Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
cold brew

Conheça o Cold Brew, o café refrescante

O berço do café é a Etiópia, mas os grãos contaram com personalidades dispostas a disseminar o consumo da bebida pelo mundo ao longo da história, que são conhecidas como missionários do café. O início de tudo foi em 575 d.C. nas altas montanhas do país africano, mas você sabe como surgiu o cold brew? Saiba aqui.

Em resumo, o cold brew coffee é um método de extração frio, ou seja, a água quente não é usada para passar o café. Há registros de que os responsáveis por esse preparo da bebida foram os holandeses, o que é muito coerente, já que eles foram conhecidos pela disseminação do café para muitos lugares do mundo.

A variedade Typica é 100% arábica e originou cafés especiais. Acredita-se que, por volta de 1690, os holandeses levaram as mudas desse café para terroirs diferentes. A ilha de Java (hoje em dia chamada Jacarta, povoado da Indonésia), conhecida pelos vulcões exuberantes, é um exemplo de terroir com o qual o café se identificou.

O que é o cold brew?

A descoberta do café foi 575 d.C., mas outros povos conheceram a iguaria ao longo do tempo. Assim como na Indonésia, a disseminação do café foi realizada por navegantes desbravadores do mundo.

Imagine o quão trabalhoso foi levar sementes para todo lado e ainda achar um jeito de aquecer a água para a extração? Foi assim que os holandeses inventaram uma forma de consumir café mesmo em alto mar.

Dessa forma, o cold brew caseiro nasceu, mas a tarefa nunca foi simples, já que o processo era mais demorado que o tradicional. A obtenção da bebida gelada pode levar até 18 horas. Entretanto, ela foi a salvação dos holandeses e de um punhado de desbravadores das novas terras do mundo.

Atualmente, a bebida é perfeita para quem gosta de novas experiências. Aliás, é utilizada como base de drinques alcoólicos ou não, e uma das preferências do barista e torrador de cafés especiais da Cafebras, Jean Carlo Dos Reis Junior. Ele é um amante da bebida e explica que o capricho nos detalhes está muito ligado a ela.

O café gelado que refresca o paladar

Segundo ele, uma das principais vantagens do café cold brew está na leveza da bebida. Porém, ele afirma que a paciência no preparo é importante: “O cold brew se trata de um café extraído a frio. Ele é a infusão do pó de café com água gelada ou em temperatura ambiente. Essa extração é lenta e pode durar até 48 horas.

Existem diversas formas de se preparar e descobrir o que é cold brew. Algumas pessoas gostam de colocar o gelo na parte superior do método e, no meio, o pó. Assim, o gelo derrete e pinga no café, que é extraído até a jarra na parte inferior do método. Outra possibilidade é o preparo do café em contato com a água fria.

Saiba como preparar o famoso cold brew

cold brew

Então, é preciso ter calma e aguardar a infusão, que pode levar de 12 a 48 horas, enquanto a intensidade depende do paladar de cada um. O barista e torrador de cafés especiais se declara bem apaixonado pelo jeito de fazer a bebida.

Entre os benefícios do cold brew, os destaques são a suavidade e a refrescância. Inclusive, Jean gosta tanto da receita que a preferência dele fica com a bebida gelada do jeito tradicional dos holandeses, ou seja, sem adição de ingredientes.

Aprenda a fazer o cold brew de baunilha!

Já aos amantes das variações e possibilidades do café, o cold brew de baunilha é bastante buscado. Prova disso são as buscas da receita na internet. Para o preparo, é importante que a moagem do café seja mais média-grossa. O sorvete de baunilha surge como o equilíbrio do preparo, bem como o chocolate ralado.

Contudo, para uma experiência completa, a qualidade do café é essencial. Nesse caso, o Geisha com notas sensoriais de flores de jasmim é ótimo. Jean esclarece que há muitas variações, mas a receita que ele gosta é um misto com a tradição. “Coloco o pó de café em um filtro de papel (V60). Assim, amarro com um elástico, fazendo uma trouxinha de café Geisha.”

Em seguida, Jean explica que coloca a trouxa de café especial em infusão na água por 24 horas. “Eu uso uma proporção de 30 gramas de pó (dentro do filtro de papel) com uma moagem bem fina (padrão de espresso), para 500 ml de água”. Segundo ele, o resultado é bem suave. Após 24 horas, basta retirar a trouxinha, gelar e tomar.

Como fazer cold brew: Amarula Ice Coffee

Coloque 70 ml de Amarula e 130 mL de cold brew (café extraído em água fria) em uma coqueteleira e mexa bastante. Em seguida, retire a bebida, coloque no corpo e sirva com três pedras de gelo.