Search
Close this search box.

Tapioca de café: saiba como prepará-la em casa

Compartilhe:

tapioca de café

A tapioca de café é uma receitinha simples que serve de complemento para várias refeições (café da manhã ou da tarde, por exemplo). Por si só, a tapioca já é deliciosa. Com a adição de café, ela fica ainda mais irresistível. Porém, antes de iniciarmos o preparo, que tal entendermos mais sobre o surgimento dele?

O surgimento da tapioca

Você já se perguntou de onde surgiu a tapioca? Ela é uma das receitas mais importantes do nosso país. Para ter uma ideia, em 2006, ela foi considerada, pelo Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda, um Patrimônio Imaterial e Cultural.

No Nordeste, a tapioca também é conhecida como beiju e surgiu entre os índios durante a colonização dos portugueses, servindo de alternativa ao trigo. A popularidade dela se deu por ser um alimento extraído da mandioca e ter um alto nível de nutrição.

Com o tempo, a tapioca caiu no gosto do Norte e do Nordeste brasileiros e, atualmente, é encontrada em todo o país. O Sul e o Sudeste transformaram o alimento, preparando-o de diversas maneiras: com chocolate, doce de leite, leite condensado, queijo e, agora, café.

Receita de tapioca de café

tapioca de café

Deu para perceber que a tapioca é um dos alimentos preferidos dos brasileiros, não é? Pensando em juntar este amor com o do café, é hora de aprendermos como fazer tapioca de café. A receitinha abaixo rende até dez porções! Vamos lá?

Ingredientes

  • 500 g de polvilho doce;
  • 300 ml de café coado frio;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

A receita de tapioca de café é superfácil de preparar. O primeiro passo é separar e temperar o polvilho doce com uma pitadinha de sal. Aos poucos, vá adicionando o café coado e misture com as mãos, certificando-se de que não sobrarão partes brancas de polvilho. O resultado deve ser úmido e sedoso!

O ideal é que a massa chegue ao ponto de modelar facilmente com as mãos. Feito isso, deixe-a descansando por dez minutos. Peneire a massa (tenha uma colher em vista para ajudar nesta etapa) para soltar a tapioca de café. Em seguida, ela está preparada para ir ao fogo!

Em uma tapioqueira ou uma frigideira antiaderente, insira a tapioca de café em fogo médio. Para certificar-se de que ela está suficientemente quente, salpique um pouco de farinha de tapioca: ela deve saltar após alguns segundos. Adicione a massa de tapioca e espalhe a porção formando um disco uniforme, sem deixar compactar.

Deixe a tapioca de café cozinhar por um minuto até firmar. Desligue o fogo e recheie com aquilo que preferir. Dobre a massa ao meio, pegue o seu cafezinho especial e se delicie!

Receita de tapioca de café com doce de leite

Combinar a tapioca de café com doce de leite deixa o prato ainda mais delicioso. É uma harmonização perfeita entre os dois e até pode ser servida para amigos e familiares.

Ingredientes

  • 500 g de polvilho doce;
  • 500 g de doce de leite;
  • 300 g de chocolate meio-amargo ralado;
  • 250 ml de café coado frio;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Vamos separar o modo de preparo em duas etapas: uma para a massa e outra para o recheio de café com doce de leite. O primeiro passo é hidratar a massa, ou seja, adicionar uma pitada de sal junto ao café coado frio. Feito isso, peneire a massa e espalhe-a na tapioqueira ou na frigideira antiaderente.

Certifique-se de adicionar a massa no meio e espalhá-la ao redor da superfície até formar um disco uniforme. Espere até o resultado ficar firme, acrescente o doce de leite e o chocolate meio-amargo ralado. Enquanto o recheio esquenta, feche o recipiente.

Em seguida, é só desligar o fogo e servir a tapioca de café recheada! Se estiver com convidados ou quiser aproveitar da própria companhia, o resultado fica ainda mais saboroso com uma bola de sorvete de creme e um pouco de calda de chocolate.

Coffee ++: cafés ++ do que especiais!

O que achou das receitinhas de tapioca de café? Vai prepará-las em casa? Elas ficam ainda melhores acompanhadas dos cafezinhos especiais da Coffee ++! Eles são 100% arábicas, sem aditivos, com mais doçura, sabor e mais de 84 pontos na avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais).

Quem é #cafequizado de carteirinha vai adorar conhecer o Clube Coffee ++, o clube de assinaturas ++ democrático. Ele é um espaço reservado para os apreciadores de cafés especiais, que proporciona vantagens exclusivas nas compras dos produtos da loja (café em grãos, moídos, cápsulas, drip coffees e acessórios).

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...