Search
Close this search box.

O que é o Hario V60? Conheça suas características

Compartilhe:

hario v60

Você já ouviu falar em Hario V60? Ele é um porta-filtro especializado em café especial, com um design único e diferenciado de cone em 60º. Suas características interferem na extração e qualidade da bebida, deixando-a mais limpa e saborosa.

O universo do café vem se expandindo cada vez mais, assim deixando a sua experiência mais proveitosa e reconfortante. É tudo pensando em você! Com o filtro Hario V60, é possível servir bebidas que ressaltam as notas sensoriais e aromáticas do grão.

Como surgiu o Hario V60?

Muitos se perguntam: afinal, qual a história do coador Hario V60? Pega um cafézinho que nós vamos te contar essa história! Sua criação foi em 2005, feita por uma empresa nipônica chamada Hario. A intenção dos envolvidos era trazer um porta-filtro de melhor qualidade, e que mesmo com o design especial, ainda lembrasse os mais tradicionais.

O café especial tem as potencialidades ressaltadas nesse método de preparo, assim como suas principais qualidades: acidez e doçura. Optar por utilizar um café inferior pode acabar evidenciando características como gosto amargo e excesso de torra, que é um processo que procura disfarçar algumas impurezas do grão.

Diferença entre Hario V60 e coadores tradicionais

Para apontar as diferenças, é impossível deixar de lado o material de cada um dos coadores. Enquanto o tradicional se restringe ao plástico, o Hario vai mais além, sendo produzido também em Hario V60 vidro, porcelana ou acrílico. É bem mais resistente e duradouro, além de esteticamente mais agradável.

O coador clássico, por necessitar de filtro com base reta e ter apenas um pequeno buraco no fundo, acaba encontrando obstáculos ao extrair o líquido. Isso faz com que o tempo de preparo do café seja maior. Já o V60 é mais vazado e o filtro em formato de cone, assim, o café tem maior movimentação e mais espaço para ser extraído.

Existem três tipos de tamanho: Hario V60 01, 02 e 03. O primeiro é um pouco menor, para coar uma quantidade de café suficiente para uma xícara. O 02 é mais comum, ideal para o dia a dia, e o 03 é indicado para quem deseja mais de 1,5 de bebida.

Eles são disponibilizados em formato de kit Hario V60, junto com uma jarra de vidro, e um pacote de 100 filtros. Dentro dele, você pode encontrar duas versões: lavadas ou naturais, que são mais grossas, e como o nome já sugere, sem química alguma.

Como preparar café no Hario V60?

hario v60

O modo de preparo é bastante simples. O Hario V60 é produzido de modo que facilite sua rotina, fazendo com que seu café fique pronto com mais facilidade e rapidez. Por isso, vamos ao passo a passo.

Escolha o seu seu café especial favorito, e dobre as laterais do filtro para encaixá-lo no Hario. Escalde o filtro com água fervente, assim eliminando qualquer resquício de sujeira no papel, e logo após descarte a água. Em seguida, meça a proporção de café: 1 parte para 15 de água, ou 20g para 300ml, que é a sugestão para o Hario V60 02.

Coloque o café e dê uma leve agitadinha só para deixá-lo reto. Dê início a pré-infusão: colocando pouca água só para molhar o café. Essa etapa, também chamada de “bloom”, libera os gases que ainda estavam dentro do grão.

Assim que perceber que a água desceu, vá colocando o restante de pouco em pouco, em movimentos circulares. Acrescente mais água conforme for necessário e mantenha um ritmo constante. Se quiser evitar o amargor, retire o Hario assim que perceber que o “pinga-pinga” está começando.

Anote essas dicas!

O Hario V60 preza pela delicadeza, por isso, não tenha pressa na hora de preparar o seu café especial. Nunca jogue água de uma vez só! Prefira separá-la em cinco rodadas, de mais ou menos 60 ml cada, assim mantendo uma constância na hora do preparo.

Controle seu tempo! Tenha paciência na hora de extrair a bebida. Se for com rapidez, tem chances de o café acabar com a moagem grossa, e se demorar demais, muito fina. Por isso, não se distraia, encontre o meio-termo que o resultado valerá a pena.

É hora de investir no Hario V60!

Se você é um #cafequizado, não pode deixar de investir em Hario V60 e tornar sua experiência de café mais gostosa e aconchegante. Aproveite para conhecer os produtos Coffee ++, e se deliciar com novos aromas e notas sensoriais. Entre as opções estão o café clássico, Chapada de Minas, Mantiqueira de Minas, Cerrado Mineiro e Geisha.

Nada melhor do que incrementar seu cantinho de café com novos acessórios, não é? Por isso, oferecemos modelos incríveis de xícaras e canecas com cores diferenciadas para você colecionar. Aproveite! É hora de investir em si mesmo, assar aquele “pãozinho” de queijo e relaxar.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...