Search
Close this search box.

Receitas simples de torta de café: aprenda aqui!

Compartilhe:

Pedaço de torta de café servido em um prato preto

O que acha de embarcar na versatilidade do café e preparar uma deliciosa torta de café? A proposta é simples, mas uma forma ideal de surpreender a visita e agradar aos familiares em uma tarde, por exemplo. Deixe a imaginação fluir e saiba como fazer essa maravilha para adoçar os seus dias.

Antes de mais nada, é importante que os ingredientes utilizados na torta com café sejam selecionados. Isso interfere no sabor e vai ser determinante para o resultado da sobremesa. Então, atente-se e priorize os aspectos sensoriais do café especial.

O modo de preparo é variado e os formatos são inúmeros. Por isso, selecionamos algumas opções com a ideia de lhe inspirar no manuseio dos itens e no caminho da sobremesa. Para começar, o que acha de experimentar o sabor de uma deliciosa torta mousse de café?

O segredo da torta mousse de café

A textura é um dos pontos principais desta receita, então atente-se ao passo a passo do preparo. A base da elaboração da torta de café é uma boa bebida e chocolate, ou seja, uma combinação de sabor e doçura que surpreende logo no primeiro contato com o paladar.

O tempo médio para a elaboração dessa delícia não passa de 1h15 e o valor calórico é aproximadamente 400 calorias. A receita de torta mousse de café serve cerca de dez porções e pode ser uma ótima alternativa empreendedora, já que o custo médio por porção gira em torno de R$ 5, mas a comercialização pode chegar a R$ 8.

Então, vamos lá: preste atenção nas dicas de ingredientes, no modo de preparo e nos detalhes da torta gelada de café. Você precisará fazer a massa da torta, a mousse e montar as camadas. Depois, coloque para gelar e espere para servir.

Ingredientes da massa

  • 3 ovos;
  • 3 colheres de açúcar;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chocolate em pó.

Ingredientes da mousse

  • 300 g de chocolate meio-amargo;
  • 180 ml de café coado;
  • 400 g de chantilly;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 12 g de gelatina sem sabor.

Ingredientes da decoração

150 g de chocolate ao leite;
1 pacote de biscoito de chocolate.

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras até elas ficarem firmes e, em seguida, coloque as gemas. Assim que dobrar de volume, desligue e adicione a farinha de trigo com o chocolate em pó já peneirado à mistura. Unte a forma com manteiga, coloque o papel-manteiga sobre ela e, depois, a mistura. Então, leve ao forno por 15 minutos a 180ºC, retire a forma e deixe esfriar.

Para a mousse, você vai precisar derreter o chocolate com o creme de leite em banho-maria. Misture bastante até formar um composto homogêneo. Aos poucos, coloque o café coado na mistura e mexa bastante. Acrescente a gelatina sem sabor e misture muito. Assim que a textura estiver próxima à da mousse, sua receita está pronta.

Leve para gelar e, quando a mousse estiver bem firme, desenforme e coloque sobre a massa. Pronto! Utilize as raspas de chocolate para decorar e alguns grãos de café no centro da receita.

Pedaço de torta de café servido em um prato preto ao lado de grãos de café

Aprenda a fazer uma torta de bolacha de café

Aqui, o preparo também é muito simples e o resultado, igualmente delicioso. Você não vai demorar mais que 20 minutos para elaborar essa receita. O segredo, obviamente, está na qualidade do café utilizado como base. Opte pelas notas sensoriais do café especial e evite amargor na sua torta de bolacha de café.

Ingredientes

  • 280 g de nata;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 2 pacotes de biscoito Maria;
  • 1 colher de açúcar;
  • 4 xícaras de 180 ml de café morno coado Chapada de Minas;
  • 1 colher de sobremesa de pó de café.

Modo de preparo

Para essa torta de café, primeiramente, coloque o creme de leite, a nata e o leite condensado no congelador por 10 minutos. Certifique-se de que os ingredientes estejam bem gelados, então coloque a nata na batedeira. Assim que o creme começar a engrossar, acrescente o açúcar e continue batendo.

Adicione o creme de leite e o leite condensado, e bata bastante até que o creme fique mais firme. Então, coloque o creme no fundo da travessa, molhe os biscoitos no café Chapada de Minas ainda morno e acrescente-os em cima do creme. Faça camadas alternando o creme e os biscoitos molhados no café.

A última camada deve ser de creme para finalizar a receita. Então, use o café moído para decorar e salpique sobre a receita. Leve para a geladeira e sirva gelado. Para harmonizar com a receita, ofereça um café especial Chapada de Minas sem açúcar e aprecie as notas sensoriais da bebida.

Agora que você sabe como fazer torta de café, o ideal é escolher o café para acompanhar a sobremesa. Na Coffee ++, você encontra esse café em grãos, moído, em cápsulas compatíveis com a Nespresso e no drip coffee. Todos os cafés são acima de 84 pontos, segundo as regras internacionais da Specialty Coffee Association (SCA).

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...