Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
porque não pode ferver o café

Por que não pode ferver o café? Motivos e técnicas de preparo

Você já se perguntou por que não pode ferver o café? Caso não, saiba que quando preparamos o nosso “cafezinho”, nunca chegamos a fervê-lo. No entanto, o deixamos bem quente, por volta de 80 ºC a 90 ºC. Importante dizer que baristas recomendam nunca passar dessa temperatura, pois corre-se o risco de perder os nutrientes do grão.

O sabor do café — e isso se relaciona tanto com o gosto quanto com o aroma — tem a ver com o modo de preparo. Ao elevarmos a bebida a temperaturas acima do recomendado, as substâncias que atuam em seu sabor correm o risco de serem perdidas.

A importância da água para o preparo de café

Não só o café perde substâncias importantes ao ser fervido, como a água também sofre perdas consideráveis. O Brasil é um dos maiores consumidores da bebida no mundo e, por aqui, é comum ferver a água na hora do preparo. Mas o que muitos não sabem é que isso faz com que o oxigênio seja eliminado, o que explica por que não pode ferver o café.

O oxigênio é essencial para o preparo do café, pois, sem ele, a qualidade e o sabor sofrerão interferência. Além disso, caso a água seja fervida, o café moído será queimado, ficando superamargo e resultando na perda não só de oxigênio, mas de outros componentes importantes.

Técnicas para deixar seu café mais saboroso

porque não pode ferver o café

Agora que você já sabe que não é recomendável ferver a água na hora de preparar a bebida, que tal conferir algumas dicas para contornar isso, deixando-a ainda mais saborosa?

Água adequada

Bem como não pode ser fervida, a água precisa ser de qualidade para garantir um bom “cafezinho”. É indispensável que ela seja filtrada ou mineral. A água da torneira, por exemplo, que é a mais prática de ser usada, contém resíduos que afetam diretamente o sabor.

Filtro de papel

O filtro de papel, além de ser prático e descartável, garante uma bebida pura, leve e com acidez equilibrada, realçando as qualidades do grão. Ele é recomendável para não deixar o óleo ou o pó fino do papel se misturar com a bebida. A moagem fina é a mais indicada para o uso desse filtro, pois consegue extrair o sabor com maior facilidade.

Uma técnica infalível é escaldar o filtro de papel antes de usá-lo. No Brasil, há o costume de colocar o café moído e a água direto no filtro, sem molhá-lo antes. Se jogar um pouco de água quente antes, ela eliminará o sabor de papel, deixando a bebida mais saborosa, do jeitinho que você gosta.

Ingredientes especiais

Há diversos ingredientes caseiros que você pode incrementar para deixar sua bebida ainda mais saborosa. A canela, por exemplo, é um dos mais populares, assim como o cravo-da-índia. Se preferir deixá-la com um visual de cafeteria, acrescente um pouco de chantilly com raspas de chocolate por cima.

Conquiste o café perfeito

Quer aprender dicas incríveis para conquistar a bebida perfeita em casa? Venha com a Coffee ++! Nós te ajudamos a fugir de um café fervido.

Proporção

No dia a dia, é normal nos rendermos ao mesmo método de preparo e proporções. Quando optar por um tipo diferente, algumas mudanças podem ser necessárias. Por exemplo, para uma proporção média, 10 g de café (aproximadamente uma colher cheia) para cada 100 ml de água.

Já para um sabor mais intenso, aumente a quantidade de café moído. Para um mais fraco, diminua um pouco, até sentir que encontrou a proporção perfeita. É tudo uma questão de estudo e adaptação ao paladar!

Temperatura da água

Você já sabe por que não pode ferver o café, certo? Como dito anteriormente, a temperatura ideal para a água é entre 80º C e 90º C. Caso seja mais fria, ela não irá extrair todas as características do grão. Se for mais quente, corre-se o risco de amargar a bebida.

Conservação

A conservação também influencia o resultado final, por isso, guarde bem o produto na embalagem original, mantendo-a fechada em um local fresco (de preferência um armário). Evite deixá-lo guardado por muito tempo e prefira consumi-lo com mais rapidez.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Os cafés especiais da Coffee ++ também te ajudam a obter um resultado perfeito. Tendo visto todos os motivos por que não pode ferver o café, você definitivamente não vai querer perder os sabores e aromas que nós oferecemos em nossos produtos, disponíveis em quatro versões: grão, moído, cápsula e drip coffee.

Que tal experimentar o sabor clássico da casa ou os mais diferenciados? Os que são feitos pelos produtores da Coffee ++ são avaliados acima de 84 pontos da SCA (Associação de Cafés Especiais) e são 100% arábica, ou seja, com doçura e sem a adição de qualquer aditivo na composição!