Search
Close this search box.

Quais os benefícios de colocar mel no café?

Compartilhe:

mel no café

Um bom “cafezinho” é aquele que mais agrada o nosso paladar, não é? Para quem não gosta de tomá-lo puro, o açúcar ou o adoçante são os principais ingredientes que o deixam um pouco mais docinho. Porém, o que muitos não sabem é que colocar mel no café é uma alternativa ainda mais saudável.

Isso acontece porque o mel já é naturalmente doce, ao contrário do açúcar que é industrializado. Por isso, adoçar o café com mel é bem mais recomendado, além de trazer ótimos benefícios para a saúde. Mas, atente-se para não consumi-lo em excesso, ok?

Principais benefícios do café com mel

Café e mel, separadamente, já são deliciosos. Juntos, são uma combinação perfeita. Com moderação, eles podem trazer diversos benefícios, como o aumento da imunidade, por exemplo. Ele fortalece o sistema imunológico por ser um ingrediente antioxidante, diurético e expectorante.

Se você é daqueles #cafequizados que não dispensam um café pela manhã, vai adorar saber que inserir mel no café pode ser uma das principais fontes de energia, principalmente por causa da presença de glicose. Além disso, devido à sua função prebiótica, auxilia até mesmo no processo de digestão.

Para quem quer se livrar da ressaca ou sofre de prisão do ventre, beber café com mel é um ótimo benefício. Sabemos que esses dois pontos são completos opostos, mas é válido mencioná-los para ter ainda mais conhecimento do quanto essa junção é benéfica para a saúde.

Colocar mel no café engorda?

Adoçar café com mel é uma forma saudável de deixar a bebida mais saborosa, eliminando o uso de açúcar industrializado. É uma alternativa recomendada pelos nutricionistas, principalmente por não ter a adição de aditivos.

Em contrapartida, como tudo em excesso deve ser evitado, os diabéticos não devem ingerir mel em excesso. Apesar de ser saudável, ele ainda é rico em carboidratos e calorias, o que não o faz ser uma opção perfeita para quem tem essa doença ou está seguindo uma dieta, por exemplo.

Ainda assim, o mel traz menos impactos que o açúcar. Por isso, se for adoçar o café com algum ingrediente, dê prioridade ao mel. Ele faz com que o índice glicêmico se mantenha regulado e, por ser naturalmente doce, não aumenta o nível de açúcar no sangue.

Para se ter uma ideia da quantidade, os nutricionistas recomendam até duas colheres de mel em, no máximo, duas vezes por dia.

mel no café

Receitas especiais de café mel para adoçar o seu dia!

Colocar mel no café vai muito além das simples duas colherzinhas de mel por dia. Você pode diversificar ainda mais a bebida com receitas especiais que trazem outros ingredientes e que com certeza vão agradar ao seu paladar! Vamos conferir?

Café cremoso com mel

  • 500 ml de café coado;
  • ½ xícara de leite;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de essência de amêndoas;
  • 100 g de casca de laranja.

Pegue os ingredientes e se prepare, pois o modo de preparo é trabalhoso. Você primeiro vai precisar de uma panela para ferver três das quatro colheres de sopa de mel. Junto a elas, acrescente cinco colheres de sopa de água. Tendo fervido o mel, retire do fogo e acrescente os 500 ml de café coado.

Em uma panela diferente, ferva o leite com a essência de amêndoas e a colher de mel restante. Bata-os (pode ser com uma colher mesmo, para facilitar) até conquistar a consistência de espuma. Para finalizar, em uma xícara, junte tudo e adicione a casca de laranja. Depois, é só se deliciar!

Café com mel e limão-siciliano

  • 100 ml de café coado;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Gelo;
  • Raspas de limão-siciliano.

Essa receitinha já é mais simples do que a anterior. Primeiro, junto o café coado com as raspas de limão-siciliano e o mel. Depois, é só acrescentar o gelo e se deliciar antes que ele derreta, assim, a bebida não fica aguada. Rápida, prática e fácil, certo?

Coffee ++: conheça os nossos cafés especiais

Deu para perceber que café com mel é bom de qualquer jeito, não é? Ele ficará ainda melhor com os cafés especiais da Coffee ++. Avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e 100% arábica, eles são a opção perfeita para quem dispensa a adição de aditivos na composição.

Conheça o nosso “cafezinho” Clássico da casa, que contém caminhos sensoriais achocolatados, de doce de leite e frutas secas. Há também os cafés dos produtores da Coffee ++: o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; e o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes.

Todos eles estão disponíveis em formato de grãos, café moído, cápsula e drip coffee. Encontre o que mais se encaixe com a sua rotina e adquira já o seu!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...