Search
Close this search box.

Saiba como guardar coador de café de pano

Compartilhe:

como guardar coador de café de pano

Não tem nada que seja mais afetivo e lembre casa de vó que o coador de pano. Foi a partir desse método de extração que a frase “passar um cafezinho” ficou famosa. Não à toa, ele é um dos queridinhos dos brasileiros na hora de preparar a bebida, mas você sabe como guardar coador de café de pano do jeito certo?

Sim, existe uma maneira correta de conservar o seu coador de pano, porque esse tipo de filtro exige alguns cuidados para ficar sempre limpinho. Aliás, esse zelo vem desde a hora de preparar o café, sabia? Venha ver o conteúdo que preparamos para entender melhor!

Dicas importantes para usar o coador de pano

Existem várias vantagens em usar um filtro de pano para preparar seu cafezinho, ainda mais se ele for especial, como os da Coffee ++. A primeira delas é uma bebida mais encorpada, com aromas e sabores mais acentuados, porque o coador de pano não retém as partículas dos óleos essenciais dos grãos. Olha só, que beleza!

Além disso, o coador de café de pano é um grande amigo do meio ambiente, já que é mais durável, reutilizável e, é claro, sustentável — principalmente se você optar por itens feitos em algodão biodegradável.

Para aproveitar todos esses benefícios (e preparar um café bom demais da conta), é preciso tomar alguns cuidados antes mesmo de começar a usar o coador de café de pano. Caso você vá usar o filtro pela primeira vez, lave-o e deixe-o de molho em um recipiente com água fervida e pó de café, para eliminar o gosto do pano.

Depois disso, você pode lavá-lo novamente, usando apenas água filtrada, já que outros produtos como cloro e detergente podem influenciar no gosto do café passado — e não queremos isso, não é?

Em seguida, é só fazer seu cafezinho daquele jeito que você gosta. Quer algumas dicas especiais para deixar a bebida ainda mais saborosa? Olha só esse vídeo que preparamos sobre como preparar o café com coador de pano:

Antes de guardar: como lavar o coador de pano corretamente

Antes de falarmos sobre como guardar coador de café de pano, precisamos falar sobre como lavá-lo. Afinal, essa etapa é megaimportante, porque a higienização deve acontecer corretamente para nenhum resíduo do café anterior ficar retido no pano e não haver proliferação de bactérias.

Como dissemos, o coador deve ser lavado apenas com água, sem sabão, detergente, cloro ou outro produto de limpeza. Enxágue bem em água corrente, para os resíduos do café saírem do tecido. Deixe a água escoar por alguns minutos.

Depois, coloque-o para secar naturalmente: você pode pendurá-lo em um varal em local arejado, por exemplo. Antes de reutilizá-lo, uma ideia é escaldar o pano mais uma vez para eliminar um eventual resíduo ou gosto que ainda esteja no tecido.

Para desencardir o coador de pano, uma dica é colocá-lo de molho em água quente com duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por alguns minutinhos e depois enxágue. Para não comprometer o gosto do seu café, repita o processo de higienização de filtros novos que ensinamos anteriormente.

Ah, apesar de o coador reutilizável ter durabilidade de até seis meses, é interessante trocar de filtro a cada mês, para não alterar o sabor do café, mas sim manter a higienização em dia.

como guardar coador de café de pano

Entenda como guardar o coador de café de pano

Ufa, agora sim, vamos falar sobre como guardar coador de pano. Após todos os passos anteriores, é hora de pegar seu filtro e colocá-lo em uma vasilha de água. Depois, leve esse recipiente à geladeira e deixe lá até passar o próximo café.

A conservação na geladeira é recomendada para evitar a proliferação de bactérias no tecido. Além de prevenir algum mal à saúde, essa maneira de como guardar coador de café de pano serve para deixar seu café especial sempre saboroso, com atributos sensoriais evidentes.

Essa água precisa ser filtrada, ok? Assim, você garante, mais uma vez, que o coador de pano estará 100% limpo, evitando o surgimento de bactérias. Viu como é fácil?

Viva a experiência do café especial

Agora que você já está sabendo como guardar coador de café de pano e o que precisa fazer para sua bebida sair bem saborosa, que tal experimentar um café especial?

Esse tipo de café e o coador de pano são grandes aliados para quem gosta de uma bebida mais encorpada, com aromas e sabores intensificados. Na Coffee ++, você encontra grãos com mais de 84 pontos na avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), ou seja, cumprem critérios de doçura, acidez, fragrância, aroma, uniformidade e finalização.

Além disso, garantimos excelência em cada grão, que vem de fazendas premiadas em regiões mineiras e é produzido por pessoas que amam o que fazem. Que tal viver essa experiência com pessoas queridas? Conheça e garanta o seu!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...