Search
Close this search box.

Quando é celebrado o Dia Mundial do Café?

Compartilhe:

dia mundial do café

O café é celebrado todos os dias, certo? Ter essa bebida fresquinha nos acompanhando durante a semana é mais do que um privilégio. Mas, assim como tudo o que é mais importante, ele também possui uma data especial para ele: o Dia Mundial do Café.

O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril. Porém, se engana quem pensa que ele tem apenas uma data reservada para celebração ao longo do ano. No total, ele possui mais duas: o Dia Nacional do Café, em 24 de maio, e o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro.

A história por trás do Dia Mundial do Café

Agora que você já sabe qual o Dia do Café, deve estar se perguntando como foi determinado que essa data seria reservada para celebrar a bebida. Quem chegou à conclusão de que ele merecia um dia próprio para ele foi a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) e a ICO (International Coffee Organization).

Essa decisão foi tomada não só para celebrar a existência do café, mas também para motivar o consumo, já que o café é um dos grandes produtos que movimentam a economia mundial, ainda mais do Brasil. Por aqui, somos considerados os maiores exportadores do mundo.

Entretanto, apesar de ser uma data existente há bastante tempo, o primeiro Dia Mundial do Café foi comemorado em 2005. Já o Dia Internacional do Café teve a sua primeira celebração só em 2014. Foi a partir daí que surgiu a hashtag #InternationalCoffeeDay, utilizada todos os anos desde então.

Nesse dia, a indústria cafeeira se reúne não só para tomar uma xícara de café, mas também para analisar o quanto o grão está impactando a população. Segundo a própria ICO, o Dia Internacional do Café é voltado para “celebrar a diversidade, a qualidade e a paixão do setor cafeeiro”. É uma oportunidade de compartilhar o amor.

O que fazer para comemorar o Dia Mundial do Café?

dia mundial do café

O surgimento das datas comemorativas é muito especial, comprovando quão especial esse grão é para as nossas vidas. Porém, se você está sem ideias do que fazer no dia 14 de abril, Dia do Café, aqui vão algumas dicas bacanas para reunir a família e os amigos e se deliciar com um bom #cafezinho.

Experimente novos sabores e aromas

Uma dica valiosa é sair da zona de conforto. Nós sabemos que tomar o seu café de todos os dias traz um sentimento reconfortante, mas experimentar novos sabores e aromas também é uma experiência mais do que enriquecedora. Pensando nisso, os cafés especiais da Coffee ++ são uma ótima sugestão.

Aqui, nós disponibilizamos o café Clássico da casa, com notas achocolatadas, de doce de leite e frutas secas, assim como as versões produzidas pelos produtores da Coffee ++. São eles:

  • Café Chapada de Minas, de Ricardo Tavares: notas sensoriais que lembram baunilha e frutas secas;
  • Café Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo: notas sensoriais que lembram frutas roxas e goiaba;
  • Café Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes: notas sensoriais que lembram doce de marmelo e frutas amarelas.

Há também o Café Geisha, que não é de nenhum dos nossos produtores, mas é considerada a bebida oficial da família imperial japonesa. Suas notas sensoriais remetem a flores de jasmim e carambola madura com acidez equilibrada de limão-taiti.

Conheça cafeiculturas e experiencie a cultura do café

Que tal aproveitar o Dia Mundial do Café dando um passeio nas cafeiculturas da sua cidade? Caso tenha alguma por perto, vá até ela descobrir como funcionam as etapas de preparo do café antes de ele estar pronto para o consumo. Uma dica para encontrar esses locais é pesquisar em grupos sobre o assunto nas redes sociais.

Já se preferir aproveitar o dia em casa, você pode se informar mais assistindo a documentários e lendo livros sobre o assunto. Toda forma de comemoração é válida, por isso, encontre a que mais for do seu agrado sem deixar de tomar um bom “cafezinho”, não é?

Coffee ++: comemore o Dia Mundial do Café com os nossos produtos!

Aproveite não só o Dia Mundial do Café, como também o Dia Nacional. Criado pela Abic, essa data é mais um motivo para deixarmos ainda mais claro que somos #cafequizados mais do que apaixonados. Para isso, não pode faltar um café especial da Coffee ++, certo?

Nós disponibilizamos os nossos produtos em quatro formatos: grãos, moídos, cápsulas e drip coffee. Qualquer um deles deixará a sua experiência superaconchegante. Os nossos cafés são feitos por quem nasceu debaixo do pé de café, ou seja, trazem ainda mais amor para os seus dias!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...