Search
Close this search box.

Sagu de café: saiba como preparar essa receitinha especial

Compartilhe:

sagu de café servido em uma tigela vermelha, com raspas de amêndoas

O sagu de café é uma sobremesa deliciosa que junta o nosso cafezinho a esse amido muito benéfico ao organismo. Típico da serra gaúcha, mais especificamente Rio Grande do Sul, o sagu é uma fécula bastante utilizada em receitas com vinho tinto, feita à base de farinha fina de mandioca.

Para se ter uma ideia, o sagu é bastante parecido com a tapioca, mas tem formato de grãos. Ele é rico em cálcio e ferro, oferece muita energia devido à presença de carboidratos e é livre de glúten. Você pode usá-lo não só em sobremesas, como também em um mix de ingredientes para sanduíches.

Deu para perceber que ele é um alimento nutritivo, certo? Por conter ferro e cálcio, ele auxilia no transporte de oxigênio entre as células e na saúde dos ossos. Outro benefício superimportante é a prevenção da anemia. Por isso, não tenha medo de consumi-lo com frequência.

Receita de sagu de café

Agora, que tal preparar uma das sobremesas com café mais deliciosas e diferenciadas? Pegue papel e caneta, pois é hora de anotar os ingredientes do sagu de café!

Ingredientes

  • 1200 ml de água;
  • 200 g de sagu;
  • 180 ml de café coado;
  • 75 g de açúcar;
  • 30 g de café moído;
  • Suco de limão (meia fruta).

Modo de preparo

Use 400 ml de água e o café moído para fazer seu cafezinho, e finalize adicionando 30 g de açúcar. Deixe o café esfriando na geladeira para uso futuro. Feito isso, separe uma panela, coloque nela a água e o açúcar restantes, o café coado e o suco de limão, e deixe cozinhar em fogo médio.

Nesta etapa, nunca pare de mexer e atente-se ao sagu: é importante que as bolinhas fiquem macias, com o centro branco. Quando a mistura já estiver cozida, peneire o sagu de café e deixe a calda de lado. Depois, é só retirar o café da geladeira e juntá-lo ao sagu.

Creme inglês

Porém, a receita de sagu de café ainda não acabou: esse doce de café fica ainda melhor com o creme inglês. Ele faz parte do resultado, por isso deixe para experimentar quando tudo já estiver finalizado, ok? Vamos aos ingredientes:

Ingredientes

  • 200 g de açúcar;
  • 6 gemas;
  • 2 colheres (sopa) de maisena;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • ½ litro de leite.

Modo de preparo

O preparo do creme inglês é muito simples. Primeiro, é preciso juntar as gemas, o leite, o açúcar, a maisena e a essência de baunilha. Misture bem! Depois, acrescente a manteiga e leve a panela ao fogo baixo. Nunca pare de mexer e só retire do fogo quando sentir que a mistura está engrossando.

Feito isso, é só levar tudo para a geladeira e, depois, servir junto ao café de sagu. Fácil e rápido, não é?

Sagu de café servido com creme em uma tigela clara

Receita de sagu de cappuccino

O sagu de cappuccino é uma das receitas de café mais diferenciadas. Ela se assemelha ao cuscuz doce, bastante popular no Espírito Santo e na Bahia, mas tem um toque especial que só o sagu consegue proporcionar.

Ingredientes

  • 150 g de sagu;
  • 100 ml de leite de coco;
  • 4 colheres de sopa de cappuccino solúvel dissolvidas em leite quente;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 litro de água
  • Coco ralado.

Modo de preparo

Antes de mais nada, vamos cozinhar o sagu junto ao litro de água, até que ele se torne transparente. Nunca pare de mexer! Se achar necessário, acrescente um pouco mais de água. Feito isso, adicione o cappuccino, o leite de coco e o açúcar. Continue misturando!

Por fim, leve a geladeira e, quando for servir, decore com o coco ralado.

Coffee ++: o seu cafezinho ++ do que especial

O que achou da receita de sagu de café? Vai prepará-la em casa? Visitando o nosso blog, você encontra diversas receitas mais que especiais com seu cafezinho favorito. Aproveite e aumente seu cardápio de sobremesas!

Que tal garantir os cafés especiais da Coffee ++? Trabalhamos com grãos arábicas, com mais doçura e sabor, sem aditivos na composição. Eles são avaliados com mais de 84 pontos na Associação de Cafés Especiais e estão disponíveis em quatro formatos: moído, drip coffee, em grãos e em cápsulas.

Além disso, você pode se tornar membro do Clube de Assinaturas ++ democrático do país. Ele é exclusivo para #cafequizados, oferecendo inúmeros benefícios e vantagens na compra dos produtos da Coffee ++.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...