Search
Close this search box.

Conheça 7 curiosidades sobre o café aqui!

Compartilhe:

curiosidades sobre o café

O café é uma das bebidas mais populares do planeta. Para ter uma ideia, em 2020, o consumo no mundo ultrapassou 160 milhões de sacas. Em percentuais, isso representa um crescimento de 1,3% em relação ao ano de 2019. Além de ser ingerido diariamente, o cafezinho tem funções diversas, inclusive, com bases históricas. Você já pensou quais são as principais curiosidades sobre o café?

O universo do café é imenso, contando com boas histórias místicas em todo o trajeto. Antigamente, o ingrediente era usado como base em ritual mágico. Nas aldeias da Etiópia, os monges eram os grandes consumidores de café. Isso porque, com a energia da bebida, eles conseguiam virar a noite em rezas e leituras do alcorão.

Contudo, essa é apenas uma das curiosidades do café, que percorreu muitos caminhos, desbravou mares e construiu culturas, desde a descoberta, em 575 a.C. O nosso cafezinho de cada dia já foi estratégico em acordo de paz, no cenário sociopolítico do Brasil, entre outros

Café no Brasil

Entre as curiosidades, existem narrativas ligadas à origem do café no Brasil. Segundo relatos, o início de produção ocorreu na região Norte, por volta de 1721. A partir de então, os caminhos percorridos pelos grãos fizeram do país o maior produtor do mundo.

Tudo isso criou a hegemonia do Brasil, grande produtor nas lavouras. Entre as curiosidades sobre o café, há a história que narra como a nossa amada bebida veio para as nossas vidas de um jeito bem clandestino.

A origem do café no Brasil

curiosidades sobre o café

O início da produção contou com o intermédio do então governador do Estado do Grão-Pará. A área era uma espécie de órgão administrativo da América do Sul, coordenado pela corte portuguesa e responsável pelo futuro de toda a região. Nessa autarquia, houve a missão em busca de tipos de café para o Estado do Grão-Pará.

Na ocasião, o sargento Francisco de Melo Palheta foi escalado para ir à Guiana Francesa procurar mudas de café. Articulista, ele decidiu se aproximar da esposa do governador da Guiana Francesa e, desse modo, conquistar a confiança da primeira-dama.

O plano foi bem-sucedido. Assim, ele trouxe as mudas de café arábica para o nosso país. Desse modo, surgiram as primeiras lavouras de café no Brasil. Esse movimento encabeçado pelo governo ocorreu devido à alta do valor comercial do grão em todo mundo.

No entanto, as primeiras exportações brasileiras aconteceram mais tarde, em 1732. A verdade é que os fatos históricos, que têm os grãos como centro, são inúmeros, bem como as curiosidades sobre o café. Pensando nisso, juntamos alguns pontos que mostram a diversidade desse universo.

Saiba 7 curiosidades sobre o café

A princípio, vamos trazer 7 curiosidades sobre o café, mostrando a potência mundial da bebida. Desse modo, você conseguirá entender um pouco mais dos trajetos que envolvem todos os ciclos do grão até chegar à xícara.

  1. O café é a segunda bebida mais popular do mundo, atrás apenas da água;
  2. A origem do café é a Etiópia. Ele foi chamado de “buna” pelos primeiros apreciadores. Essas pessoas viviam na ilha de Kaffa e usavam o ingrediente em um ritual, no qual preparavam o café puro. Nesse sentido, algumas comunidades muçulmanas aproveitavam todo o café (ramo, folhagem, grãos). Ainda hoje, é possível encontrar povos das aldeias conduzidos pelos perfumes de “buna”;
  3. Os europeus conheceram o café por intermédio dos árabes, já que o grande polo de comercialização dos grãos era o porto do Iêmen. Por isso, entre os europeus, o primeiro nome usado para a definição da bebida foi “vinho árabe”;
  4. Coffea arabica é o nome científico das espécies de café arábica. Os grãos têm menos cafeína em relação à Coffea canephora, ou seja, Robusta (ou Conilon);
  5. O café arábica possui doçura natural e experiências sensoriais diversificadas, enquanto, os grãos de Robusta são mais amargos, não apresentam aspectos sensoriais e têm baixa qualidade;
  6. A French Mission simboliza a missão francesa no universo cafeeiro. Em resumo, tratou-se do desbravamento dos missionários franceses, que levaram o café ao mundo;
  7. Existe uma crença forte em muitas culturas que mostra o futuro a partir da borra de café. A técnica é conhecida como cafeomancia.

As curiosidades sobre o café especial

As curiosidades sobre o café são inúmeras, por isso sempre traremos os aspectos que envolvem a história de uma das bebidas mais populares do mundo. Em relação ao café especial, o ponto principal é o capricho em cada etapa da cadeia produtiva.

Na Coffee ++, todos os grãos são 100% arábica, o que significa doçura natural (sem a necessidade de açúcar) e diversidade das experiências sensoriais, potencializadas pelo produtor na lavoura. Conheça os nossos cafés!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...