Search
Close this search box.

O que é borra de café e como aproveitá-la

Compartilhe:

o que é borra de café

Você sabe o que é borra de café? Sabe aquele restinho de pó que fica no coador depois que passamos um delicioso cafezinho de manhã ou à tarde? Então, essa sobra é o que conhecemos como borra e ela pode, sim, ser reaproveitada!

Se você costumava jogar a borra de café fora depois de coar, saiba que existem várias maneiras de reaproveitá-la no seu dia a dia. Além de garantir os benefícios que todo café tem, como mais energia e uma experiência sensorial prazerosa, você reduz o descarte de lixo. Olha só, que beleza!

Então, venha com a gente, porque vamos explicar tudo o que você pode fazer com o que é borra de café. Inclusive, pode ir passando um café aí para a nossa conversa e depois já aproveitar a sobra!

Afinal, quais são os benefícios da borra de café?

Após aprender o que é borra de café, agora falta entender quais são os benefícios dela e por que podemos aproveitá-la depois de beber o nosso querido café. Primeiramente, você sabe o que acontece quando jogamos fora esse restinho que fica no coador?

Descartada no lixo comum, a borra pode prejudicar o meio ambiente, porque tem alguns componentes danosos ao solo e libera gases de efeito estufa, como metano, que contribuem para o aquecimento global. Porém, reutilizando-a, é possível aproveitar vários benefícios da borra de café, principalmente para as plantinhas da nossa casa e a nossa pele.

Dá para fazer um belo skincare depois de seu cafezinho! Isso porque a borra traz componentes importantes para a saúde da pele. Por exemplo, o ácido linoleico está ligado principalmente à redução do ressecamento, proporcionando hidratação, já o grão estimula a produção de colágeno e elastina, que reduzem linhas de expressão.

Para as plantinhas, os efeitos são positivos também! Isso porque a borra do café é uma fonte de matéria orgânica, contendo lipídeos, triglicerídeos e ácidos graxos. Sabe o que esse montão de composto possui? Nitrogênio! Um dos mais importantes nutrientes para as plantas crescerem saudáveis.

O que fazer com a borra do café? Confira três dicas

o que é borra de café

Conhecendo todos os benefícios, que tal dar uma olhadinha nas dicas que separamos sobre o que fazer com borra de café? Trouxemos algumas sugestões bem legais para você cuidar das suas plantas e da sua pele! Ah, vale lembrar que dá para fazer tudo isso com a sobra de café especial também, viu? Vamos lá!

Use como adubo para suas plantas

Uma das principais utilidades da borra de café é complementar a compostagem das plantas e dar uma incrementada no adubo. Se você tiver uma composteira em casa, tudo fica mais fácil. É só inserir um pouquinho da borra, que vai servir como uma fonte de nitrogênio, para equilibrar os nutrientes da compostagem.

A borra também vai muito bem protegendo o vaso de algumas pragas e bichinhos que podem aparecer na plantação. É só colocar um pouquinho ao redor do vaso! Tenha cuidado para não exagerar e criar uma camada muito grossa de borra de café: isso pode dificultar a passagem da água e prejudicar a irrigação.

Use como cobertura morta

Por falar em proteger a sua planta de pragas, uma boa maneira de aproveitar a borra do seu café é colocá-la sobre a superfície dos vasos, como cobertura morta, espalhando bem por toda a área. Com o tempo, a borra se decompõe e libera nutrientes na terra que vão trazer benefícios para as plantas!

Porém, nem todas as espécies se dão bem com a borra, viu? Por isso, ao aderir a alguma dessas dicas, fique de olho em como a sua planta vai reagir ao complemento do adubo. Se vir que ela não está indo muito bem, não use mais a borra do café, ok?

Use como máscara facial no skincare

Como dissemos, a borra do café tem benefícios para a nossa pele também. Por isso, vale a pena passar um cafezinho delicioso para relaxar e aproveitar o resto no coador para ter um momento de autocuidado. Olha só, que delícia!

É bem fácil fazer uma máscara facial com café em casa: é só unir mais alguns ingredientes potencializadores, como mel e ovo, e aproveitar o “spa em casa”. Além de hidratar, o grão é ótimo para esfoliar a pele, removendo células mortas. Fica a dica!

Aproveite momentos especiais com cafés especiais

Bom, você já sabe o que é borra de café e como usá-la para dar mais saúde para suas plantas e sua pele. Entretanto, para você aproveitar tudo isso é preciso… Tomar café! Para deixar essa experiência ainda mais prazerosa, seja sozinha, seja acompanhada por pessoas amadas, que tal investir em um café especial?

Ele é feito por pessoas apaixonadas pelo que fazem em um processo especial. Tudo isso para ele chegar à sua xícara com todos os atributos sensoriais e muita doçura natural da fruta. É bom demais da conta, viu? Conheça os cafés da Coffee ++: em grãos, moído, em cápsula e drip coffee, para coar direto na sua caneca!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...