Search
Close this search box.

Descubra se café vencido faz mal

Compartilhe:

café vencido faz mal

Com tempos de vencimento que variam entre três meses, seis meses e até um ano, o café sempre gera dúvida quanto à duração. Por isso, se você está se questionando se café vencido faz mal, a Coffee ++ preparou mais informações sobre esse tema. Confira no conteúdo a seguir!

Veja por tipo de café

O café tem validade? A validade do produto depende de várias condições, por isso, para falar que café vencido faz mal, é necessário avaliar uma série de fatores. Isso porque o café não é uma substância que desenvolve facilmente qualquer tipo de mofo ou atrai microrganismos que podem ser prejudiciais para seu organismo.

A oxidação do café é um dos principais inimigos do produto. Esse processo começa assim que o grão é moído, pois a matéria orgânica presente nele entra em contato com o oxigênio, o que pode mudar os nutrientes do café.

Quando isso acontece, o café perde o sabor original, as notas sensoriais e até mesmo o aroma em alguns casos. Logo abaixo, descubra se tomar café vencido tem consequências, avaliando cada tipo.

Café solúvel vencido faz mal?

Um dos tipos mais comuns, o café solúvel é fabricado somente com a presença de água e café. Geralmente, ele é preparado com adição de água filtrada que, na maioria das vezes, está quente.

Afinal, o café solúvel vencido faz mal? A validade pode variar de acordo com a forma de armazenamento, indo até 20 anos. Porém, neste caso, o produto perde aquele cheiro de fresquinho, além de outros benefícios do café presentes na estrutura molecular dele.

Cápsula de café vencida faz mal?

As cápsulas de café são uma forma de preparar seu café com mais rapidez, não é mesmo? Isso porque, para fazer o seu cafezinho com elas, basta preencher sua cafeteira com água e colocar a cápsula no compartimento da máquina. É um método fácil e prático, ideal para as pessoas que possuem uma rotina corrida.

Se você está em dúvida sobre a cápsula de café vencida fazer mal para seu corpo, saiba que as embalagens são seladas e apresentam uma vida útil maior. Porém, lembre-se de que as notas sensoriais se perdem com o tempo.

Café em grão vencido pode ser consumido?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil moer o café em grãos. Basta despejar a quantidade que você deseja no liquidificador e bater dando leves pausas, para obter um resultado uniforme.

Então, o que acontece se tomar café vencido? Como no caso do café em cápsula e do solúvel, deve-se sempre observar o prazo de validade do produto, sendo alguns maiores que outros.

Qual é o tempo ideal de consumo do café?

café vencido faz mal

Não há nada melhor que tomar um café fresquinho, não é? Entretanto, para isso, é necessário consumir o produto em um tempo específico, que conserve aroma, fragrância, notas sensoriais e todo o sabor natural dessa bebida.

Para você ter uma experiência de degustação completa do café, é preciso consumi-lo em até duas semanas a partir da data de torra. Quando o café é comprado em grãos, o tempo de consumo ideal aumenta para quatro semanas.

No entanto, existem algumas medidas que podem contribuir para o aumento da vida útil do seu cafezinho, assim você tem a experiência de saborear a bebida sem perder nenhuma qualidade do grão. Logo abaixo, você confere algumas dicas de conservação que preparamos.

Aprenda formas de conservar seu café

Uma das dicas mais importantes para a conservação é manter seu café longe de locais com umidade excessiva, luz solar e cheiros muito fortes. Além disso, use potes e embalagens que vedam a entrada de ar.

Evite guardar seu café na geladeira, pois tanto o café em pó quanto a versão em grãos são inimigos da umidade. Outro ponto negativo de colocá-lo na geladeira é que ele pode absorver alguns sabores e aromas dos alimentos que ficam no seu refrigerador.

Outra dica para a preservação do café, é a preferência por embalagens a vácuo. Isso porque esse tipo de embalagem preserva as características originais do café por mais tempo, garantindo que o produto mantenha a qualidade até a abertura.

Compre seu café na Coffee ++

Agora que você já descobriu que o café vencido faz mal em alguns casos, aproveite para conferir os cafés especiais com um ano de validade da Coffee ++! Afinal, quem não ama um cafezinho com um aroma e um sabor únicos, não é mesmo?

Por isso, não deixe de conferir as condições especiais do nosso clube de assinaturas, o Clube Coffee ++. Tornando-se um #cafequizado do nosso clube, você garante ofertas exclusivas, além de frete grátis comprando a partir de um determinado valor.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...