Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
como fazer café

Como fazer café: aprenda 5 formas diferentes e deliciosas

Começar a manhã com um cafézinho delicioso é o primeiro passo para ter um dia bom e produtivo. Seja para esquentar dias frios, para dar energia ou para relaxar no final da tarde, saber como fazer café com aquele aroma e sabor que acolhem é bom demais da conta.

Pensando nisso, vamos te mostrar cinco maneiras de como fazer um café gostoso para você ou para receber pessoas queridas para momentos especiais. Então, já coloca o pão de queijo ou um bolinho para assar e vem com a gente!

Tradicional

O jeito mais tradicional é o café coado. Mesmo que você já saiba passar um café nesse método, temos algumas dicas importantes para o preparo, mantendo aquele sabor suave que o café especial tem.

Se eu te falar que papel tem gosto, você acredita? Pois é! Por isso, o primeiro passo para fazer café bom de verdade é passar uma aguinha no filtro antes de colocar o pó. Lembre-se de jogar fora essa água que ficou na cafeteira antes de coar o café, ok?

Coloque 20 g do seu café preferido no filtro. Em seguida, 180 ml de água fervente. Mas não é fervida, hein?! Sabe quando começam a surgir bolinhas no fundo da caneca? É nesse momento que o café deve ser coado para não queimar os grãos.

Olha só essa última dica: você pode hidratar um pouco o pó antes de colocar toda a água. Para isso, jogue um pouquinho de água no coador e depois o restante, em movimentos circulares.

Cafeteira italiana

Outra forma é usando a cafeteira italiana, também chamada de “café moka”. Inventada pelo italiano Alfonso Bialetti, em 1933, ela é bastante comum nas casas da Itália e é caracterizada pelo seu formato octagonal, feito em alumínio.

Mas, afinal, como fazer café na cafeteira italiana? O primeiro passo é colocar água na parte debaixo da cafeteira até um pouco abaixo do nível da válvula de segurança. Nesse método, é bom usar o café já moído, colocando-o no funil até encher, mas sem pressionar.

Depois, rosqueie a parte superior e coloque a cafeteira no fogo baixo. A partir daqui, a pressão do vapor fará a água subir, passando pelo funil até a parte superior. Por isso, nada de abrir a tampa da cafeteira enquanto o café passa, ok?

A cafeteira começará a fazer um barulhinho de gorgolejo. Quando esse som ficar mais baixo, aí sim você pode desligar o fogo e abrir a tampa. Depois, é só servir. Pronto, agora você já sabe como fazer café na cafeteira italiana!

Prensa francesa

Se está a fim de aprender como fazer café gostoso, uma dica é usar a prensa francesa. Esse item permite que os óleos e sedimentos naturais do café cheguem até sua xícara. Isso quer dizer que você conseguirá apreciar o sabor, aroma e notas sensoriais do café. É bom demais, viu?

como fazer café

Para sair um cafezão nesse método, é preciso colocar um copo cheio de café moído (uns 50 g) no recipiente da prensa. Aqui, o grão não pode ficar muito fininho, então, se você for moer o próprio café, lembre-se de deixá-lo um pouco mais grosso.

Antes de colocar toda a água, a dica de hidratar os grãos também é válida nesse método. Então, molhe um pouco o pó do café (720 ml), deixe em infusão por aproximadamente três minutos e, depois, encaixe o suporte com o êmbolo e abaixe-o para pressionar o pó, que ficará na parte de baixo da prensa.

Café cremoso

Popular e extremamente delicioso, o café cremoso pode ser servido pela manhã, após almoço ou no finzinho da tarde, para aproveitar momentos especiais e de aconchego com quem ama.

Se você tem dúvidas de como fazer café cremoso aproveitando todos os atributos de um bom grão, há uma maneira bem simples de prepará-lo. Para o creme, é preciso um sachê de café solúvel, duas xícaras de chá de açúcar e uma xícara de chá de água fervente.

Para prepará-lo, você vai precisar de uma batedeira. Na tigela, misture o açúcar com o café, adicione a água e bata por cerca de dez minutos. Depois, reserve na geladeira ou freezer. Na hora de servir, você pode preparar seu café favorito e colocar o creme por cima. Fica uma delícia, viu?

Podemos dar mais uma sugestão? O drip coffee é perfeito para essa receita. Isso porque ele pode ser coado direto na xícara, em qualquer momento do dia. Assim, você já prepara o café na quantidade ideal para sua bebida. Viu como é fácil?

Café gelado

Além do café cremoso, outra forma de preparar um café bem gostoso é fazê-lo gelado. Essa receita, meu amigo, fica perfeita para aqueles dias de muito calor. Afinal, um #cafequizado não dispensa o cafezinho nem nesses momentos, não é?

E como fazer café gelado? Uma receita bem simples começa no preparo da bebida (agora que você aprendeu diferentes métodos de como fazer café, já pode praticá-los aqui, hein?!).

Depois, coloque a bebida em uma forma de gelo e leve ao freezer. Na hora em que estiver tudo bem congeladinho, coloque os cubos em um copo e sirva com café e leite também, se preferir. Fica uma delícia!

Faça um café ++ que especial em casa!

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer café gostoso de diferentes formas, que tal escolher um grão ++ que especial para apreciar momentos de aconchego, tranquilidade e conforto com quem ama?

Na Coffee ++, você encontra cafés feitos por pessoas especiais desde o clássico até o Geisha, um dos mais queridos e valiosos do mundo. Para deixar a ocasião ainda mais prazerosa, você pode escolher uma de nossas xícaras e canecas para servir seu café!