Search
Close this search box.

Prepare o café do barista no conforto de casa

Compartilhe:

café do barista

Quem não adora um “cafezinho” caseiro daqueles que fazem a gente se sentir abraçado só de sentir o cheirinho? A sensação de conforto é inigualável, é verdade. Porém, passar o fim de tarde em uma cafeteria, experimentando um café do barista também é uma experiência deliciosa.

Ir às cafeterias é o momento ideal para sairmos da zona de conforto e experimentarmos um café diferenciado, com um modo de preparo que geralmente não seguimos em casa. Por lá, os baristas costumam inovar, trazendo ingredientes já conhecidos — ou não — e transformando-os em algo único.

Qual é a função do barista?

Você já tem uma ideia do que é um café do barista, certo? Essa profissão nada mais é do que um especialista em café. Ele é responsável por preparar bebidas à base de café combinando grãos, leite e outros ingredientes.

Além do modo de preparo, o café de barista pode ser especializado em uma apresentação diferente. Ele usa os próprios conhecimentos para desenvolver misturas que, ao olhar de um #cafequizado, talvez passem batido. Tudo é considerado, desde o processo de torrefação do grão até a temperatura da água.

O barista passa por todas as vertentes do café, isto é: o aroma, a acidez, a doçura, a consistência e outras características que fazem a diferença no resultado. Para se ter uma ideia ainda melhor, ele pode ser chamado “sommelier” (especialista em vinho) do café.

Receitas especiais de cafés do barista

café do barista

Pensando em levar a experiência das xícaras de cafeteria para o conforto de casa, trouxemos algumas receitinhas especiais que o barista da sua cafeteria favorita já deve ou adoraria conhecer.

Frappuccino de chocolate

O frappuccino é perfeito para quem adora um café gourmet gelado. Ele aparece bastante nos cardápios de grandes cafeterias e faz um sucesso estrondoso ao redor do mundo. Então, que tal preparar o seu em casa? Você precisa de:

  • 1 xícara de leite integral;
  • 150 ml de café congelado;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Chantilly.

Apesar de parecer trabalhosa, a receita de frappuccino é simples. Antes de mais nada, prepare o café da forma como você costuma e, depois, coloque-o em formas de gelo para virar cubinhos congelados.

Tendo os cubos prontos, retire-os do congelador e coloque-os em um liquidificador com o restante dos ingredientes, exceto o chantilly, que vai decorar o frappuccino. Antes de terminar de bater, certifique-se de que os cubos de café estejam totalmente quebrados e a mistura, homogênea.

Feito isso, é só despejar a bebida em um copo e dar aquele toque final especial com o chantilly e um pouco de chocolate em pó. Se quiser, você pode até mesmo finalizar com um pouco de calda de chocolate. Dá água na boca só de pensar, não é?

Café Nutella Macchiato

  • 50 ml de café espresso;
  • 100 ml de leite vaporizado;
  • 1 colher de sopa de Nutella.

Mesmo com poucos ingredientes, esse café do barista se destaca no sabor. Afinal, Nutella cai bem com qualquer receita, não é? Tudo o que você vai precisar fazer é, primeiramente, vaporizar o leite até formar uma espuma bem cremosa.

Além de dar aquele gostinho especial, a Nutella é essencial para a decoração do copo ou taça. Por isso, passe um pouco ao redor das beiradas com a ajuda de uma colher. Feito isso, é só despejar o café espresso no recipiente e juntá-lo ao leite vaporizado. Fica uma delícia!

Café Mocha

  • 50 ml de café espresso;
  • 50 ml de leite;
  • 50 ml de espuma de leite;
  • 50 ml de chocolate derretido.

O Mocha é um dos mais tradicionais cafés do barista. Ele está presente em qualquer cafeteria, mas cada uma encontra um jeitinho especial de prepará-lo. Porém, a forma tradicional não tem segredo: é só juntar todos os ingredientes em uma caneca, misturá-los e, se for do seu gosto, acrescentar canela ou chantilly.

Deixe a sua rotina ainda mais especial com os cafés da Coffee ++

Agora que você já sabe o que é café do barista e está por dentro de algumas receitinhas, deu aquela vontade de experimentá-las, certo? A Coffee ++ ajuda você a prepará-los com cafés 100% arábicas, que são doces e saborosos sem aditivos na composição. Bom demais da conta!

Além de participarem das receitas, os cafés especiais da Coffee ++ podem acompanhar seu dia a dia. Nosso sabor Clássico da casa, por exemplo, é uma ótima opção para um “cafezinho” de fim de tarde, assim como os produzidos pelos produtores da Coffee ++: Gabriel Nunes, Ricardo Tavares e Luiz Paulo.

Todos estão disponíveis em grãos, de forma moída, em cápsulas ou em drip coffee. Escolha o que mais combina com a sua rotina e aproveite!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...