Abrir um estabelecimento é sempre uma tarefa complexa. Um espaço especial para #cafequizados precisa de muita atenção na decoração e principalmente nos equipamentos para cafeteria. O Brasil é o maior consumidor de café no mundo, mas ganhar dinheiro com isso é um processo cuidadoso, que exige bastante estudo.
Pensando nisso, reunimos as principais informações de como montar uma cafeteria para ajudarmos você a encontrar o melhor caminho para criar um estabelecimento de sucesso. Vale dizer também que é necessário um estudo de local, equipe e muitos outros fatores. Vamos lá?
Principais equipamentos para cafeteria
Quais são os principais equipamentos para cafeteria? Para responder essa pergunta, é preciso ter consciência de que, embora o trabalho do local focalize o preparo da bebida, é necessário adquirir outros itens eletroeletrônicos que ajudam a manter os insumos alimentícios conservados.
Equipamentos para o preparo de café
Vamos separar os equipamentos de cafeteria em três segmentos. No primeiro deles, estão os itens mais necessários para o preparo de café. Primeiramente, uma máquina de café expresso profissional vai facilitar o manuseio e deixar o “cafezinho” pronto em menos tempo.
Garanta também a máquina de cápsula de café e a superautomática. Essa última, mais precisamente, é voltada para a produção de bebidas diferenciadas, como cappuccinos, macchiatos, mochas, etc. Ela é superfácil de limpar, o que é um ótimo fator a ser considerado no fim do dia de trabalho.
Moedor de café, gaveta de borra ‒ utilizada para dispensar a borra ou sustentar o moinho, oferecendo mais agilidade no preparo de café ‒ balança digital, liquidificador industrial e filtro de água também são alguns dos principais exemplos que tornam sua cafeteria mais profissional, gerando resultados positivos na bebida.
Equipamentos para o preparo de alimentos
Além do cardápio de cafés, uma cafeteria moderna disponibiliza uma variedade de aperitivos, sanduíches e doces para consumir, certo? Por isso, vitrine refrigerada, estufa para salgados, fogão industrial, forno elétrico e micro-ondas são itens essenciais para o seu estabelecimento cair no gosto do freguês.
Porém, não só de #cafequizados se formam os clientes, não é? Para agradar a todos os públicos, desde aqueles que buscam um local para trabalhar e relaxar até aqueles que estão acompanhando amigos, é preciso pensar em sucos, vitaminas e outras bebidas que não sejam feitas com café. Pensando neles, a geladeira e o espremedor de frutas são interessantes.
Equipamentos para a administração da cafeteria
Durante e depois do expediente, a cozinha e o balcão da cafeteria precisam estar sempre arrumados e já preparados para receber os clientes no dia seguinte. O lava-louças é essencial para manter pratos, copos e talheres limpos, sem gastar muito tempo com a lavagem manual.
Já para a gerência, é impossível abrir uma cafeteria sem caixa registradora, computador, arquivo, impressora e máquina de pagamentos de cartão (débito e crédito). Tenha um local reservado para os documentos, assim eles ficam organizados para sempre que você precisar consultá-los.
Acessórios extras
Agradar aos consumidores é o principal fator para o estabelecimento funcionar. Por isso, não se pode deixar de lado: mesa para cafeteria, copos, taças, xícaras, talheres, pegadores de salgados, espátulas e utensílios essenciais para o manuseio dos alimentos e das bebidas, tanto por parte dos funcionários quanto dos clientes.
Dicas de decoração
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os equipamentos, que tal falarmos sobre a decoração de cafeteria? Essa etapa é superimportante para chamar a atenção dos clientes. Afinal, o visual é o primeiro contato deles com o seu negócio, certo?
Para quem busca opções mais econômicas, os quadros são ótimas sugestões. Há diversos itens mais baratos que transmitem mensagens inspiradoras e positivas, que combinem com o universo dos #cafequizados. Frases escritas em lettering são supermodernas e estilosas.
A mobília precisa ser convidativa, assim como a decoração nas paredes. O estilo clássico ou rústico, com móveis de tons terrosos, é uma ótima opção para criar um ambiente confortável e acolhedor. A iluminação também é essencial, podendo combinar diferentes tipos de lâmpadas, como as incandescentes, por exemplo.
Cafés especiais da Coffee ++
O que achou das nossas dicas de equipamentos para cafeteria? Aproveite para conhecer os cafés especiais da Coffee ++ e até utilizá-los para o preparo das suas bebidas. Todos os nossos produtos são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e estão disponíveis em grãos, moídos, em cápsula e drip coffee.
Eles também são 100% arábicas, ou seja, têm mais doçura e sabor, sem nenhum aditivo na composição. O doce é potencializado pelo trabalho dos produtores, assim como a torra, que preserva os atributos do café sem queimar os grãos.
Aqui, você encontra a versão clássica da casa, assim como outros com diferentes tipos de notas sensoriais e acidez. O produtor Ricardo Tavares traz o café Chapada de Minas; o Luiz Paulo, o Mantiqueira de Minas; e o Gabriel Nunes, o Cerrado Mineiro. Há também o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.