Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
trufa de café

Trufa de café: aprenda a fazer essa sobremesa deliciosa

Está em busca de uma sobremesa que sirva várias pessoas e mostre que você é um verdadeiro #cafequizado? A trufa de café é a opção perfeita. Além de render muitas unidades, ela é muito saborosa, juntando o melhor dos dois mundos: café e chocolate.

Pensando na praticidade do preparo, a Coffee ++ separou algumas receitinhas especiais para você aprender como fazer trufa de café em casa. Tem opções para todos os gostos: trufas tradicionais ou até mesmo de cappuccino. Vamos conferir?

Receita de trufa de café tradicional

Vamos separar a receita de trufa de café em duas etapas: massa e cobertura, assim fica mais fácil visualizar o passo a passo.

Ingredientes da massa

  • 900 g de chocolate meio-amargo;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 3 colheres de sopa de café solúvel;
  • 3 colher de sopa de conhaque.

Ingredientes da cobertura

  • 300 g de chocolate meio-amargo;
  • Cacau em pó.

Modo de preparo

É hora de botar a mão na massa! Não se preocupe com o modo de preparo, você verá que a receita de trufa de café é bem simples, apesar de trabalhosa. Primeiramente, para a massa, coloque o creme de leite junto à manteiga em uma panela e aqueça-a em fogo baixo.

Feito isso, retire-a do fogo, acrescente o chocolate meio-amargo e vá mexendo com uma espátula até derretê-lo. Enquanto isso, dissolva o café solúvel no conhaque e acrescente na panela quando o chocolate estiver no ponto certo. Mexa mais um pouco, desligue o fogo, forme bolinhas usando a massa e leve-as ao congelador por 2 horas.

Para a cobertura, com uma faca, raspe o chocolate meio-amargo e separe em um recipiente especial de vidro alto para usá-lo mais tarde. Em outra panela, acrescente um pouco de água e leve ao fogo até uma leve fumaça e pequenas bolinhas surgirem.

Com a panela fora do fogo, coloque o recipiente de vidro dentro da água. Sim, isso mesmo. Confie que vai dar tudo certo! Deixe-o lá por cerca de 15 minutos até o chocolate derreter. Se precisar de ajuda, vá mexendo com uma colher até formar uma solução homogênea.

Em outro recipiente, despeje o chocolate e deixe-o descansar. Feito isso, retire a massa do congelador e vá polvilhando as bolinhas na cobertura. Quando todas estiverem prontas, é só levá-las à geladeira por 10 minutos. Passado esse tempo, molhe-as no cacau em pó para dar aquele toque final. Daí, é só se servir!

trufa de café

Receita de trufa de cappuccino

Da mesma forma que a receita de trufa de café tradicional, separamos a de trufa de cappuccino em duas etapas, a de massa e a de cobertura. Vamos aos ingredientes:

Ingredientes da massa

  • 500 g de chocolate ao leite;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de café solúvel;
  • 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal;
  • 1 colher de sobremesa de glucose de milho;
  • 2 colheres de sopa de conhaque.

Ingredientes da cobertura

  • 500 g de chocolate ao leite;
  • Cacau em pó.

Modo de preparo

Começando pela massa, separe o conhaque do restante dos ingredientes, coloque-os em uma panela em banho-maria e vá mexendo suavemente para formar uma solução homogênea. Quando isso acontecer, tire do fogo e acrescente o conhaque.

Feito isso, leve a mistura em um refratário à geladeira por cerca de 6 horas. Assim que esse tempo passar, unte a mão com manteiga e forme bolinhas com a massa. Quando terminar, coloque-as de volta na geladeira para firmar.

Enquanto a massa não está pronta, que tal prepararmos a cobertura? Essa etapa é bastante simples: você deve derreter o chocolate ao leite para banhar a trufa de cappuccino nele, criando aquela camada deliciosa de chocolate que somente uma boa trufa pode oferecer.

Quando estiver com todas as bolinhas banhadas no chocolate, enrole-as em papel-manteiga e leve-as à geladeira por até 5 minutos. Quando for servir, é só banhá-las mais uma vez, só que agora com cacau em pó. Uma delícia, não é?

Coffee ++: seu “cafezinho” mais do que especial

Gostou de aprender como fazer trufa de café? Essa sobremesa é ótima para uma reunião entre amigos e família ou até uma festa. Sabe o que também cai muito bem com ela? Os cafés especiais da Coffee ++! Eles são 100% arábicas, ou seja, não possuem aditivos na composição.

Visite o nosso site e encontre o saborzinho que mais combina com o seu gosto: seja o Clássico da casa, seja o Geisha ou os cafés produzidos pelos nossos produtores: o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; e o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes.