Search
Close this search box.

Vai uma água com gás antes ou depois do café?

Compartilhe:

água com gás antes ou depois do café

Já tomou uma água com gás antes ou depois do café? A abordagem nas cafeterias é tão comum quanto à dúvida em relação a qual método de preparo escolher, que gira no pensamento de quem gosta de café. Afinal, existe regra para consumir água e café?

O café com água com gás é uma companhia que vai além do hábito. Tanto é que os apaixonados por bons cafés são unânimes em solicitar a água junto ao expresso. Em muitas cafeterias, aliás, o copo de água com gás vem acompanhando o café.

Qual é o melhor jeito de tomar café?

No mundo do café, não existem unanimidades. Porém, segundo alguns especialistas, a água com gás é usada para limpar as papilas gustativas. Sendo assim, para esse grupo, essa é a forma de preparar o paladar para o reconhecimento dos aspectos sensoriais do café.

A prática de tomar água com gás antes do café veio do processo típico no mundo dos vinhos. Entretanto, como “no café e no amor, não há doutor”, já dizia o grande empresário do mundo cafeeiro, as controvérsias dividem opiniões.

Segundo outros especialistas, o pouquinho de água servido nas cafeterias junto ao expresso não é suficiente para limpar o paladar. Portanto, a prática, de acordo com algumas pessoas, trata-se de um hábito ligado ao modismo. Contudo, para aqueles que gostam da experiência completa do café e água com gás, é indicado consumir, pelo menos, uma garrafa.

Água antes do café?

Isso não significa que você precisa ser indelicado e rejeitar o copinho de água das cafeterias. A dica do blog é que, na próxima visita à cafeteria, você experimente tomar uma garrafa inteira de água com gás. Dessa forma, a limpeza do paladar realmente vai acontecer. Sendo assim, tanto faz tomar a água com gás antes ou depois do café.

Entre as controvérsias do mundo cafeeiro, existe um mito ligando o consumo da água com gás à prevenção de problemas estomacais. Entretanto, não existem comprovações científicas em relação ao pensamento popular, ou seja, não há uma certeza de por que tomar água com gás antes do café.

Já para quem busca uma limpeza real, a água com gás pode neutralizar o paladar para receber todas as peculiaridades do café superespecial acima de 84 pontos. Entre tomar água antes ou depois do café, algumas pessoas também preferem tomar um gole entre os cafezinhos, que é uma dica importante para o processo sensorial de degustação.

Contudo, alguns especialistas acreditam que o consumo da água junto ao café não é extremamente positivo, já que pode deixar o paladar mais sensível, o que interfere diretamente no aspecto sensorial. Para algumas pessoas, a bebida gelada é uma solução mais impactante que a água com gás antes ou depois do café.

água com gás antes ou depois do café

Como limpar o paladar para o café especial?

Outros Q-Graders indicam o consumo de água em temperatura ambiente, sem gás e em pequenas quantidades. Porém, há aqueles que são categóricos em dizer que o café é o protagonista.

Sabe o que nós da Coffee ++ defendemos? Que você escolha a sua forma preferida para degustar o seu café: com água com gás antes ou depois do café, durante, sem gás ou até sem ela. O importante é priorizar a seleção dos grãos e utilizar somente aqueles acima de 84 pontos no preparo da bebida.

Agora que você sabe o por que água com gás e café, o convite é para conhecer os cafés da Coffee ++. Aqui, você encontra cafés superespeciais cultivados em diferentes regiões cafeeiras do Brasil. Todos trazem aspectos sensoriais diferenciados, muita doçura e equilíbrio na acidez.

Café especial da Coffee ++

O café do Cerrado Mineiro tem notas de doce de marmelo e lembranças de frutas amarelas. Produzido pelo Gabriel Nunes, ele tem processo de pós-colheita feito com fermentação natural e experimentos que potencializam o sensorial do café.

Outra opção são os grãos do Ricardo Tavares, cultivados na região da Chapada de Minas. As lavouras da Fazenda Primavera foram escolhidas como o local que abriga uma das fazendas mais sustentáveis do Brasil. Além disso, foi dos cafezais da propriedade que saiu o café campeão do mundo em 2018.

O Geisha produzido por Ricardo Tavares ganhou destaque no mundo cafeeiro e foi escolhido por um júri especializado do “Cup of Excellence” como o melhor café do mundo. Conheça aqui!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...