Search
Close this search box.

Café com sal: faz bem? Qual é a quantidade ideal?

Compartilhe:

Café com sal sendo servido em uma xícara branca. Mão masculina segura recipiente de sal e o leva em direção à xícara.

Quem está acostumado com um bom cafezinho com açúcar ou adoçante vai estranhar a harmonização salgada. Apesar de inusitada, a mistura de café com sal deixa a bebida encorpada e traz um gosto ainda mais perceptivo.

Aqui na Coffee ++, já comentamos sobre a harmonização de café com queijo. Apesar de também ser um ingrediente salgado, o que significa colocar sal no café é o extremo oposto: ele adoça a bebida, reduzindo o amargor. Para algumas pessoas, é uma opção mais saudável que o açúcar, por exemplo.

A combinação de café com sal pelo mundo

Apesar de parecer peculiar à primeira vista, a harmonização entre o café e o sal já é utilizada há muito tempo em outros países. Nos casamentos da Turquia, por exemplo, existe a tradição de a noiva celebrar o momento oferecendo café com sal para o noivo e toda a família.

Na Escandinávia, a mistura de café com sal existe há décadas. Já na Europa, a água salobra, que possui uma alta concentração de sais, é usada para a produção de café na área costeira. Será que você está utilizando uma água com sal para preparar seu cafezinho sem saber?

O que usar: sal refinado ou flor-de-sal?

Como é somente utilizado como tempero, restringindo-se somente aos alimentos, o sal refinado salgaria o café, tornando a experiência incômoda. O sal no café precisa ter o efeito contrário: deixar a bebida mais adocicada, com um sabor sutil.

Por isso, a melhor opção para harmonizar café com sal é a flor-de-sal, que realça a percepção e o corpo da bebida. Ela possui o mesmo efeito com os alimentos, porque é colhida na superfície da água durante a produção de sal marinho.

Café com sal e açúcar, cada ingrediente colocado em um recipiente branco.

Sal e amargor: qual é a relação?

Apesar de também vir da cafeína, o amargor do café surge a partir de dois compostos: lactonas de ácido clorogênico e fenilindanos. Estes últimos estão relacionados com o tempo de torrefação: se for muito extenso, ele ocasiona a maior presença de fenilindanos.

Entretanto, a extração também é responsável pelo amargor, já que a imprecisão na produção pode causar um sabor mais intenso e até desagradável ao paladar. Devido à presença do sódio, o sal consegue quebrar estes compostos, deixando a bebida mais adocicada.

Outro exemplo que comprova isso é a utilização do sal no copo de margarita com a mesma finalidade. Por isso, os boatos de que café com sal faz mal são totalmente equivocados, já que o ingrediente é utilizado em outras bebidas do nosso cotidiano, sem estranharmos.

Benefícios do café com sal

Já contamos para que serve o café com sal, mas será que os benefícios param por aí? Além de reduzir o amargor e encorpar o café, a flor de sal realça o verdadeiro sabor do grão. O açúcar, por exemplo, tem o efeito contrário, modificando um pouco o resultado.

Como o sal é uma opção mais saudável para algumas pessoas, é possível dispensar várias calorias que o café com açúcar traria. Assim, ele é uma ótima opção para quem deseja manter uma alimentação balanceada. O café com sal como pré-treino pode ser uma sugestão para quem busca por aquele pump na musculação.

Como colocar o sal no café?

Você deve estar se perguntando: como juntar café com sal? Quanto de sal devo colocar? Como tudo que envolve a cozinha, inserir uma grande quantidade de sal nunca é uma boa opção. O intuito é deixar o café adocicado, e não salgado. Por isso, uma pequena pitada de sal já é suficiente.

O importante é nunca exagerar! Faça testes para se certificar de qual é a quantidade ideal para você. A partir disso, você logo verá a diferença entre um café com sal e um com açúcar.

Coffee ++: cafés ++ do que especiais

Agora que você sabe dos benefícios do café com sal, que tal conhecer os cafés especiais da Coffee ++? Eles trazem uma rica experiência sensorial a partir de grãos 100% arábicas, cheios de doçura e sabor, sem aditivos. Bom demais da conta!

Se você já é um #cafequizado, não deixe de fazer parte do Clube Coffee ++, o clube de assinaturas ++ democrático do Brasil. A partir dele, você garante benefícios exclusivos na compra dos nossos produtos. Não fique de fora!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...