Search
Close this search box.

Café gourmet ou café especial? Descubra as diferenças!

Compartilhe:

O café especial tem qualidade elevada em relação ao café gourmet

Os entusiastas do café de qualidade, muitas vezes, têm dúvida em relação entre café gourmet e café especial. Por isso, as terminologias que circulam as melhores bebidas. Mas será que o café especial é melhor que o café gourmet? Para explicar isso, optamos em listar as particularidades de cada tipo desses cafés com intuito de ajudar aos amantes das bebidas de qualidade a realizarem uma ótima escolha.

Para contextualizar esse universo, neste texto, vamos apresentar os pontos dos dois tipos de café para que você esteja apto para a escolha do café que vai oferecer a melhor experiência de sabor para você. Para tanto, neste texto, apontaremos os pilares de cada uma das bebidas, bem como pontos altos que compõem a qualidade percebida no paladar de quem aprecia o café gourmet e/ou café especial.

 

Café gourmet ou café especial?

O café especial e o café gourmet são dois tipos de bebida de muita qualidade, mas existem algumas diferenças entre eles. Sendo que essas diferenças podem ser percebidas facilmente no paladar. Tudo se inicia na forma em que os dois tipos são classificados, assim como cultivado e processado, por exemplo.

Para um café ser considerado especial, ele precisa passar por critérios estabelecidos pela  Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). A entidade foi fundada em 1991 tem por finalidade conduzir uma caminhada a partir de pesquisas elevar os padrões de excelência comercializados no Brasil e no exterior.

Na classificação de pontuação, para ser considerado especial, a bebida precisa receber uma nora mínima de 80 pontos – em uma escola que varia de 0 a 100. Mas não pense você que para chegar à pontuação é simples.

Essa pontuação, aliás, é conquistada por meio de diferentes pontos que são iniciados ainda na seleção da muda dos pés de café e passa por critérios de cultivo/controle do produtor. Dessa forma, a nota é atribuída por um Q-Grader, profissional certificado pela SCA (Specialty Coffee Association), responsável pela avaliação da qualidade do café. 

Como o café especial é pontuado?

Esses pilares mostram que para chegar à qualidade é necessário que haja um trabalho criterioso, que se inicia no plantio da muda de café. Por isso, no universo do café especial há uma regra que somente pessoas especiais fazem café especial. Para receber uma nota de 80 ou mais, o café deve atender aos seguintes critérios:

  • Cultura: ele deve ser cultivado em uma região de clima tropical ou subtropical, com altitude superior a 800 metros.
  • Processamento: deve ser processado de forma cuidadosa e sustentável, preservando os sabores naturais do café.
  • Torra: deve ser torrado de forma correta, para ressaltar os sabores e aromas do café.
  • Definição: o café especial é definido pela BSCA, enquanto o café gourmet não tem uma definição específica.
  • Critérios de qualidade: o café especial deve atender a critérios rigorosos de qualidade, enquanto o café gourmet não tem um padrão de qualidade definido.

Conheça as peculiaridades do café gourmet

O café gourmet, por outro lado, não é definido por uma entidade específica. Geralmente, o café gourmet é considerado um café de boa qualidade. No entanto, não há um padrão definido e tampouco segue regras de associação especializada na avaliação da bebida.

Em termos de sabor e aroma, o café especial é superior, pois atende a critérios mais rigorosos de avaliação. A escolha entre café especial e café gourmet é uma questão de preferência pessoal. Contudo, para quem busca um café de boa qualidade, com sabores intensos e aromas marcantes, a opção ideal é o café especial.

Em resumo, o café especial é a bebida de alta qualidade, que proporciona sensações extremas a partir de produção de grãos selecionados e torrados de forma especial. Ele atende a critérios rigorosos de avaliação e é considerado de melhor qualidade do que o café gourmet.

O café especial e as sensações de experiência

Os verdadeiros apreciadores de café encontram no café especial uma paleta de sabores que não tem nenhuma associação com o amargor da grande maioria dos cafés tradicionais do mercado. 

Nos cafés especiais, você encontra diferentes notas sensoriais que podem ter lembranças de frutas cítricas, vermelhas ou amarelas; flores; chocolate; entre outras. Esse é o mundo do café especial, em que cada xícara se torna uma viagem de descoberta para o paladar.

Por isso, se você é um entusiasta do café ou alguém em busca de novas experiências aromáticas e gustativas, o café especial é uma jornada que vale a pena explorar. Já o café gourmet, apesar de saboroso, não apresenta peculiaridades de sabores e diversidade de notas sensoriais. 

 

Como escolher seu café especial?

 

Você não precisa ser um barista profissional para desfrutar de um café especial em casa. O processo é simples e é um convite para a experiência. Para tanto, invista em grãos frescos, moagem adequada e métodos de preparo diferenciados, como a prensa francesa. 

Além disso, experimente diferentes origens de grãos e descubra suas sensações preferidas. Na Coffee ++, você encontra cafés acima de 84 pontos de diferentes regiões produtoras do Brasil. Escolha os seus preferidos e descubra as verdadeiras experiências do verdadeiro café especial brasileiro. 

Apesar de o mercado já considerar um café de 80 pontos como especial, o mercado externo escolheu trabalhar apenas com cafés acima de 84 pts. Isso porque, acreditamos que é a partir dessa pontuação que é possível apreciar notas sensoriais diferentes, bem como acidez controlada e aromas.

Essa é a hora de você viver essa experiência, com critérios de rastreabilidade bem definidos. Escolha entre os cafés em grãos, drip coffee, cápsulas compatíveis com a Nespresso e/ou café moído. Além disso, na Coffee ++, você tem a opção de optar por experimentar os cafés cultivados nas regiões produtivas brasileiras.

 

 

Os cafés especiais da Coffee ++ estão acima de 84 pontos, de acordo com a Associação Brasileiras de Cafés Especiais e apresentam notas sensoriais diversas

Conhecer os cafés especiais

 

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...