Reserva particular de produtores. Trata-se de microlotes com alta pontuação, extrema doçura e sabores exóticos percebidos no paladar. Escolhemos o método drip coffee para o envio aos assinantes pela praticidade de preparo de um café superespecial em qualquer lugar do mundo”, explica Pedro Brás.

 

Tradição e gentileza no café especial

Além de seu significado na produção de café, o termo café suspenso também remete a uma tradição italiana conhecida como caffè sospeso. Este gesto gentil de deixar um café pago para alguém menos favorecido surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e continua a ser uma prática de generosidade e solidariedade.

O café suspenso não é apenas um método de secagem, mas também uma expressão de dedicação e cuidado na produção de café especial. Se você está interessado em explorar mais sobre essa técnica e suas histórias fascinantes, recomendamos assistir ao documentário disponível na Netflix

E para uma experiência sensorial única, experimente um café suspenso como o Coffee ++ Geisha, uma variedade de café especial que foi premiada em 2018 como Melhor Café do Mundo. No paladar ele se apresenta com notas sensoriais de jasmim, carambola e limão-tahiti. Conheça mais do café especial que antes era exportado, mas, agora, ficará no Brasil.

Café Suspenso - Coffee Mais
Dona Ritinha – Técnica de Café Suspenso

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...