Search
Close this search box.

Você sabe o que é café gourmet? Descubra se essa é a melhor opção para um #cafequizado

Compartilhe:

o que é café gourmet

Indo a uma cafeteria ou fazendo compras em busca de um bom cafezinho para acompanhar suas tardes, você provavelmente já se deparou com o termo “gourmet” no rótulo de algum produto. Então, o que é café gourmet?

O termo pode até carregar um ar de elegância, mas quem entende de café sabe que isso não é sinônimo de qualidade. Esse é um tipo de café intermediário, que fica entre os tradicionais e os especiais, de alto nível de excelência.

Com sabor mais presente e equilibrado, em comparação àqueles encontrados em supermercados, o café gourmet recebe o título devido a uma série de critérios propostos conforme o Programa de Qualidade do Café.

Assim, respondendo ao que é café gourmet: são versões melhores que as tradicionais, que abrem portas para novas possibilidades para quem é apaixonado por café e deseja conhecer mais sobre esse universo.

Café gourmet: o primeiro passo para um apaixonado por café

A trajetória dos apaixonados por café sempre começa com uma experiência especial, que desperta o paladar e convida a degustar diferentes versões da bebida. Isso pode acontecer com diferentes espécies, torras ou receitas.

Para quem inicia o processo pelo café gourmet, perceberá a qualidade na bebida, como aspecto da torra e aroma. Contudo, sem marcas relevantes em relação aos aspectos sensoriais, como notas.

Ainda na lavoura, o café passa por diversos processos até chegar à mesa. O plantio deve ser cuidadoso, assim como a extração, a secagem, a seleção e a torra dos grãos. Quando os grãos têm alta qualidade, a atenção deve ser maior.

Por isso, o café gourmet se destaca dos mais tradicionais. A fim de receber essa classificação da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), responsável pelo programa de qualidade, os grãos devem ter origem 100% arábica, garantindo mais pureza ao sabor. Isso explica o que é café gourmet!

O café gourmet é o melhor?

O termo “gourmet” ganhou notoriedade nos últimos anos. No entanto, é preciso ter cuidado para não banalizar o uso dele. O café gourmet possui qualidade superior ao tradicional, mas inferior ao especial.

O processo de controle de qualidade dele também é diferente. Nele, a seleção dos grãos é minuciosa e descarta aqueles com defeito. Dessa forma, a torra pode ser mais branda, visto que não há necessidade de esconder os defeitos.

Tal cuidado assegura uma maior qualidade do café e, consequentemente, um sabor que se destaca pela presença de notas sensoriais (da lembrança no paladar do chocolate, das frutas cítricas, das flores de jasmim, entre outros). Tudo conforme o plantio, região produtora e o trabalho realizado pelo produtor de café especial.

Então, o nome atesta a superioridade do produto. As características dele tornam o consumo mais agradável e possibilita que aditivos, como o açúcar, sejam deixados de lado – e este é um dos principais benefícios do café gourmet.

Café gourmet x café especial: qual a diferença?

o que é café gourmet

Apesar de o café gourmet passar por um processo rigoroso de fabricação, o café especial possui um nível maior de excelência no mercado. Isso porque os cafés gourmet são classificados de acordo com normas nacionais de qualidade, enquanto os cafés especiais são avaliados internacionalmente.

Cafés especiais, por exemplo, são classificados conforme a SCA (Specialty Coffee Association) que, desde meados dos anos 80, utiliza o termo para designar amostras de altíssima qualidade.

Assim como um bom vinho, um bom café é reconhecido por apresentar diferentes notas no paladar, sejam frutadas, sejam amadeiradas ou doces, como caramelo e chocolate.

Portanto, além de saber o que é café gourmet, é preciso diferenciá-lo do café especial. A versão de maior qualidade apresenta um caminho gustativo ainda mais sofisticado, com dulçor e acidez controlados.

Tipos de café gourmet

Existem dois tipos de café gourmet: o equilibrado e o forte. A classificação é simples e os distingue conforme a intensidade. Entretanto, é possível criar o seu próprio blend também, com versões personalizadas.

Café gourmet equilibrado

Como o nome sugere, essa variedade do café gourmet se destaca pelo equilíbrio entre sabores. Tanto o corpo quanto a acidez, o aroma e a doçura são complementares e entram em harmonia na xícara.

Contudo, o café gourmet não apresenta aspectos sensoriais potentes, ao contrário do que acontece com os cafés especiais, que possuem pontuação acima de 84 pontos pela SCA, por exemplo.

Café gourmet forte

Fortes e potentes, grãos como Bourbon e Acaiá são voltados para quem gosta de sabores marcantes que duram mais tempo no paladar. Entretanto, isso não significa a presença de sabor. Pelo contrário, já que muitos desses cafés podem conter amargor e, assim, têm a necessidade de serem adoçados com açúcar ou adoçante.

Cafés especiais para quem busca por excelência

Entendeu o que é café gourmet e qual é a diferença entre ele e o especial? Agora, é escolher o que mais combina com você e experimentar a diversidade de sabores que você encontra apenas no café especial.

Na Coffee++, você encontra opções de cafés especiais de forma democrática. Afinal, todo apaixonado por café merece produtos de qualidade, com excelência internacional.

Nossos cafés são feitos de grãos 100% arábica e possuem mais de 84 pontos na avaliação da SCA, devido ao sabor inconfundível e ao dulçor natural. Assim, eles não precisam de aditivos, e você pode curtir a pureza de um bom café diretamente do conforto de casa. Para ++ vantagens, conheça o Clube Coffee ++!

[activecampaign form=11 css=1]

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...