Search
Close this search box.

Aprenda a fazer leite vaporizado delicioso em casa

Compartilhe:

leite vaporizado

Sabe aquele leite cremoso e docinho servido no cappuccino ou no macchiato nas cafeterias? Ele proporciona uma experiência única, saborosa e muito prazerosa desde o primeiro gole. Para a nossa felicidade, é possível preparar esse leite vaporizado em casa!

Sim, dá para fazer um delicioso leite cremoso vaporizado com alguns itens da sua própria cozinha de um jeito fácil. Nós, da Coffee++, vamos te ensinar como prepará-lo para incrementar o seu cafezinho de todo dia, seja para apreciar sozinho, seja para surpreender convidados especiais. Confira!

O que é leite vaporizado, afinal?

Você sabe o que é leite vaporizado? Ele recebe esse nome porque através do aquecimento e, consequentemente, da ação do vapor, ganha textura, espuma e cremosidade, ficando mais docinho.

Há quem o chame de leite aerado também, mas a principal diferença é que, nesse caso, o leite é agitado para que as moléculas se expandam com a ajuda do ar, formando a espuma e o creme.

Mas, por que isso acontece? Bem, o leite sofre algumas alterações químicas quando é esquentado ou agitado, já que é composto por água, proteína, carboidratos, vitaminas, sais e minerais.

A proteína é a responsável pelo aspecto espumoso quando fazemos leite vaporizado, pois as suas moléculas quebram, expelindo água. Enquanto isso, a gordura é que dá mais textura e sabor adocicado quando é aquecida, juntamente com a lactose. Dito isso, vamos às dicas práticas?

leite vaporizado

5 formas de fazer leite vaporizado em casa

É hora de ver como fazer leite vaporizado em casa. Já adiantamos que é bem fácil, viu? É só escolher a forma que melhor se adequa à sua rotina e aos utensílios disponíveis na sua cozinha. O resultado é o mesmo: um leite cremoso e muito saboroso para incrementar o seu café. Vem ver!

1. Aquecimento no fogão ou micro-ondas

Uma das formas mais simples de vaporizar leite é aquecendo-o. Afinal, se queremos formar vapor, nada melhor do que o colocar no fogão ou no micro-ondas, não é mesmo? Porém, nesse método é muito importante que o leite não seja fervido!

Se ultrapassarmos a temperatura ideal para a vaporização do leite, ele ficará menos cremoso e menos adocicado. Será um leite fervido comum, que utilizamos no tradicional café com leite. Não é o caso aqui, certo? Então, a primeira dica é não deixar o leite ferver durante o processo.

No fogão, coloque-o em uma leiteira no fogo baixo e desligue quando as primeiras bolhas começarem a surgir. Já no micro-ondas, o segredo é ir aquecendo aos poucos: no máximo 30 segundos na potência alta para cada 100 ml de leite.

2. Na prensa francesa

Tem uma prensa francesa em casa? Que tal aproveitar para preparar o leite vaporizado nessa cafeteira antes de passar o seu cafezinho? Para isso, coloque o leite até a metade do recipiente da cafeteira. Em seguida, puxe e empurre o êmbolo para cima e para baixo, repetindo o processo por alguns minutos até que o creme seja formado.

3. Na cafeteira Pressca

Outra maneira de vaporizar o leite e preparar o café utilizando um único equipamento é apostar na cafeteira Pressca. Por ser portátil, ela é ainda mais prática, já que você pode preparar o seu café com leite vaporizado onde estiver (no escritório ou em uma viagem, por exemplo).

Para isso, você vai usar a Pressca como um espumador de leite, despejando a bebida até a primeira marca do recipiente. Encaixe a tampa e puxe e empurre o êmbolo para cima e para baixo repetidas vezes até formar a espuma cremosa.

4. Mixer de mão

Caso você não tenha uma prensa francesa ou uma Pressca em casa, não se preocupe. Ainda é possível fazer leite cremoso com eletroportáteis da cozinha, como o mixer de mão. Esse método é bem fácil: coloque o leite em um copo, enchendo-o pela metade. Em seguida, ligue o mixer e bata até alcançar uma textura mais consistente.

5. Liquidificador

Além do mixer, tem como vaporizar o leite com o liquidificador. Essa também é uma forma fácil e bem prática de fazer a espuma. Basta colocar o leite quente no recipiente do eletroportátil e bater na velocidade mais rápida até que ele dobre de tamanho e ganhe textura cremosa.

Inclusive, sabia que é possível moer grãos de café no liquidificador também? Pois é! Nós, da Coffee++, já testamos e deu certo, viu? Veja só este vídeo que ensina a passar um cafezinho delicioso com grãos moídos no liquidificador:

Como servir o leite vaporizado?

Com o leite vaporizado pronto, é possível servi-lo de diferentes maneiras com o seu café. Use-o na receita de cappuccino ou no café macchiato para proporcionar aquela experiência de cafeteria no conforto do seu lar. Em nosso blog, você encontra como preparar essas duas formas de servir café.

Ou, então, experimente fazer uma latte art para surpreender os seus convidados ou aprender algo novo sozinho. Também já ensinamos o passo a passo para a fazer a técnica em casa. Que tal?

Prepare o seu cafezinho com grãos especiais da Coffee++

Para deixar a experiência ainda mais saborosa, aposte nos cafés especiais da Coffee++. Todos têm mais de 84 pontos pela avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), que analisa critérios como aroma, fragrância, uniformidade, acidez, doçura e finalização.

Cada um de nossos cafés são produzidos em fazendas premiadas por pessoas que amam o que fazem e nasceram nas lavouras. Conheça e escolha o seu favorito para preparar um café bom demais da conta!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...