Search
Close this search box.

Será que o café é vegano?

Compartilhe:

café é vegano

Se for vegano, você sabe que cuidar dos alimentos é importante para evitar componentes de origem animal. Então, não se preocupe: você pode incluir nosso querido grão na sua dieta, porque o café é vegano. Por outro lado, preste atenção nas receitas cafeinadas, porque elas podem deixar de ser veganas.

Café puro

O café é a fruta que vem do cafeeiro, uma planta, e não tem relação com produtos de origem animal. Então, aquela xícara do dia a dia pode ser consumida pelos veganos tranquilamente, pois o café é vegano.

A questão é que nem sempre queremos tomar o café puro, sendo comum a preferência por receitas com leite no café. É um toque a mais na bebida, para suavizar o amargor, mas também um risco a pessoas veganas.

Café com leites

O café é vegano, mas a maioria das receitas tradicionais com a bebida levam leite: mocha, cappuccino, frappuccino, macchiato, afogatto, smoothie de café e por aí vai. O leite usado é quase sempre de origem animal, mas isso não significa que veganos não podem tomar o tradicional café com leite.

A natureza é muito diversa e nos oferece opções de leites vegetais que podem ser usadas de várias formas em diferentes receitas. Assim, você pode tomar seu café com leite vegetal de aveia, castanha, soja, coco, amêndoa ou arroz.

Cada um deles possui características diferentes que podem servir melhor para umas receitas e outras não. O leite de amêndoa, por exemplo, dá um sabor de nozes ao café, mas pode coalhar e se dividir na xícara. Isso também ocorre a depender da acidez dos grãos de café e da temperatura dos ingredientes.

Já o leite de aveia tem uma textura cremosa que pode facilitar na hora de fazer espuma. Assim, ele pode ser uma excelente substituição ao leite de vaca na hora de fazer seu macchiato vegano. Ele ainda possui um sabor neutro, que não rouba a cena de cafés mais aromáticos.

Como os leites vegetais reagem com o café?

café é vegano

Os leites vegetais apresentam propriedades nutricionais, textura e acidez diferentes entre si e, principalmente, em relação ao leite animal. Essas características influenciam a forma como a bebida reage ao calor, e a espuma depende da quantidade de proteínas de cada opção.

A acidez do café, a mudança de temperatura e a interação com a espuma fazem os leites vegetais coalharem com mais facilidade. Para evitar isso, alguns baristas recomendam vaporizá-los a temperaturas mais baixas.

A indústria considerou essas particularidades e algumas marcas já fabricam leites vegetais com aditivos destinados especificamente a baristas, providenciados para reagir às tensões de calor da preparação do café. Os aditivos vão variar de acordo com a marca.

Os estabilizadores permitem que o leite reaja melhor ao calor e forme espuma, por isso os produtos que contêm esses aditivos são boas alternativas para fazer um cappuccino, por exemplo. Já se você prefere uma alternativa mais saudável, o melhor é tomar uma bebida mais líquida com o leite natural.

Café sustentável

O vegano pode tomar café, mas é importante lembrar que hábitos veganos vão além de evitar produtos de origem animal. A forma como são produzidos e os impactos no meio ambiente também são uma preocupação. Por isso, é importante conhecer as diferentes formas de cultivo dos grãos.

Café orgânico

O café orgânico é a melhor opção para os veganos, pois não usa pesticidas, fertilizantes sintéticos, nem herbicidas. Procure cafés orgânicos certificados para ter a segurança da procedência.

Café cultivado à sombra

Os cafeeiros crescem naturalmente à sombra de árvores altas, mas a quantidade de árvores, muitas vezes, não é proporcional à demanda da indústria. Então, para um maior produção, muitos cultivos se dão sob a luz solar.

Por isso, o café cultivado ao sol muitas vezes exige muito mais fertilizantes e pesticidas. Esses insumos em alta quantidade impactam o meio ambiente de diversas formas, podem prejudicar a vida animal e esgotar os nutrientes do solo.

Assim, se você considerar apenas o grão, o café é vegano, sim. Porém, é importante se atentar ao cultivo, à comercialização e ao preparo. Conferir todas essas etapas é importante para garantir que seu café é vegano.

Seu café vegano está na Coffee ++

Você viu que o café é vegano e reage de diferentes formas com o leite vegetal. Além disso, é importante analisar a sustentabilidade dos cultivos para garantir a preservação ambiental na produção. Por tudo isso, escolha os produtos da Coffee ++.

Procure um grão de qualidade para sua receita ficar mais saborosa. A Coffee ++ possui opções 100% arábicas, disponíveis em quatro formatos: moídos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, grãos e drip coffee.

Experimente participar do melhor clube de assinaturas de café do Brasil. O Clube Coffee ++ traz vantagens exclusivas para a compra dos produtos. Já pensou seu leite vegetal em um café com notas variadas de acidez e sabor?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...