Search
Close this search box.

Brigadeiro de café: aprenda a fazer diferentes receitas

Compartilhe:

brigadeiro de café

O brigadeiro é uma das sobremesas mais queridinhas dos brasileiros, enquanto o café já virou paixão nacional. Imagina essas duas maravilhas juntas em uma só receita! Deu até água na boca, não é? O brigadeiro de café é uma alternativa deliciosa para preparar em casa para convidados especiais ou você mesmo.

O doce foi criado por volta de 1946, quando o brigadeiro Eduardo Gomes concorria à presidência. Apoiadora dele, uma doceira começou a fazer docinhos de chocolate, com leite condensado e manteiga, para arrecadar fundos para a campanha do candidato. É daí que vem o nome, sabia?

Com o passar dos anos, outras variações foram surgindo, como o brigadeiro de doce de leite. Assim, o café, bebida mais consumida no Brasil (perdendo apenas para a água), também entrou como ingrediente para incrementar essa sobremesa deliciosa. Então, bora aprender algumas receitas de brigadeiro de café?

Brigadeiro de café simples

Para começar nossa lista, vamos mostrar como fazer brigadeiro de café simples e bom demais da conta. Olha só, uma dica para o seu docinho ficar ainda mais saboroso é usar um café especial (que mantém os atributos sensoriais da fruta e tem mais de 80 pontos pela Specialty Coffee Association – SCA).

Ingredientes

  • 1 lata/caixinha de leite condensado;
  • 1 e ½ colher de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de café coado;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • Chocolate granulado.

Modo de preparo

Para preparar esse brigadeiro de café, basta colocar todos os ingredientes em uma panela (exceto o granulado), sobre fogo baixo e mexer sem parar até a mistura engrossar. O ponto ideal é quando ela começa a desgrudar do fundo. Depois, apague o fogo, transfira o doce para um prato e deixe esfriar.

Você pode comer o brigadeiro enrolado (para isso, quando ele estiver frio, coloque um pouco de água ou manteiga nas mãos e faça bolinhas com a massa, passando no granulado em seguida) ou a versão de colher (leve-o para outro recipiente menor ou deixe no mesmo prato, polvilhando o granulado por cima). Viu como é fácil?

brigadeiro de café

Brigadeiro de café com chocolate meio amargo

Essa é uma sobremesa de café perfeita para quem curte receitas mais amarguinhas, mas extremamente saborosas. O brigadeiro com café e chocolate meio amargo é fácil de fazer e dá um toque de sabor diferenciado. Confira como fazer abaixo!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 175 g de chocolate meio amargo 70% (ou outro de sua preferência);
  • 1 e ½ colher de sopa de café coado (que tal usar o Clássico?);
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 pitada de sal;
  • Granulado de chocolate.

Modo de preparo

Assim como na receita anterior, junte todos os ingredientes (exceto o granulado) em uma panela e mexa sem parar no fogo baixo. Lembre-se de que o ponto certo é quando a massa desgrudar do fundo.

Quando estiver pronto, repita o processo anterior: coloque em um recipiente ou prato, espere esfriar e coma de colher, ou enrolado, decorando o brigadeiro com granulado.

Brigadeiro de cappuccino

Quem aí gosta de cappuccino? Esse modo de preparar seu cafezinho de todo dia também pode estar presente na forma de um doce de café igual ao brigadeiro. Aliás, ele é superfácil de preparar. Venha ver!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de café coado;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, junte o leite condensado, a manteiga e o café. Coloque o cacau em pó aos poucos, peneirando-o para não empelotar. Depois, misture em fogo baixo, sem parar de mexer. O ponto é o mesmo das receitas anteriores. Sirva em recipientes individuais e polvilhe a canela por cima.

Brigadeiro de café cremoso

Outra forma de inovar com essa sobremesa com café é preparar um brigadeiro bem cremoso. O diferencial dessa receita em relação às mais tradicionais é o uso do creme de leite, que é justamente o ingrediente que dá essa textura deliciosa.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de café coado;
  • 100 g de chocolate branco;
  • Granulado de chocolate meio amargo.

Modo de preparo

Para preparar o brigadeiro de café cremoso, basta misturar o café com o creme de leite em uma panela. Depois, junte o leite condensado e o chocolate branco picado, e misture em fogo baixo até desgrudar do fundo, sem deixar de mexer.

Em seguida, transfira a mistura para um prato e deixe na geladeira por seis horas no mínimo. Por fim, enrole o brigadeiro com café com as mãos untadas e passe no granulado.

Confira mais dicas de receitas e curiosidades sobre café!

E aí, gostou das nossas sugestões de receitas de brigadeiro de café? Experimente junto daquele cafezinho especial depois de um belo almoço em família. Que tal? Também é possível fazer outras receitas de doce de café que ficam incríveis para uma sobremesa ou um lanche da tarde, como a de sorvete (confira abaixo).

Aqui no blog da Coffee ++, você confere outras receitas e curiosidades sobre esse universo tão incrível. Aproveite e também conheça nossos produtos, feitos especialmente por pessoas apaixonadas pela lavoura cafeeira — o resultado é um café especial, com mais de 84 pontos pela avaliação da SCA, bom demais da conta, viu?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...