Search
Close this search box.

Descubra como funciona a harmonização de café: a arte de combinar sabores

Compartilhe:

Harmonização de café

O café especial é um convite instantâneo às experiências de sensações, que ocorrem a partir da simplicidade do consumo que ocorre do jeito que deixa os amantes do café especial mais feliz. Hoje, a sugestão é de harmonização de café. Você sabe como funciona? Fique aqui e descubra!

O café é uma bebida versátil que pode ser apreciada de diversas maneiras. Além de ser consumido puro, ele também pode ser combinado com outros alimentos, criando experiências sensoriais únicas. Por isso, há uma associação direta com o consumo do vinho. 

Inclusive, o termo vinificação do café mostra essa analogia na qual existem diferentes referências à arte milenar de cultivo de vinho. Para se ter ideia, o terror, plantio, variedade de grãos, colheita e pós-colheita são caminhos condutores essenciais no café especial.

A harmonização de café especial e as sensações no paladar

Nesse contexto, podemos destacar a harmonização de café e as nuances de sensações que envolvem a arte de fomentar o contato do café especial com o paladar. Em resumo, trata-se da prática que consiste em combinar a bebida com alimentos que complementam seus sabores e aromas.

Contudo, vale ressaltar que não existem complexidades nessa combinação, pois há formas de conduzir a experiência de maneira simples e “firulas”. Dessa forma, é possível criar contexto de consumo popular e evidenciar o consumo domiciliar do café especial de alta qualidade, como ponto de experiência.

Aliás, essa condição faz parte da Quarta Onda de consumo de café especial que integra o mundo e impulsiona a simplicidade de apreciar um bom café em qualquer lugar do mundo.

Conhecer mais sobre as Ondas de Consumo do café especial

As principais técnicas de harmonização de café especial

Dentro desse parâmetro geral de consumo, existem duas técnicas que são consideradas as principais quando o assunto é harmonização de café. Mas antes de você iniciá-las é importante compreender que para viver a experiência completa é fundamental aliar notas sensoriais do café, acidez ao alimento escolhido.

1 – Harmonização de café por semelhança

Essa técnica consiste em combinar alimentos e bebidas com características sensoriais semelhantes. Por exemplo, um café doce, como o Coffee ++ Caparaó pode ser harmonizado com sobremesas também doces, como bolos, tortas e/ou chocolates.

No entanto, vale lembrar que quando falamos em “café doce” a ideia é uma bebida naturalmente adocicada, que não leva aditivo e tem as sensações da fruta como protagonista da experiência.

2  – Harmonização de café por contraste

Essa técnica consiste em combinar alimentos e bebidas com características sensoriais opostas. Por exemplo, um café intenso, como o Coffee ++ Super Crema, pode ser harmonizado com alimentos doces, como frutas ou sobremesas.

Entretanto, café especial intenso não tem nada a ver com amargor. Até porque, café é uma fruta doce. Então, qual o motivo de você tomar café com dissabor, excesso de açúcar ou adoçante? Isso pode estar ligado à torra queimada ou à má qualidade dos grãos de café. 

Harmonização de café
Harmonização de café com bolo de cenoura!

5 passos para a harmonização do seu café especial:

Para iniciar a harmonização de café, é crucial compreender as características intrínsecas do café em questão. Isso inclui sua origem, variedade, método de processamento e torrefação. 

Cafés podem apresentar notas que variam de frutadas e florais a terrosas e chocolate. Entender essas nuances é fundamental para criar combinações que realcem, em vez de mascarar, as qualidades do café. 

Ao escolher alimentos para harmonizar com café, é importante considerar as seguintes características da bebida:

1 – Intensidade

O café pode ser classificado em diferentes intensidades, que variam de leve a forte. Cafés mais intensos combinam bem com alimentos de sabores mais marcantes, como queijos, chocolates ou carnes.

2 – Acidez e intensidade

A acidez é uma característica importante do café, que pode ser percebida como frutada, cítrica ou azeda. Cafés ácidos combinam bem com alimentos doces ou salgados de sabores suaves, como frutas, doces ou queijos frescos.

A intensidade do café e do alimento deve ser equilibrada. Um café suave pode se perder quando combinado com pratos muito fortes, enquanto um café mais encorpado pode dominar sabores delicados.

3 – Corpo

O corpo é a sensação de densidade e peso da bebida na boca. Cafés encorpados combinam bem com alimentos de sabores intensos, como queijos duros, chocolates ou carnes.

4 – Sensações

Assim como no mundo do vinho, identificar os perfis de sabor é essencial. Um café com notas frutadas pode ser mais bem acompanhado por sobremesas leves, enquanto um café mais robusto e terroso pode ser complementado por alimentos mais intensos, como queijos curados.

5 – Combinações complementares

Busque combinar sabores complementares. Por exemplo, um café com notas de frutas cítricas pode ser ressaltado quando combinado com uma sobremesa que contenha frutas frescas ou um toque de cítricos.

3 dicas de harmonização com café especial

Para começar, pense em combinações simples e experimente relações mais complexas à medida que for adquirindo experiência. Como você sabe, o paladar não retrocede. 

O universo do café especial é imenso. Por isso, seja criativo e não tenha medo de experimentar combinações inusitadas. Considere as características sensoriais do café e do alimento ao fazer a harmonização de café. Por fim, observe como os sabores e aromas das duas bebidas se combinam na na boca.

  1. Café com queijo parmesão: o salgado do queijo contrasta com a doçura do café, criando uma experiência sensorial única.
  2. Café com frutas vermelhas: a acidez do café e a doçura das frutas se complementam, criando uma combinação refrescante e saborosa.
  3. Café com bolo de cenoura: a doçura do bolo e o amargor do café se complementam, criando uma combinação equilibrada.
Harmonização de café
Harmonização de café com frutas vermelhas

Os cafés especiais e as harmonizações de sabores

Na Coffee ++, todos os cafés são avaliados acima de 84 pontos de acordo com o padrão de qualidade da Speciality Association Coffee (SCA). Na prática isso significa que os cafés especiais cultivados nos diferentes terroirs do Brasil têm características sensoriais que combinam com diferentes tipos de alimentos.

Para os amantes dos cafés especiais mais doces, a sugestão fica com o Coffee ++ Clássico e o Coffee ++ Arara. Já para quem ama as opções mais frutadas, o Coffee ++ Cerrado Mineiro e o Coffee ++ Caparaó são excelentes opções.

Para quem busca a intensidade na medida certa, o Coffee ++ Chapada de Minas e o Coffee ++ Super Crema vai surpreender você. Contudo, aos que não abrem mão de sensações exóticas e querem a experiência do Melhor Café do Mundo o Coffee ++ Geisha é a indicação.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...