Search
Close this search box.

Tiramisù: aprenda a fazer de forma prática e rápida

Compartilhe:

tiramisu

Nada é melhor que uma sobremesa para adoçar o dia, não é mesmo? Imagine a soma dessa delícia com o famoso cafezinho. Saiba que você pode fazer isso preparando a famosa receita italiana de tiramisù, que tem o creme de mascarpone como ingrediente principal.

O creme de mascarpone é uma variedade de queijo supercremosa que deixa a sobremesa ainda mais saborosa. O tiramisù ainda leva vinho de marsala, biscoito champanhe molhado no café e chocolate em barra ou cacau em pó. Quer aprender a receita de tiramisù? Então, confira o passo a passo que a Coffee ++ preparou!

Conheça mais sobre o tiramisù

Para começar, o que é tiramisù? O nome foi inspirado na expressão “che ti tira su” que significa “que te faz levantar”. Isso porque, segundo uma das histórias da sobremesa, ela era usada para revigorar os boêmios em noitadas. No entanto, a origem da criação da sobremesa tem muitas versões.

A criação originalmente aconteceu em Vêneto, mas outras regiões italianas se dizem as responsáveis pela sobremesa. Alguns exemplos são Lombardia, Piemonte e Toscana.

Outra ideia sobre como o tiramisù teria surgido é a invenção da delícia por uma senhora que era dona de restaurante e decidiu unir dois tipos de merendas calóricas. Com a junção dos dois ingredientes, ela conseguiu chegar a algo parecido com a receita atual.

A terceira versão da história conta que ela foi inventada em um banquete em homenagem a Cosme III Médici, que reinou entre 1642 e 1732. Nela, o tiramisù foi nomeado de “Zuppa del Duca”. Na verdade, nossa única certeza é que a sobremesa se espalhou pelo mundo com os imigrantes e foi se adaptando com o tempo.

Receita de tiramisù original

tiramisu

Vamos preparar essa maravilha? Chegou a hora de aprender como fazer o tiramisù! Já mencionamos os principais ingredientes para o preparo da receita, mas vamos detalhar o processo para você se surpreender com o sabor do tiramisù. Vamos aos ingredientes:

  • 6 gemas de ovo;
  • 250 g de açúcar;
  • 500 g de mascarpone;
  • 250 ml de espresso ou café mocha;
  • 30 biscoitos champanhe;
  • Cacau em pó ou barra de chocolate para decorar.

O primeiro passo para preparar o tiramisù na receita original é fazer nosso famoso café e deixá-lo esfriar. Enquanto isso, em uma batedeira, coloque as gemas com o açúcar e bata em velocidade média até a mistura adquirir uma consistência cremosa.

Logo depois, adicione o mascarpone e bata em alta velocidade até ver que todos os pedaços de queijo desapareceram. Agora, é só espalhar o tiramisù em uma vasilha, indicamos o tamanho de 18 x 18 cm.

Molhe os biscoitos champanhe no café para ficar com o gostinho dele, mas tome cuidado para não exagerar. O ideal é molhar somente as pontas para dar um toque especial. Por fim, é só colocar metade dos biscoitos para formar a camada depois do creme.

Em seguida, é só seguir esse passo a passo criando camadas até todos os ingredientes acabarem. Para trazer ainda mais sabor à sua receita, coloque cacau em pó ou raspas de chocolate por cima da sobremesa. Rápido e prático, não é mesmo?

Receita de tiramisù caseira

Além da receita original, existe a receita de tiramisù caseira, preparada de uma forma diferente. Pensando nisso, logo abaixo, separamos a receita do tiramisù de café para você se deliciar. Confira os ingredientes:

  • 120 ml de água;
  • 200 g de açúcar;
  • 6 gemas;
  • 500 g de mascarpone;
  • 500 g de creme de leite;
  • 150 g de chocolate amargo;
  • 250 ml de café expresso ou mocha;
  • Cacau em pó.

Primeiro, é preciso misturar a água com o açúcar em uma panela e deixar cozinhar até atingir a temperatura de 121ºC. Enquanto isso, vá batendo as gemas na batedeira. Agora, é só juntar o açúcar com as gemas, mas sem desligar o equipamento. Depois, bata até diminuir a temperatura da mistura.

Em outra vasilha, bata o mascarpone com o creme de leite até adquirirem um aspecto firme. O ideal é que você faça isso aumentando a velocidade até chegar na máxima. Logo em seguida, é hora de colocar a mão na massa, fazendo movimentos circulares e delicados de baixo para cima, até o creme ficar liso e macio.

Faça o cafezinho e deixe esfriar. Logo em seguida, coloque a mistura em um recipiente e crie camadas com os biscoitos molhados no café. Depois, coloque o chocolate amargo junto ao biscoito e finalize jogando cacau em pó por cima.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Agora que você já sabe como fazer o tiramisù, que tal usar os cafés especiais da Coffee ++ nesse preparo? Nossos produtos possuem acidez, aroma e notas sensoriais aguçadas que fazem você ter uma sensação única a cada gole do cafezinho.

Algumas opções disponíveis em nosso catálogo são o Mantiqueira de Minas, o Chapada de Minas, o Cerrado Mineiro e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa. Todos são encontrados em quatro formatos diferentes: grão, moído, cápsula e drip coffee.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...