Search
Close this search box.

O exótico café marroquino feito com especiarias

Compartilhe:

café marroquino

O café é um grão consumido de diversas formas ao redor do mundo e algumas delas podem parecer bem exóticas ao olhar brasileiro. É o caso do café marroquino, bebida consumida com pimenta e outras especiarias. Vamos conhecer um pouco dessa cultura?

A cultura do café no Marrocos

Ao contrário de países como Brasil, Estados Unidos e nações europeias, o Marrocos não tem tradição em cafeterias. Elas têm começado a surgir em maior número com as gerações mais jovens, buscando atender a demanda turística, principalmente em cidades como Marraquexe e Casablanca.

Nem por isso os marroquinos dispensam nosso querido grão. Embora o chá seja a bebida por excelência no Marrocos, o café marroquino está presente na mesa das famílias. Entretanto, o consumo não é diário no café da manhã, mas ocasionalmente ao meio-dia ou à noite.

Comparando com outras nações árabes, a cultura do café é relativamente recente no Marrocos. O grão chegou ao país por influência da Europa, no século XVIII, mas não se tornou uma tradição como o chá. Por isso, é comum as pessoas confundirem o café marroquino com o turco, mas há grandes diferenças entre eles.

Como é o café turco?

café marroquino

Essa opção também não é tão popular no Brasil, mas você certamente já ouviu falar sobre a leitura da borra do café, algo presente até em novelas brasileiras. Isso é possível se você beber o tradicional café turco, que não é coado nem filtrado. Para isso, é necessário um café moído muito fino.

Ele é preparado na cezve, um tipo curioso de cafeteira: uma peça semelhante a um bule, feita de bronze ou cerâmica com um braço de madeira. Antes de levá-la ao fogo, coloca-se a água e o açúcar a gosto. Após a fervura, é despejado o café que, novamente, é levado ao fogo até ferver.

Antes de servir, recomenda-se colocar uma pequena quantidade de água fria para acelerar a descida do pó para o fundo da cafeteira turca. Após servi-lo, não se deve mexer, para os grãos não se misturarem. Quando se começa a sentir o pó na boca, é hora de parar de beber e deixar a borra para a leitura da sina, como manda a tradição.

Como é o café marroquino?

Já o café marroquino é conhecido pela adição de pimentas, temperos e outras especiarias na bebida. Essa mistura não é coisa de barista, é comum entre as famílias mesmo. Cappuccino e mocha, por outro lado, assim como outros cafés comuns no ocidente, não são populares por lá.

Outra variação cada vez mais difundida no país é o Nous Nous, cuja tradução seria algo como “metade-metade”. A bebida é feita de metade leite e metade espresso, servida em um copo de vidro pequeno nas cafeterias. Também é comum encontrar o Cafe Noir, ou “café preto” em francês.

O café apimentado

O café marroquino apimentado é uma variação mais forte do café árabe e não é tão fácil de encontrar nas cafeterias. Normalmente, você vai precisar ser convidado a alguma casa para experimentá-lo. As principais especiarias utilizadas são pimenta-preta, cardamomo, gengibre, canela, cravo, cominho e noz-moscada.

Como fazer em casa

Também é simples preparar o café marroquino em casa. Para começar, compre um grão moído ou faça você mesmo a moagem. Importante: o ponto é um café fino. Da mesma forma, os grãos dos temperos também devem estar moídos bem finos e, de preferência, frescos.

A medida ideal para a receita de café marroquino é meia colher de cada especiaria para cada 500 g de café moído. Misture tudo em uma jarra, e seu pó está pronto! Por fim, coloque duas colheres de sopa do pó condimentado na cafeteira, com açúcar a gosto e água, deixando fermentar por cerca de 40 minutos.

Café marroquino com grãos da Coffee ++

Pensando em café moído, dê preferência aos grãos especiais da Coffee ++, isso faz toda a diferença na sua receita. O café moído é fácil de encontrar em supermercados e mais prático de preparar que a versão em grãos, por exemplo, por isso está muito presente na vida dos #cafequizados.

Esse café torrado e moído vem em partículas de vários tamanhos e espessuras, para preparar um filtro de papel ou na prensa francesa, junto da água quente. Assim como os outros produtos Coffee ++, ele é 100% arábica, trazendo mais doçura e sabor, sem nenhum aditivo na composição.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...