Search
Close this search box.

Aprenda a fazer pudim de café

Compartilhe:

pudim de café

Antes de mais nada, gostaria de fazer uma pergunta: qual é a sua relação com o café? Ele pode ser sua forma de iniciar o dia ou companhia de todo tempo. Caso você seja do time dos que amam o cafezinho de cada dia, este texto é para você, já que a dica de hoje é o pudim de café, que tem a bebida como ingrediente principal.

Imagina essa mistura de café com uma das sobremesas mais amadas do mundo. A verdade é que ninguém sabe muito bem como o famoso pudim foi criado. Tanto é que existem muitas versões para explicar o preparo dessa delícia, que é um dos doces prediletos dos brasileiros.

Acredita-se que a origem do doce é francesa e a nomenclatura vem do latim botellus. Sabe o que o termo significa? “Salsicha pequena”, devido às carnes utilizadas na Europa e aos pudins servidos durante a Idade Média.

Esquisito, não é? Porém, obviamente, a receita evoluiu e passou a ser servida de uma forma diferente. Desse modo, o bolo de pudim foi criado. Contudo, existem versões para todos os paladares. Já pensou em como fazer pudim de café?

Receita de pudim de café

Inclusive, eu acredito muito na receita que tem o café como base. Consegue pensar no resultado dessa iguaria? Então, para celebrar a gostosura, trouxe essa receita de pudim de café que vai incrementar a sobremesa do fim de semana e deixar sua vida muito mais doce.

A receita de pudim de café é bem fácil. Você precisa de café, leite condensado, leite, ovo e atenção para observar o ponto do pudim. Ah, você também pode servir essa receita deliciosa com um belo creme de café.

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar;
  • ½ xícara de água quente;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 medidas de leite (usar a lata de leite condensado como padrão);
  • 3 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de café moído.

Modo de preparo da calda

pudim de café

Para preparar este pudim simples, use uma panela para iniciar a calda que cobrirá o pudim. Então, coloque o açúcar na panela quente, mexa bem até derreter e espere até que fique dourado. Em seguida, coloque a água quente e volte a mexer bastante. Também fique atento para quebrar os torrões de açúcar e espere a calda engrossar. Depois, utilize a mistura para forrar a forma que vai receber o pudim.

Esse pudim de café cremoso é muito simples. Portanto, não precisa ser nenhum expert na cozinha para prepará-lo. Na verdade, o grande segredo é o ponto do pudim. Isso porque ele não pode ser nem muito mole, nem duro demais. Por isso, a atenção precisa ser redobrada.

Passo a passo do pudim de café

Para o pudim de café, bata tudo no liquidificador por alguns minutos. Então, basta colocar a receita na forma com a calda de açúcar no fundo. Depois, cubra com o papel alumínio e leve ao banho-maria, em forno médio (180ºC), por aproximadamente 1h30.

Em seguida, deixe esfriar o pudim de café em pó e leve à geladeira para gelar por aproximadamente 2h antes de servir. Para decorar, use grãos de café por cima. Uma dica sobre o ponto da receita é ter paciência ao deixá-lo na geladeira, então evite levá-lo ao congelador, pois o aspecto congelado pode reduzir o sabor.

Além disso, o ideal para verificar o ponto é usar um garfo quando o pudim de café gelado ainda estiver no forno. Utilize esse talher para avaliar se a massa já passou pelo cozimento: a garantia vem se o garfo não estiver molhado ‒ bem como no ensinamento antigo de mãe.

Café especial: a boa companhia do dia

O café especial é um grande companheiro para as receitas, porque possui potência de experiência sensorial e sabor, sem aditivos na composição. Até porque os grãos 100% arábicas são usados do jeito que a natureza manda: potente de sabores.

Um café que combina muito com a receita é o Ricardo Tavares. Ele é potente na boca, tem notas de frutas secas (como nozes) e é produzido pelo campeão mundial de qualidade do café em 2018, eleito pelo Cup of Excellence!

Para o preparo do pudim de café, você pode optar pela versão moída ou viver a experiência de moer o café na hora. Não tem moedor? É simples: antes de triturar os ingredientes no liquidificador, coloque os grãos e faça a sua moagem.

Assim, você pode utilizar toda a potência do café acima de 84 pontos na sua receita e, de quebra, tomar o café que você merece. Você pode usar o coador e fazer um café bem tradicional. Ficou curiosa? Entenda na boca o que isso significa na Coffee ++.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...