Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
tiramisu

Conheça a história e aprenda a fazer tiramisù

O tiramisù é uma famosa sobremesa italiana, que tem o creme de mascarpone como principal ingrediente. Esse creme é um queijo italiano, branco e supercremoso, com 60 a 75% de gordura e sabor mais suave, originado na Lombardia, ao norte da Itália.

Em outras palavras, o tiramisù consiste em um pavê com creme de mascarpone, junto de vinho marsala, biscoito de champanhe molhado em café, chocolate em barra e/ou cacau em pó. Tudo isso é disposto em camadas em um resultado atrativo e delicioso. Deu até água na boca!

Como surgiu o tiramisù?

O tiramisù italiano foi nomeado devido à expressão “Tirami Sú”, que significa algo como “levante-me”. Imagine como se você estivesse caído no chão e passasse alguém para ajudar: o ato de levantar é o que inspirou a sobremesa. Curioso, mas divertido, certo?

A criação aconteceu em Vêneto, mas muitas regiões italianas dizem ser as responsáveis pelo tiramisù: Piemonte, Toscana e Lombardia são alguns dos principais exemplos. Há boatos de que o doce surgiu em um orfanato, com a intenção de dar mais energia às crianças.

Em contrapartida, também dizem que a criadora foi uma senhora, dona de um restaurante, que tinha o costume de ter dois tipos de merendas calóricas na infância. Pensando nelas, ela juntou os ingredientes principais até chegar no ponto mais próximo do tiramisù que conhecemos hoje.

Há também uma terceira história, ainda mais curiosa, que diz que a receita surgiu para dar energia às prostitutas italianas. É um contexto diferente do orfanato, mas tem uma ideia parecida. Porém, o que se sabe é que o tiramisù se espalhou pelo mundo com os imigrantes e foi se adaptando pela falta de alguns ingredientes.

Receita de tiramisù original

tiramisu

Vamos colocar a mão na massa? É hora de aprender como fazer tiramisù! Já tivemos uma breve visão de quais seriam os ingredientes, mas agora vamos detalhar para o resultado ser preciso.

  • 6 gemas de ovo;
  • 250 g de açúcar;
  • 500 g de mascarpone;
  • 250 ml de expresso ou café mocha;
  • 30 biscoitos champanhe;
  • Cacau em pó ou barra de chocolate.

Primeiramente, prepare o nosso queridinho café expresso e deixe-o esfriar. Enquanto isso, em uma batedeira, junte as gemas ao açúcar e bata em velocidade média por alguns minutos até encontrar uma consistência cremosa.

Depois, coloque o mascarpone e bata em velocidade alta até todos os pedacinhos de queijo desaparecerem. Então, espalhe uma parte do tiramisù original em um recipiente ‒ o de 18 x 18 cm é bastante indicado.

Acrescente metade dos biscoitos champanhe para formar a primeira camada após o creme. Antes disso, molhe-os no café para pegarem o gostinho da nossa bebida favorita, mas não deixe encharcar, as pontas molhadas já deixam o resultado delicioso.

Em seguida, continue esse passo a passo com uma camada de creme e outra de biscoito até acabarem. Para dar aquele toque final, acrescente o cacau em pó ou raspas de chocolate. Fácil e rápido, não é?

Receita de tiramisù caseira

  • 120 ml de água;
  • 200 g de açúcar;
  • 6 gemas;
  • 500 g de mascarpone;
  • 500 g de creme de leite;
  • 150 g de chocolate amargo;
  • 250 ml de café expresso ou mocha;
  • Cacau em pó.

Primeiramente, misture a água com o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo médio até a temperatura de 121ºC. Quando estiver quase pronto, vá batendo as gemas na batedeira. Depois, junte o açúcar às gemas, sem desligar a batedeira, diminuindo o ritmo aos poucos. Feito isso, deixe-a novamente em velocidade alta até a mistura diminuir de temperatura.

Em outro recipiente, bata o Mascarpone e o creme de leite até alcançarem uma consistência firme. Aumente gradualmente a velocidade até chegar na máxima. Então, junte tudo e misture à mão, com movimentos circulares e delicados de baixo para cima, até obter um creme liso e macio. O ideal é acrescentar o creme de mascarpone em duas porções.

Prepare o café e deixe-o esfriar. Depois, coloque o creme em um recipiente e vá criando camadas com o biscoito de champanhe molhado em café, como na receita original. Junto ao biscoito, acrescente um pouco de chocolate amargo. Então, finalize decorando o topo com o cacau em pó.

Experimente os cafés especiais da Coffee ++

Você já conhece os cafés especiais da Coffee ++? Eles podem ajudar na receita de tiramisù! Todos os produtos são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e são produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café.

Eles estão disponíveis em quatro formatos: grãos, moído, cápsula e drip coffee. Que tal experimentar o saborzinho clássico da casa? Você também encontra o Mantiqueira de Minas, o Chapada de Minas, o Cerrado Mineiro e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa.