Search
Close this search box.

Chá de café: saiba o que é e como prepará-lo

Compartilhe:

chá de café

Você já ouviu falar sobre o chá de café? Essa bebida pode parecer inusitada, afinal costumamos consumir os dois elementos separadamente. Porém, ela é mais famosa do que aparenta! O seu nome pode variar entre “cáscara” e “cáscara sagrada”, dependendo do local, pois vem da casca “cáscar” do grão.

O chá de café é popular na Europa e em países nortistas. Aos poucos vem conquistando o mundo, ainda mais por conter um saborzinho diferenciado que junta o melhor dos dois mundos. Quer saber mais sobre como surgiu essa bebida? Venha com a gente, que a Coffee++ te conta tudo!

Como surgiu o chá de café?

Apesar da sua popularidade europeia e nortista, o chá de cáscara sagrada surgiu em terras canadenses. Max Rivest e Arnaud Petitvallet foram os responsáveis por descobri-lo ao fazerem uma pesquisa tentando comprovar que era possível infusionar e ingerir cascas e folhas de café.

Em meio a essa descoberta, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o nível de cafeína da casca de café era bem mais baixo. Essa pequena parte do grão é rica em polifenóis e antioxidantes, o que gera um excelente sabor e aroma. Para se ter uma ideia, nem o chá-verde apresenta essas características em grande quantidade.

Considerando que os grãos de café são produzidos a cada três meses, o resultado da pesquisa agradou os cafeicultores, pois significava que a renda seria menos instável do que era anteriormente, conseguindo se manter por mais meses. Bom demais da conta, não é? Assim, a cáscara começou a ser vendida.

Principais benefícios do chá de café

chá de café

Você deve estar se perguntando quais são os benefícios do chá de cáscara sagrada, certo? Com todos os componentes da casca do grão, não é de se surpreender que haja vários pontos positivos ao organismo, inclusive alguns que ajudam na prevenção de doenças.

A presença de mangiferina, por exemplo, é um ótimo auxílio para a redução de colesterol e o combate ao desenvolvimento de diabetes. Além dela, os ácidos hidroxicinâmicos (HCEs) ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo cânceres.

E não para por aí: o chá de café oferece propriedades antioxidantes, protegendo as células contra a oxidação natural do corpo, deixando-o com um aspecto mais jovial. As propriedades anti-inflamatórias também estão presentes, restaurando o equilíbrio e a defesa do organismo. Você pode até mesmo usar a cáscara sagrada para emagrecer.

Como preparar o chá de café em casa?

Assim como o café, é muito fácil aprender como fazer chá de cáscara sagrada. Porém, prepará-lo envolve etapas e detalhes que não podem ser deixados de lado, como o tempo de infusão, o tipo de substrato, a temperatura da água e etc. Vamos ajudar você a acertar o processo e ter um chá de café delicioso para beber e relaxar.

Primeiro de tudo: aqueça 200 ml de água até que chegue perto dos 100 ºC. Utilize água mineral ou filtrada para essa etapa. Tendo feito isso, despeje-a sobre 10 cáscaras que devem estar em um recipiente com tampa, de modo a preservar o aroma.

Deixe o infusor preparado para receber a bebida, pois ele passará em torno de 5 minutos por lá. Certifique-se de que haja espaço para que as cáscaras se expandam, solubilizando melhor os compostos. Encerrada essa etapa, é só servir e se deliciar.

Drink de chá de café

Que tal experimentar o chá de café de uma forma diferente? Desta vez, vamos acrescentar gin à receita. Você precisará de:

  • 20 g de cáscara
  • 200 ml de água
  • 100 ml de água tônica
  • 100 ml de gin

O passo a passo inicial é o mesmo do chá de café tradicional: aquecer a água, despejar sobre as cáscaras e realizar a infusão. Nenhum segredo até aí, certo? O grande diferencial é que, ao finalizar o preparo, você deixará o resultado gelar um pouco no freezer.

Uma vez que ele esteja mais geladinho, em um copo especializado, você irá juntá-lo à água tônica e ao gin. É a bebida perfeita para se refrescar no verão. Chame os amigos e os familiares para experimentarem; com certeza o drink será um sucesso!

Coffee++: cafés especiais para todos os gostos!

Gostou de conhecer mais sobre o chá de café? Essa bebida é superdiferente e está conquistando os #cafequizados. Mas, que tal aproveitar as novas descobertas para inserir os cafés especiais da Coffee++ na sua rotina? Todos são 100% arábica, ou seja, com doçura e sabor sem a adição de aditivos na composição.

Os nossos cafés especiais são feitos por quem nasceu debaixo do pé de café e estão disponíveis em quatro formatos: grãos, moído, cápsula e drip coffee. Encontre o seu sabor preferido, seja ele o Clássico da casa, ou os cafés produzidos por Luiz Paulo, Gabriel Nunes e Ricardo Tavares.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...