Search
Close this search box.

Conheça as cápsulas de café reutilizáveis e saiba porquê usá-las

Compartilhe:

cápsulas de café reutilizáveis

É impressionante quanto o universo dos #cafequizados evoluiu nos últimos anos, não é? Com o surgimento de diversas cafeteiras e modos inovadores de preparo, o nosso típico “cafezinho” ficou ainda mais fácil de consumir. As cápsulas de café reutilizáveis são um ótimo exemplo de facilidade no dia a dia.

Quem não gosta de ter um expresso fresquinho e encorpado para saborear todos os dias? As cápsulas reutilizáveis oferecem essa experiência, deixando o seu café pronto em 1 minuto. Aliás, por serem fáceis de carregar e higienizar, acima de tudo, elas protegem o meio ambiente.

As cápsulas de café surgiram logo após o sucesso das máquinas caseiras, quando havia uma necessidade de ter a bebida pronta de forma ainda mais prática. Então, apareceram versões compatíveis com diversos modelos de máquinas, principalmente Nespresso e Nestlé.

Assim, elas se espalharam pelo mundo, tornando-se o sucesso que são hoje. Aqui neste texto, vamos contar um pouco mais sobre os principais benefícios das cápsulas de café reutilizáveis e por que você deve adotá-las na sua rotina.

O impacto das cápsulas de café reutilizáveis no meio ambiente

Que as cápsulas de café reutilizável protegem o meio ambiente você já sabe, certo? Isso porque a possibilidade de reutilizá-las evitou que cerca de 8 mil toneladas de cápsulas fossem destinadas aos lixões a partir de 2015, quando passou a ser uma realidade.

Hoje, se cada um fizer a sua parte e extinguir ‒ ou, pelo menos, minimizar consideravelmente ‒ o uso de cápsulas descartáveis, o meio ambiente será impactado positivamente. Além de diminuir a poluição, isso aumenta a manutenção da qualidade de vida.

Benefícios das cápsulas reutilizáveis

cápsulas de café reutilizáveis

Além do impacto ambiental, as cápsulas reutilizáveis oferecem uma experiência inovadora e individual de café. Quando dizemos isso, estamos nos referindo à possibilidade de escolher o sabor de acordo com o seu paladar. Você pode degustar notas sensoriais, aromas e nuances diferenciadas sempre que desejar.

Com isso, é possível ampliar seus horizontes e experimentar cafés de origens distintas, seja de outras regiões, com grãos e torras diferenciadas, seja até mesmo de países estrangeiros.

Você consegue preparar o expresso no conforto do seu lar e criar blends exclusivos ‒ o que não seria possível com as cápsulas comuns. Além disso, a economia é maior, pois as cápsulas tradicionais já incluem o custo do descarte, o que não acontece nas reutilizáveis. Bom demais da conta, não é?

Como as cápsulas de café reutilizáveis funcionam?

Agora, vamos ao principal: como reutilizar cápsula de café? O modo de usá-las continua o mesmo das tradicionais: escolher uma versão compatível com a sua máquina, ligá-la, preencher com água, carregar a cápsula com o seu pó de café favorito e encaixá-la no compartimento.

Feito isso, em alguns instantes, o seu café fresquinho está pronto. Depois, é só tomar cuidado ao lavar, eliminando todos os resíduos restantes da bebida anterior para não interferir em preparos futuros. Há kits exclusivos para limpeza, que contam com escovinhas, filtros e estojos para guardar as cápsulas de café reutilizáveis.

Quais marcas estão disponíveis no mercado?

O universo do café está se expandindo cada vez mais. Por isso, trouxemos de exemplos três das principais marcas que disponibilizam cápsulas reutilizáveis de café. Vamos conhecer um pouco mais de cada uma?

Waycap

Brincando com a sonoridade da expressão em inglês “wake up”, ou “acorde” em português, a Waycap traz cápsulas de aço inoxidável. Elas são compatíveis em grande parte das máquinas Nespresso e Dolce Gusto (exceto a Le Cube).

Tostio

A Tostio foi criada em terras brasileiras e traz cápsulas de café reutilizáveis de aço cirúrgico e alumínio. Elas estão disponíveis no Mercado Livre, em kits com uma ou mais unidades, e são compatíveis em máquinas Nespresso, Três Corações e Dolce Gusto.

Mycoffeestar

Originada na Suíça, a Mycoffeestar disponibiliza cápsulas em aço inoxidável. É preciso atentar-se à granulometria indicada, pois há risco de entupir ou prejudicar o preparo. Ela é compatível com Nespresso e Dolce Gusto e é encontrada no Brasil por meio de revendedores.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as cápsulas de café reutilizáveis, que tal experimentar os cafés especiais da Coffee ++? Eles são 100% arábicas, ou seja, têm mais doçura e sabor, sem nenhum aditivo. Todos são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

Eles estão disponíveis em quatro formatos: moído, grãos, cápsula (tradicional) e drip coffee. O saborzinho clássico da casa é uma ótima sugestão para ter o primeiro contato com nossos cafés. Há também o Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Chapada de Minas e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Uma ideia para a reutilização de cápsulas tradicionais é usá-las para artesanato. Elas são ótimos acessórios para enfeitar a árvore-de-natal e criar luminárias, por exemplo. Então, é hora de ativar a criatividade e botar a mão na massa!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...