Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
pressca

Conheça a cafeteira Pressca e saiba como usá-la

Você conhece a Pressca? Ela é uma cafeteira portátil, perfeita para quem deseja preparar o seu “cafezinho” em qualquer lugar que vá. É uma das grandes criações do mundo moderno, pois facilita o preparo da bebida, além de deixá-la do jeitinho que o #cafequizado quiser.

Sabe qual é a melhor parte? Além de toda a praticidade, a cafeteira Pressca é 100% brasileira, desenvolvida em Santa Catarina por Gerson Prates Amaro. Em 2016, o gaúcho teve a ideia de aprimorar a prensa francesa, tornando-a mais acessível e resistente.

O resultado é uma cafeteira portátil superleve e térmica. Para quem não chegou a vê-la pessoalmente, ela tem apenas 20 cm de altura e comporta até 350 ml de café. Você a encontra em modelos de diferentes cores, desde as mais comuns, em preto e marrom, até outras mais diferenciadas, em vermelho e amarelo.

Como é uma cafeteira Pressca?

A Pressca possui 5 componentes. A base é enroscada no copo exterior, onde o pó de café é colocado, com o objetivo de impedir você de se queimar no manuseio. O copo exterior consiste em dois, um dentro do outro, sendo o interior responsável pelo isolamento térmico, já que cria uma camada de ar entre eles.

Já o filtro é uma peça circular enroscada na base. Ele traz pequenos furos em uma tela de aço, abrindo espaço para o café passar ao interior do êmbolo, deixando o pó preso logo abaixo. Aliás, o êmbolo se assemelha aos dois copos mencionados, mas tem o intuito de evitar que o café escape.

Para finalizar, a tampa é enroscada ao êmbolo. Quando pressionada, ela faz ele descer, filtrando a bebida. Quando puxada de volta, ele é retirado da Pressca, facilitando a limpeza da cafeteira. Ela possui um pequeno furo que permite beber o café por ali mesmo, o que facilita servir o café onde for.

Além disso, a cafeteira portátil Pressca é feita em silicone ‒ o que oferece uma excelente durabilidade ‒ aço inoxidável e plástico, que é livre de BPA. Caso alguma das peças quebre, você as encontra sendo vendidas separadamente pela internet. Bom demais da conta, não é?

Como preparar o café na cafeteira Pressca?

pressca

Agora que você conheceu os componentes, que tal aprender como preparar café na Pressca? Primeiramente, tire o seu café especial moído favorito do armário e coloque 25 g dentro da cafeteira. Lembre-se de separar o êmbolo, o filtro e a tampa para uso futuro.

Esquente a água, tendo em mente a medida 1:12, ou seja, 25 g de café para 300 ml de água. Você consegue preparar até 350 ml de café portátil, por isso vá brincando com a proporção até encontrar a que mais se encaixa no seu gosto.

Insira um pouco de água e chacoalhe levemente a Pressca para garantir um café inteiramente molhado, depois coloque o restante. Também é recomendado esperar entre 3 a 4 minutos pela infusão e mexer a bebida de tempos em tempos. Você pode brincar com a minutagem até encontrar o seu resultado favorito.

Encaixe o êmbolo no copo e faça uma leve pressão até ele descer quase completamente. É comum que ele não vá até o fundo, pois há um restinho de café moído por lá. Também deixe a tampa aberta para o ar sair. Se estiver com dificuldade, desça-o girando e dê uma sacudidinha para o café preso descer.

Resultado

Após todo esse processo, é hora de se deliciar com o café Pressca. Você vai perceber que o resultado é turvo, ou seja, uma bebida mais encorpada e aromática, que preserva os óleos naturais. Quanto mais tempo levar a infusão, mais o amargo é conquistado.

Para a limpeza de Pressca, não use detergente ou sabão, apenas água corrente já é o suficiente. Evitar esses produtos prolonga a vida útil da cafeteira, já que eliminam o óleo de café, que atua como lubrificante natural, auxiliando na conservação do acessório.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Viu como usar a Pressca é simples? Para incrementar a experiência, que tal experimentar os cafés especiais da Coffee ++? Eles são 100% arábica, produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café, além de avaliados em mais de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

Você os encontra em quatro versões diferentes: moído ‒ que se encaixa com a Pressca ‒, em grãos, cápsula e drip coffee. O saborzinho clássico da casa é uma ótima sugestão para passar a conhecer nossas produções. Se preferir, há também os cafés do Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Chapada de Minas e o Geisha.