Search
Close this search box.

O que é a cafeína e quais são seus benefícios?

Compartilhe:

o que é a cafeína

Que você é um #cafequizado nós já sabemos, mas você sabe a fundo o que é a cafeína? Ela é a principal razão que torna o café uma das bebidas mais consumidas do mundo, ainda mais por ser um estimulante natural para o cérebro e sistema nervoso central.

Ainda há muitos boatos acerca dos benefícios e malefícios da cafeína. O que se pode adiantar é que ela deve ser consumida moderadamente, seja no café da manhã, seja no período da tarde. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse estimulante?

Como a cafeína funciona?

Para responder o que é cafeína, é preciso saber dos efeitos dela no organismo. Por ser um estimulante natural, entra em contato rapidamente com a corrente sanguínea para, logo em seguida, seguir para o fígado e finalizar seu metabolismo no cérebro. Todo esse processo dura em torno de 15 a 20 minutos.

Ela é uma substância alcaloide do grupo das xantinas e pode ser encontrada não somente em cafés, mas também em chás, guaraná e cacau. Quando entra em contato com o cérebro, ela bloqueia o efeito da adenosina, que é responsável por relaxar o órgão, deixando o corpo com aquela sensação de cansaço.

Por isso, o efeito da cafeína pode se tornar viciante caso seja consumido com frequência. Ele é bastante procurado por quem possui uma rotina agitada e precisa de energia ao longo do dia. No total, o sentimento de adrenalina dura em torno de uma hora, mas a cafeína leva quase seis horas para sair do organismo.

Conheça os benefícios da cafeína

o que é a cafeína

Consumida com moderação, é possível aproveitar diversos benefícios da cafeína. Conheça os principais:

Auxilia na perda de peso

Se você está buscando emagrecer, que tal inserir a cafeína na sua rotina? Ela tem um efeito termogênico no corpo, que acelera o metabolismo e, combinado com a prática de exercícios físicos, auxilia a queima de gordura. Bom demais da conta, não é?

Além disso, os efeitos da cafeína no organismo fazem com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. Isso ajuda para que os treinos de musculação e corrida sejam feitos com mais intensidade. Por isso, para quem está procurando um pré-treino eficiente, a cafeína é uma ótima opção.

Ajuda no foco e no combate ao cansaço

Para quem tem dificuldades para se concentrar, pequenas doses de cafeína já são suficientes para te manter focado e alerta por um curto período de tempo. Para quem precisa completar um projeto ou fazer uma prova complicada, ela ajuda a espantar o cansaço.

Protege o coração

A cafeína faz superbem para a saúde! Por ser rica em antioxidantes e ter efeitos anti-inflamatórios, ela ajuda a proteger as células de danos graves. Redução de insulina é um dos principais benefícios, o que diminui consideravelmente as chances de infarto.

Efeitos colaterais da cafeína

Agora que você já sabe o que é a cafeína e quais são os seus benefícios, é hora de se aprofundar nos efeitos colaterais. Todos eles são consequência do consumo em excesso, por isso, beba com sabedoria e moderação.

Dependência

É muito fácil criar o hábito de tomar cafeína, certo? Logo pela manhã ou no fim de tarde, é um momento prazeroso que temos com nós mesmos ou com convidados. No entanto, considerando os efeitos que ela causa no organismo, pode causar dependência com a mesma facilidade.

Insônia

Talvez a insônia seja o principal efeito colateral quando pensamos sobre o que é a cafeína. Ela tem a capacidade de ajudar a manter as pessoas acordadas e ativas, mas isso pode acabar interferindo no sono, principalmente na quantidade de tempo que a pessoa leva a dormir, ocasionando insônia.

Quantidade de cafeína recomendada

Quer desfrutar dos benefícios da cafeína sem preocupações? A FDA (Food and Drug Administration) recomenda que o limite diário de 150 ml a 200 ml não seja ultrapassado. Isso equivale a, no máximo, uma xícara grande de café ou quatro xícaras pequenas.

Já ouviu falar nos cafés especiais da Coffee ++?

Deu vontade de tomar um “cafezinho”, não é? Depois de saber um pouco mais sobre o que é a cafeína, é hora de se deliciar com os cafés especiais da Coffee ++. Todos eles são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

Além disso, eles são 100% arábicas, ou seja, com mais doçura e sabor sem a adição de qualquer aditivo na composição. Para você, que curte diferentes métodos de preparo, a Coffee ++ disponibiliza os produtos em quatro versões: grãos, moídos, cápsulas e drip coffee.

Que tal experimentar o sabor clássico da casa? Para quem já o conhece, há também a Chapada de Minas, do produtor Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; o cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes; e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...