Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
macchiato

O que é café macchiato e como fazer em casa?

Que o brasileiro sabe fazer um cafezão bom demais da conta, não é novidade. Porém, isso não quer dizer que não podemos aproveitar algumas receitas estrangeiras para apreciar o nosso café de todo dia. Uma delas é o macchiato. Você conhece?

Caso não saiba do que estamos falando, o café macchiato é uma forma diferente de café expresso. Ele vem lá da Itália e o nome significa “manchado”, porque ele é feito com uma leve dose de leite em espuma por cima.

Vou falar que fica uma delícia preparar um macchiato com café especial de verdade. Então, que tal conhecer melhor sobre essa bebida, aprender como fazer e convidar seus amigos e familiares para essa experiência?

Entenda a origem do café macchiato

Sente-se com seu cafezinho nas mãos, porque lá vem história! Tudo começou quando os baristas italianos adicionaram um pouquinho de espuma de leite no expresso e, para diferenciar da bebida tradicional, deram esse nome ao café “manchado” com leite.

Aliás, esse não é o nosso famoso café com leite, viu? É só um pouquinho de espuma de leite mesmo — na receita original. Entretanto, essa discreta adição de leite se popularizou com o tempo, até chegar na bebida que conhecemos hoje (ou que você está conhecendo agora).

É claro que foram surgindo outras variações e aperfeiçoamentos do café macchiato original. Todas elas ficam uma delícia no café da manhã ou da tarde, para relaxar e aproveitar momentos de aconchego com quem amamos ou sozinhos mesmo. Então, venha ver as receitas que separamos!

Saiba como preparar o café macchiato tradicional

Para fazer um tradicional expresso macchiato em casa, você vai precisar de 20 gramas de café em grãos, 60 ml de água, 30 ml de leite e, se quiser, um pouco de açúcar.

Comece moendo o café em grãos. Você pode usar o moedor tradicional ou o liquidificador (dá certo, viu?), e a consistência deve ser parecida com a do sal, ok? Em seguida, prepare o expresso. Caso não tenha uma máquina de expresso, você pode fazer o café em cápsula ou passar a bebida na cafeteira italiana.

O próximo passo é vaporizar o leite. Pegue um pote de vidro com tampa, coloque meia xícara de leite e agite bem até formar uma espuminha. Depois, tire a tampa e leve o pote ao micro-ondas por 30 segundos. E aí, meu amigo, é só colocar a espuma sobre o café e beber!

Conheça outras receitas de macchiato

macchiato

Essa que acabamos de ver é a receita tradicional do café “manchado”. Caso você goste de mais leite no café, é possível fazer uma versão “latte”. Também dá para aprimorar a bebida com amêndoas e caramelo — fica uma doçura! Confira mais receitas a seguir:

Latte macchiato

O latte macchiato é a ideia contrária do tradicional: mais leite e pouco café. Mesmo assim, dá para aproveitar bastante o sabor e o aroma da nossa bebida favorita. Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de leite condensado;
  • 1 copo de leite;
  • 1 xícara de café expresso (lembre-se das dicas da receita anterior).

Para preparar, comece enchendo o copo com ⅔ do leite e leve ao micro-ondas para aquecer. Depois, pegue o leite condensado e junte-o ao leite de uma só vez (assim, ele vai lá para o fundo do copo).

Em seguida, coloque o café. Aqui, é preciso atenção: a bebida não deve se misturar com o leite, mas sim formar “camadas”. Então, despeje-a com cuidado até estar por baixo do leite.

Para finalizar, bata o restante do leite em um mixer, para formar espuma, e adicione por cima do café. Se quiser, você pode ainda complementar o seu latte macchiato com canela.

Caramel macchiato

O macchiato de caramelo, também conhecido como caramel macchiato, é mais uma forma de incrementar o tradicional café expresso italiano. Anote aí o que você vai precisar para confeccionar essa bebida que dá água na boca:

  • 130 ml de café expresso;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 2 colheres de sopa de calda de caramelo;
  • 250 ml de leite integral.

Comece colocando o café em uma caneca e adicione a calda de caramelo, misturando bem em seguida. Acrescente o extrato de baunilha e mexa mais um pouco. Mais uma vez, vamos usar a espuma de leite, então vale retomar as dicas que passamos anteriormente.

Por fim, coloque a espuma na caneca e misture delicadamente, colocando o caramelo por cima (pode adicionar chantilly também se quiser, fica bom demais!).

Macchiato com amêndoas

Outra maneira de inovar é fazendo o macchiato com amêndoas. Meu amigo, fica uma delícia, além de combinar com ocasiões especiais. Então, prepara os seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de amêndoas;
  • 300 ml de café expresso.

Bata as amêndoas com 1,2 litro de água e coe para retirar o resto de amêndoas não trituradas (ou use leite de amêndoas e pule essa etapa). Depois, aqueça esse leite em uma panela no fogo. Em uma xícara, coloque o café e, em seguida, junte o leite. Aqui, você também pode usar a técnica do leite espumoso, caso queira.

Prepare seu macchiato com um café especial

Agora que você já sabe como fazer um macchiato bem gostoso de várias formas, que tal aproveitar para preparar o seu em casa com um café especial? Na Coffee ++, você encontra várias opções de café em grãos ou em cápsula para usar nas suas receitas.

Se você gosta de se aventurar na hora de fazer seu café de todo dia, aproveite para conhecer ++ receitas deliciosas, como o café cremoso. Fica bom demais para convidar pessoas especiais para uma tarde bem prazerosa. Experimente!