Search
Close this search box.

Tudo que você precisa saber sobre os equipamentos para cafeteria

Compartilhe:

equipamentos para cafeteria

Abrir um estabelecimento é sempre uma tarefa complexa. Um espaço especial para #cafequizados precisa de muita atenção na decoração e principalmente nos equipamentos para cafeteria. O Brasil é o maior consumidor de café no mundo, mas ganhar dinheiro com isso é um processo cuidadoso, que exige bastante estudo.

Pensando nisso, reunimos as principais informações de como montar uma cafeteria para ajudarmos você a encontrar o melhor caminho para criar um estabelecimento de sucesso. Vale dizer também que é necessário um estudo de local, equipe e muitos outros fatores. Vamos lá?

Principais equipamentos para cafeteria

Quais são os principais equipamentos para cafeteria? Para responder essa pergunta, é preciso ter consciência de que, embora o trabalho do local focalize o preparo da bebida, é necessário adquirir outros itens eletroeletrônicos que ajudam a manter os insumos alimentícios conservados.

Equipamentos para o preparo de café


Vamos separar os equipamentos de cafeteria em três segmentos. No primeiro deles, estão os itens mais necessários para o preparo de café. Primeiramente, uma máquina de café expresso profissional vai facilitar o manuseio e deixar o “cafezinho” pronto em menos tempo.

Garanta também a máquina de cápsula de café e a superautomática. Essa última, mais precisamente, é voltada para a produção de bebidas diferenciadas, como cappuccinos, macchiatos, mochas, etc. Ela é superfácil de limpar, o que é um ótimo fator a ser considerado no fim do dia de trabalho.

Moedor de café, gaveta de borra ‒ utilizada para dispensar a borra ou sustentar o moinho, oferecendo mais agilidade no preparo de café ‒ balança digital, liquidificador industrial e filtro de água também são alguns dos principais exemplos que tornam sua cafeteria mais profissional, gerando resultados positivos na bebida.

Equipamentos para o preparo de alimentos

Além do cardápio de cafés, uma cafeteria moderna disponibiliza uma variedade de aperitivos, sanduíches e doces para consumir, certo? Por isso, vitrine refrigerada, estufa para salgados, fogão industrial, forno elétrico e micro-ondas são itens essenciais para o seu estabelecimento cair no gosto do freguês.

Porém, não só de #cafequizados se formam os clientes, não é? Para agradar a todos os públicos, desde aqueles que buscam um local para trabalhar e relaxar até aqueles que estão acompanhando amigos, é preciso pensar em sucos, vitaminas e outras bebidas que não sejam feitas com café. Pensando neles, a geladeira e o espremedor de frutas são interessantes.

Equipamentos para a administração da cafeteria

Durante e depois do expediente, a cozinha e o balcão da cafeteria precisam estar sempre arrumados e já preparados para receber os clientes no dia seguinte. O lava-louças é essencial para manter pratos, copos e talheres limpos, sem gastar muito tempo com a lavagem manual.

Já para a gerência, é impossível abrir uma cafeteria sem caixa registradora, computador, arquivo, impressora e máquina de pagamentos de cartão (débito e crédito). Tenha um local reservado para os documentos, assim eles ficam organizados para sempre que você precisar consultá-los.

Acessórios extras

Agradar aos consumidores é o principal fator para o estabelecimento funcionar. Por isso, não se pode deixar de lado: mesa para cafeteria, copos, taças, xícaras, talheres, pegadores de salgados, espátulas e utensílios essenciais para o manuseio dos alimentos e das bebidas, tanto por parte dos funcionários quanto dos clientes.

Dicas de decoração

equipamentos para cafeteria

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os equipamentos, que tal falarmos sobre a decoração de cafeteria? Essa etapa é superimportante para chamar a atenção dos clientes. Afinal, o visual é o primeiro contato deles com o seu negócio, certo?

Para quem busca opções mais econômicas, os quadros são ótimas sugestões. Há diversos itens mais baratos que transmitem mensagens inspiradoras e positivas, que combinem com o universo dos #cafequizados. Frases escritas em lettering são supermodernas e estilosas.

A mobília precisa ser convidativa, assim como a decoração nas paredes. O estilo clássico ou rústico, com móveis de tons terrosos, é uma ótima opção para criar um ambiente confortável e acolhedor. A iluminação também é essencial, podendo combinar diferentes tipos de lâmpadas, como as incandescentes, por exemplo.

Cafés especiais da Coffee ++

O que achou das nossas dicas de equipamentos para cafeteria? Aproveite para conhecer os cafés especiais da Coffee ++ e até utilizá-los para o preparo das suas bebidas. Todos os nossos produtos são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e estão disponíveis em grãos, moídos, em cápsula e drip coffee.

Eles também são 100% arábicas, ou seja, têm mais doçura e sabor, sem nenhum aditivo na composição. O doce é potencializado pelo trabalho dos produtores, assim como a torra, que preserva os atributos do café sem queimar os grãos.

Aqui, você encontra a versão clássica da casa, assim como outros com diferentes tipos de notas sensoriais e acidez. O produtor Ricardo Tavares traz o café Chapada de Minas; o Luiz Paulo, o Mantiqueira de Minas; e o Gabriel Nunes, o Cerrado Mineiro. Há também o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...