Search
Close this search box.

Aprenda como fazer um bom café

Compartilhe:

como fazer um bom café

Quando bate aquela vontade de tomar um “cafézinho” de fim de tarde, contar com dicas de como fazer um bom café é sempre uma boa pedida. Afinal, existem alguns segredos que conseguem deixar a sua bebida ainda mais saborosa e prazerosa.

Se você costuma ir às cafeterias, consegue perceber algumas técnicas de como fazer um bom café tradicional apenas observando o procedimento de longe. Nós, aqui da Coffee ++, reunimos dicas usadas nesses estabelecimentos para deixar o seu café caseiro ainda mais especial. Vamos lá?

Como fazer um bom café coado?

É hora de aprender a como fazer um bom café coado. O coador costuma ser um dos acessórios mais presentes na casa dos #cafequizados, por isso, vamos utilizar um dos métodos mais acessíveis atualmente. Para começar, é preciso medir a quantidade de água para a quantidade de café desejado.

Medidas e passo a passo

como fazer um bom café

Vamos utilizar as medidas de 10 gramas de pó para cada 100 ml de água. Assim, o sabor será entregue com toda a intensidade que mais amamos. Se utilizar mais água, mais café será necessário. Por isso, fique de olho! Uma balança pode te ajudar nessa etapa, mas também é possível resolver o problema com um copo de requeijão.

Coloque a água na leiteira e ferva. Fique atento para não utilizá-la ainda fervendo. Para aprender como fazer um bom café com açúcar, é só acrescentar cinco colheres de sopa de açúcar. Quando chegar no ponto ideal, desligue o fogo e espere uns minutinhos até cair um pouco a temperatura. Uma dica valiosa é sempre preparar uma quantidade a mais de água para jogar em cima do filtro antes de colocar o café.

É hora de tirar o filtro do armário! Coloque-o no coador e molhe-o um pouco. Fazendo isso, você já estará preparando o gostinho que sua bebida ficará no final, além de estar pré-aquecendo o coador. Em seguida, coloque o café especial (para facilitar o processo, sugerimos o café moído da Coffee ++).

Tendo feito isso, vá colocando devagar e de forma contínua a água no coador. Esse é o grande segredo! Com essa velocidade, você estará extraindo o máximo de potencial do sabor do seu café. Quando começar a gotejar, retire o porta-filtro e sirva. Viu como fazer um bom café em casa é simples?

Dicas de como fazer um bom café na cafeteira

Utilizando uma cafeteira italiana, vamos aprender algumas dicas de como fazer um bom café na cafeteira. Antes de mais nada, desmonte-a e deixe suas três partes separadas para ter uma melhor visualização. Quando estiver preparando a água para colocar no reservatório, perceba que há uma válvula quase no topo. É somente até ali que o líquido deve chegar.

Mantenha seu reservatório sempre limpo! Ele pode passar despercebido na hora da limpeza, mas há vários resíduos que se acumulam ali caso não sejam limpos. Por isso, não se engane. Ele precisa de tanta atenção quanto as outras partes da sua cafeteira italiana, assim garantindo ainda mais sabor para o seu café.

Quando for inserir o café no filtro, não o aperte com a ajuda de uma colher. É muito comum isso acontecer. Quando a água ferver, ela passará pelo filtro, e se ela entrar em contato com uma barreira de pó de café, ele não será filtrado da forma ideal. Coloque 1 colher de sopa de café — no máximo, uma e meia — e dê um respiro para ele.

Para finalizar, a parte de cima deve estar sempre muito bem rosqueada. Coloque a cafeteira no fogão, sempre na menor boca e com fogo baixo! Esse é um tópico superimportante. Caso contrário, se o fogo estiver alto, a bebida ficará com gosto de metal. Quando sua cafeteira entra em contato com as chamas, deixe a tampa sempre aberta. Assim, o vapor consegue circular, deixando o sabor final ainda melhor.

Aproveite as experiências que o café especial proporciona

Anotou nossas dicas? Aproveite para garantir os produtos da Coffee ++ para ajudar a botá-las em prática. Além do nosso café moído, você pode optar pelo café em grãos, que deixa suas características intactas por mais tempo. Com a ajuda de um moedor, você consegue preparar a sua bebida normalmente.

Uma dica de ouro é guardar suas embalagens de café com a abertura dobrada até onde for possível em um armário fechado, onde não há circulação de ar. Fortaleça essa técnica fechando os produtos com um elástico. Fazendo isso, você estará preservando o sabor por muito mais tempo.

O drip coffee e a cápsula de café estão ganhando seu espaço no mercado. Aqui, você encontra opções de sabores da Mantiqueira de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas, além do clássico e do Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa. Todos eles com notas sensoriais incríveis. Já sabe qual vai escolher?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...