Search
Close this search box.

Conheça mais sobre o café Ristretto

Compartilhe:

café ristretto

Você já ouviu falar sobre o café ristretto? Em uma definição literal, a palavra “ristretto”, significa “restrito” ou “estreito”. A partir desses dois significados, podemos fazer uma rápida conexão com o que veremos a seguir. Esse tipo de café é conhecido por ser mais fino que o expresso, mas não por isso menos forte.

O café ristretto pode se assemelhar ao expresso, também chamado de “café curto”, que é tão tradicional ao redor do mundo, mas eles são diferentes em vários pontos: começando pela moagem mais fina do grão, indo pela quantidade menor de água no preparo, até chegar na extração, que é mais rápida, em torno de 15 segundos.

Café ristretto x café expresso

O modo de preparo é assunto para mais para frente! O que faz o ristretto ser um café diferente é ter uma dose de café mais concentrada. Ele, na verdade, é a primeira parte do expresso, por isso tem sabor muito mais intenso e ideal para quem procura por um sabor forte.

Normalmente, são preparados somente 15 a 20 ml de café, isto é, a quantidade para apenas um gole único, mas bastante significativa. Ele corresponde à primeira extração do café, ou seja, concentra muito mais sabor e aroma. Preparado da forma correta, ele não corre o risco de amargar.

Já o expresso, ou café curto, tem 35 ml de bebida, 15 a mais do que o ristretto café. Ele é menos forte, gerando um resultado mais equilibrado, agradando a quem gosta de intensidade, mas sem deixar a leveza de lado. Isso tudo se deve à preparação do grão moído com água quente (não fervente) sob alta pressão.

Prepare o seu café ristretto!

Agora que você já sabe o que é café ristretto, chegou a hora de se aventurar no preparo. Primeiramente, vamos às proporções: ele pode ir de 1:1 até, no máximo, 1:2. O que isso quer dizer? A cada 1 g de café será preciso 10 ml de água.

Para ilustrar melhor essas medidas, imagine que cada 20 g de café pedem 20 g de água pesados na balança, ou seja, 1:1. Pesando com ela, você sempre conquista números mais exatos! Caso a sua máquina não comporte essa quantidade, saiba que os valores vão precisar mudar, desde que mantendo a proporção.

Já a extração do ristretto espresso é feita em torno de 15 a 20 segundos. Para se ter uma boa referência, há boatos de que, ao redor do mundo, utilizam a quantidade de café para calcular o tempo da extração. Em outras palavras, se a bebida contiver 20 g, é necessário apenas 20 segundos para extraí-la.

Com o resultado em mãos, logo de cara, o que se nota é a temperatura do café. O ristretto é menos quente que o expresso tradicional, o que justifica a forma como ele é consumido: com um gole só. O sabor é bem mais intenso e, como ele está apenas no início da extração do café curto, a acidez é levemente mais alta.

Qual é o melhor: café ristretto ou curto?

café ristretto

O que define a qualidade do seu café é o sabor, por isso não há uma forma melhor de saber qual é o mais indicado para você além de provar! Para quem ama um gosto acentuado, intenso, que oferece aquele quentinho no fundo da garganta, o ristretto é a melhor opção.

Já para quem prefere algo mais suave, mas sem deixar os toques intensos de lado, o curto talvez seja mais indicado. Ele fica em um meio-termo entre o café ristretto e o longo, que é considerado o mais fraco entre os principais tipos de expresso, por levar mais água no preparo e ter a extração mais demorada.

Prepare o seu café ristretto com os produtos Coffee ++

Depois de conhecer um pouco mais sobre o café ristretto, deu uma vontade de preparar aquele “cafezinho” de fim de tarde, não é? Os produtos da Coffee ++ ajudam os #cafequizados nessa missão! Aqui você encontra cafés 100% arábica, ou seja, com menos cafeína, mais sabor e doçura.

Nossos quatro formatos ‒ grãos, moído, cápsula e drip coffee ‒ estão espalhados por cafés de notas sensoriais incríveis. Eles não levam açúcar e nem qualquer aditivo na composição. Além do clássico da casa, você pode se deliciar com o Chapada e Mantiqueira de Minas, o Cerrado Mineiro e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...