Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
Pedaço de torta de café servido em um prato preto

Receitas simples de torta de café: aprenda aqui!

O que acha de embarcar na versatilidade do café e preparar uma deliciosa torta de café? A proposta é simples, mas uma forma ideal de surpreender a visita e agradar aos familiares em uma tarde, por exemplo. Deixe a imaginação fluir e saiba como fazer essa maravilha para adoçar os seus dias.

Antes de mais nada, é importante que os ingredientes utilizados na torta com café sejam selecionados. Isso interfere no sabor e vai ser determinante para o resultado da sobremesa. Então, atente-se e priorize os aspectos sensoriais do café especial.

O modo de preparo é variado e os formatos são inúmeros. Por isso, selecionamos algumas opções com a ideia de lhe inspirar no manuseio dos itens e no caminho da sobremesa. Para começar, o que acha de experimentar o sabor de uma deliciosa torta mousse de café?

O segredo da torta mousse de café

A textura é um dos pontos principais desta receita, então atente-se ao passo a passo do preparo. A base da elaboração da torta de café é uma boa bebida e chocolate, ou seja, uma combinação de sabor e doçura que surpreende logo no primeiro contato com o paladar.

O tempo médio para a elaboração dessa delícia não passa de 1h15 e o valor calórico é aproximadamente 400 calorias. A receita de torta mousse de café serve cerca de dez porções e pode ser uma ótima alternativa empreendedora, já que o custo médio por porção gira em torno de R$ 5, mas a comercialização pode chegar a R$ 8.

Então, vamos lá: preste atenção nas dicas de ingredientes, no modo de preparo e nos detalhes da torta gelada de café. Você precisará fazer a massa da torta, a mousse e montar as camadas. Depois, coloque para gelar e espere para servir.

Ingredientes da massa

  • 3 ovos;
  • 3 colheres de açúcar;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chocolate em pó.

Ingredientes da mousse

  • 300 g de chocolate meio-amargo;
  • 180 ml de café coado;
  • 400 g de chantilly;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 12 g de gelatina sem sabor.

Ingredientes da decoração

150 g de chocolate ao leite;
1 pacote de biscoito de chocolate.

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras até elas ficarem firmes e, em seguida, coloque as gemas. Assim que dobrar de volume, desligue e adicione a farinha de trigo com o chocolate em pó já peneirado à mistura. Unte a forma com manteiga, coloque o papel-manteiga sobre ela e, depois, a mistura. Então, leve ao forno por 15 minutos a 180ºC, retire a forma e deixe esfriar.

Para a mousse, você vai precisar derreter o chocolate com o creme de leite em banho-maria. Misture bastante até formar um composto homogêneo. Aos poucos, coloque o café coado na mistura e mexa bastante. Acrescente a gelatina sem sabor e misture muito. Assim que a textura estiver próxima à da mousse, sua receita está pronta.

Leve para gelar e, quando a mousse estiver bem firme, desenforme e coloque sobre a massa. Pronto! Utilize as raspas de chocolate para decorar e alguns grãos de café no centro da receita.

Pedaço de torta de café servido em um prato preto ao lado de grãos de café

Aprenda a fazer uma torta de bolacha de café

Aqui, o preparo também é muito simples e o resultado, igualmente delicioso. Você não vai demorar mais que 20 minutos para elaborar essa receita. O segredo, obviamente, está na qualidade do café utilizado como base. Opte pelas notas sensoriais do café especial e evite amargor na sua torta de bolacha de café.

Ingredientes

  • 280 g de nata;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 2 pacotes de biscoito Maria;
  • 1 colher de açúcar;
  • 4 xícaras de 180 ml de café morno coado Chapada de Minas;
  • 1 colher de sobremesa de pó de café.

Modo de preparo

Para essa torta de café, primeiramente, coloque o creme de leite, a nata e o leite condensado no congelador por 10 minutos. Certifique-se de que os ingredientes estejam bem gelados, então coloque a nata na batedeira. Assim que o creme começar a engrossar, acrescente o açúcar e continue batendo.

Adicione o creme de leite e o leite condensado, e bata bastante até que o creme fique mais firme. Então, coloque o creme no fundo da travessa, molhe os biscoitos no café Chapada de Minas ainda morno e acrescente-os em cima do creme. Faça camadas alternando o creme e os biscoitos molhados no café.

A última camada deve ser de creme para finalizar a receita. Então, use o café moído para decorar e salpique sobre a receita. Leve para a geladeira e sirva gelado. Para harmonizar com a receita, ofereça um café especial Chapada de Minas sem açúcar e aprecie as notas sensoriais da bebida.

Agora que você sabe como fazer torta de café, o ideal é escolher o café para acompanhar a sobremesa. Na Coffee ++, você encontra esse café em grãos, moído, em cápsulas compatíveis com a Nespresso e no drip coffee. Todos os cafés são acima de 84 pontos, segundo as regras internacionais da Specialty Coffee Association (SCA).