Search
Close this search box.

Aprenda a receita de café cremoso gourmet

Compartilhe:

receita de café cremoso gourmet

Café com leite, expresso, com pão na chapa, com pão de queijo… a verdade é qualquer combinação com café fica uma maravilha dos deuses. Então, imagine uma receita de café cremoso gourmet. Ficou com água na boca? Separamos quatro alternativas simples de preparar.

Afinal, o que é café gourmet?

Em relação à definição de café gourmet, é importante dizer que se trata de uma categoria do universo cafeeiro. A classificação é realizada pelo programa de Qualidade do Café da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e surgiu em 2004.

Desse modo, o programa passou a definir o café brasileiro em três categorias: tradicional, superior e gourmet. Essa adequação vem de uma pontuação, que fica entre 0 e 10.

  1. Tradicional: pontuação igual ou menor que 4,5 e inferior a 6.
  2. Superior: nota igual ou maior que 6 e até 7,2.
  3. Gourmet: igual ou maior que 7,3 até 10.

Cafés especiais ou gourmet?

Contudo, esses grãos não são especiais nem superespeciais, já que essas categorias vêm das regras de avaliação internacionais, como doçura elevada, equilíbrio da acidez, aroma, entre outras. Por isso, na escolha da base da sua receita de café cremoso, opte sempre por grãos 100% arábica e acima de 84 pontos.

Então, para saber como fazer café gourmet, primeiramente, priorize a qualidade dos grãos. A dica são os cafés da Coffee ++ na versão em grãos: realize a moagem na hora, que pode ser feita no liquidificador, e viva toda a experiência proporcionada pelo café acima de 84 pontos.

1. Café cremoso

Ingredientes

  • 1 xícara e ½ de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de café expresso em cápsula;
  • 3 colheres de leite em pó.

Modo de preparo

Para começar o preparo desse café cremoso gourmet, coloque o café pronto, o açúcar e parte do leite em pó na vasilha da batedeira. Em seguida, bata por, aproximadamente, 10 minutos. Diminua a velocidade, acrescente o leite em pó restante e bata por mais 10 minutos. O resultado será um creme muito saboroso, que pode ser servido junto ao seu café.

2. Cappuccino cremoso

Ingredientes

  • 1 copo americano de água;
  • 2 colheres de sopa de café moído Chapada de Minas;
  • 3 colheres de chocolate em pó;
  • 3 colheres de leite em pó;
  • 1 caixinha de creme de leite.

Modo de preparo

Faça um copo de café coado e coloque-o no liquidificador ou na batedeira. Agora, acrescente o chocolate em pó, o leite em pó e o creme de leite. Bata bem até finalizar a receita de cappuccino cremoso.

Em paralelo, faça a espuma para decorar o seu cappuccino de café especial. Coloque duas xícaras de leite integral em uma vasilha bem vedada. Agite bastante por alguns minutos, tire a tampa e leve o leite ao micro-ondas. Tampe novamente e sacoleje mais um pouco para atingir a consistência de espuma.

receita de café cremoso gourmet

3. Café cremoso com leite Ninho

Ingredientes

  • 1 xícara de 180 ml de café expresso;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 2 colheres de leite Ninho;
  • 1 colher de canela em pó.

Modo de preparo

Coloque o café expresso e o açúcar na batedeira e bata por 10 minutos em velocidade média. Para esse café cremoso com leite Ninho, é importante continuar até chegar à consistência, então acrescente o leite em pó e bata mais tempo se precisar. Essa receita de café cremoso gourmet fica deliciosa e é muito democrática.

4. Receita de café cremoso gourmet com chocolate

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar mascavo;
  • 180 ml de café expresso;
  • 4 colheres de chocolate em pó;
  • 1 xícara de raspas de chocolate amargo;
  • 1 xícara de leite a ponto de fervura.

Modo de preparo

Para esta deliciosa receita de café cremoso com chocolate, a qualidade do café é fundamental, bem como a procedência do chocolate. Para começar, bata o açúcar, o café e o chocolate em pó na batedeira em velocidade média por cerca de 10 minutos.

Assim que o ponto de cremosidade chegar, coloque o leite e bata por mais 3 minutos. Sirva na xícara com raspas de chocolate ao fundo e por cima da bebida. É uma delícia cafeeira que fica pronta em poucos minutos.

Padrão de qualidade Coffee ++

Na Coffee ++, você encontra café acima de 84 pontos, que trazem aspectos sensoriais distintos para sua receita de café cremoso gourmet. Tudo isso com cultivo especial dos produtores apaixonados por cada etapa produtiva do café na lavoura. Os terroirs das regiões cafeeiras também entregam peculiaridades às bebidas e equilíbrio.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...