Search
Close this search box.

Para que serve o café? Conheça os benefícios e saiba como tomá-lo corretamente

Compartilhe:

Para que serve o café: xícara sendo completada com café ao lado de grãos de café

Você já se perguntou para que serve o café? Muitos #cafequizados o tem como bebida fixa no cardápio do café da manhã e até mesmo no da tarde, mas não sabem de todos os benefícios que ele pode oferecer para a saúde.

Pela presença de cafeína, que estimula o sistema nervoso central, o café ajuda a combater doenças e é um ótimo aliado na produtividade do dia a dia. Isso acontece por ele ser rico em ácido clorogênico e cafeico que possuem propriedades antioxidantes excelentes para o organismo.

Como tomar café corretamente?

Para o café alcançar os benefícios propostos para a saúde, é preciso tomá-lo corretamente. Altas doses de cafeína pela manhã com o intuito de ganhar energia para o restante do dia, por exemplo, trazem riscos à saúde.

O ideal, para um adulto saudável, é não ultrapassar 3 xícaras (720 ml) de café coado por dia. Já para gestantes e lactantes, o máximo proposto são 2 xícaras do mesmo tipo de café. Adolescentes a partir dos 12 anos também podem inserir a cafeína na rotina, mas ingerindo apenas 1 xícara ao dia.

Quem deve maneirar na dosagem de café? Quem possui altos níveis de estresse ou sofre de problemas gástricos/psiquiátricos. Caso você faça o uso de suplementos de academia, é também recomendada a diminuição do número de xícaras, já que são produtos ricos em cafeína.

Quais os benefícios do café?

Paraa que serve o café: xícara com café ao lado ao lado de um pote e saco de grãos

Agora que você já sabe como tomar café corretamente, que tal saber mais sobre os benefícios do café?

Memória e concentração

Por ser um excelente estimulante do sistema nervoso central, um dos principais pontos sobre para que serve o café é na melhora da memória e da concentração. A cafeína presente no café deixa o seu corpo em estado de alerta, o que auxilia diretamente na produtividade.

Porém, para que esses benefícios não se tornem malefícios, é necessário aprender como tomar café com as dosagem corretas, sem diminuir o sono durante a noite. Afinal, estar em estado de alerta durante a noite nunca é uma boa forma de descansar a mente, certo?

Emagrecimento

O emagrecimento é uma das grandes questões sobre para que serve o café. A boa notícia é que sim, o café emagrece, pois ajuda no controle da forma por um curto período de tempo. Além disso, devido à presença de propriedades termogênicas, ele aumenta o gasto de energia e a queima de gordura corporal.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Para se ter uma ideia ainda maior de que o café faz bem para a saúde, ele consegue até mesmo prevenir doenças cardiovasculares. Isso se deve à presença dos ácidos clorogênico e cafeico que são anti-inflamatórios e antioxidantes.

Eles combatem os radicais livres e auxiliam na circulação sanguínea, ajudando na prevenção de derrames, infartos e pressão alta.

Prevenção de diabetes

Ainda falando sobre os antioxidantes presentes no café, eles também auxiliam diretamente na prevenção de diabetes, protegendo as células do pâncreas. Essa proteção ocasiona níveis de glicose no sangue regulados.

Envelhecimento precoce

Você sabia que os compostos presentes na cafeína proporcionam ótimos benefícios ao cuidar da pele? Eles previnem a flacidez e o envelhecimento precoce, além do café em si ser um ingrediente indispensável para a sua rotina de skincare.

Nós, da Coffee ++, separamos uma receitinha especial de máscara de café para acompanhar esse momento. Confira!

Dores de cabeça

Quer saber mais sobre para que serve o café? Ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que são excelentes ao combater dores de cabeça e até mesmo enxaquecas. Porém, esse resultado varia de organismo para organismo, sendo necessário analisar se o efeito não pode ser o contrário.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Gostou de saber para que serve o café? Que tal experimentar um café especial que, com certeza, cairá no seu gosto? Para isso, não deixe de conhecer os cafés da Coffee ++! Eles receberam acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais), além de serem 100% arábicas, ou seja, não contêm aditivos.

A Coffee ++ disponibiliza os “cafezinhos” em quatro formatos: grão, moído, cápsula e drip coffee. É só escolher o seu sabor preferido e aproveitar! Aqui, você encontra desde o Clássico da casa, como os produzidos pelos nossos produtores: Gabriel Nunes, Luiz Paulo e Ricardo Tavares.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...