Search
Close this search box.

Como fazer creme de café? Aprenda os passos de preparo

Compartilhe:

como fazer creme de café

Sabe aquela espuminha bonita feita com categoria pelo barista na cafeteria? Ela deixa a experiência com o café cheia de sabor, além de render charme especial à bebida. Pensando nisso, decidimos trazer o passo a passo de como fazer creme de café de um jeito simples.

Antes de mais nada, é importante que o café tenha doçura natural, acidez equilibrada e notas sensoriais. Nesse caso, é fundamental que o café selecionado seja o especial acima de 84 pontos. Isso porque ele traz concentração de sabor e vivências que podem lembrar doce de marmelo, doce de jasmim, doce de leite, erva-doce, goiaba, entre outros.

A espuma do leite em cima do café vai trazer ainda mais doçura para a bebida, além de muita beleza. Porém, é importante focar no ponto da espuma para a experiência ser completa. Por isso, muitas pessoas acreditam que é impossível fazer a produção em casa de um jeito bem simples.

Entretanto, existem várias formas de elaborar a espuma de leite para o seu café e, para o resultado ser incrível, alguns conceitos básicos. Assim, seguir algumas regrinhas vai ajudar você a entender como fazer creme de café, na máquina de expresso, cremeira, micro-ondas, mixer ou prensa francesa, ou seja, com muita versatilidade.

O preparo do creme para o café

Primeiramente, vale dizer que é possível deixar o cafezinho pronto em poucos minutos. Além disso, a produção em casa entrega experiências potentes, que fazem você se sentir barista, mas não existem muitas regras. O processo é bem rápido, porém a escolha da temperatura do leite é fundamental para o resultado do creme.

A seleção do leite pode determinar a intensidade do creme para café. De acordo com a quantidade de gordura, há interferência na consistência do creme a ser colocado sobre o café. O ideal é usar o leite integral, contudo, para os veganos, há a opção do leite vegetal, que também pode ser usado no preparo.

A temperatura do leite também interfere no resultado de como fazer creme para café. Por isso, é importante ficar atento ao ponto da fervura, já que o calor vai espalhar as proteínas do leite. O resultado é aquele famoso leite coalhado, que muita gente cresceu ouvindo em casa.

Conheça receitas de creme de café

como fazer creme de café

Acreditamos na democratização do consumo de café e dos formatos de preparo, mas existem alguns pontos para o preparo do creme de café: receita, qualidade de produto e um pouquinho de paciência. Ainda assim, você vai entender a seguir que não existem processos rigorosos, já que o preparo é bem simples e pode ser feito com o material que você tem em casa.

Mixer ou liquidificador

Para o creme de café no liquidificador, o caminho é observar a mistura para que ela fique bem homogênea. Durante o preparo, você vai despejar o leite frio ou quente (desde que seja fervido) e bater até iniciar a espuma.

Micro-ondas

A praticidade é o ponto forte do preparo. Coloque cerca de ¼ de uma xícara de leite em um recipiente fechado e agite muito bem por 30 segundos. Em seguida, retire a tampa e leve ao micro-ondas por mais de 30 segundos. Pronto!

Máquina caseira de expresso

O preparo na máquina de expresso pede um leite bem gelado. Use o bico do vaporizador na leiteira, a força do vapor fará a espuma surgir. Então, gire o leite bem devagar e fique atento para não levantar fervura.

Cremeira ou prensa francesa

Coloque o leite na prensa francesa e movimente o pistão rapidamente para cima e para baixo. Com isso, as moléculas de leite aumentam de volume e o resultado é um creme bem grosso e docinho.

Como fazer creme de café para bolo

Café e bolo é uma combinação perfeita. Por isso, a receita de creme de café para o bolo fica maravilhosa. O preparo é bem simples, mas certamente deixa o bolo ainda mais saboroso.

Ingredientes

  • 2 colheres de café moído Geisha
  • 3 colheres de manteiga
  • 2 colheres de açúcar mascavo
  • Baunilha
  • 3 gemas

Modo de preparo

Em um recipiente, bata os ingredientes por alguns minutos. Quando a mistura estiver homogênea, o creme está finalizado e pode ser espalhado no bolo.

Café especial na companhia de leite cremoso

Gostou das sugestões de como fazer creme de café? Então, é muito importante que o acompanhamento seja um café de muita qualidade. Isso vai mudar toda a sua experiência, e a combinação com o leite em creme potencializa toda a experiência de café.

Aqui, você encontra opções de café com notas sensoriais de doce de marmelo, flores de jasmim, chocolate, goiaba, frutas secas, mel, entre outros. Tudo isso com grãos acima de 84 pontos que seguem regras internacionais de avaliação da Specialty Coffee Association (SCA).

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...