Search
Close this search box.

Os 7 melhores livros sobre café: viva essas histórias

Compartilhe:

livros sobre café

O livro é uma forma de viajar, expandir conhecimento e estabelecer novas conexões. Esses processos se parecem muito com os caminhos criados pelo café nosso de cada dia, não é mesmo? Por isso, para o texto de hoje, decidimos trazer algumas opções de livros sobre café para a companhia diária.

Desse modo, pensamos em algumas alternativas de livros de café, que ajudarão a expandir seu conhecimento sobre a cultura cafeeira mundial. A verdade é que existem leituras para todos os perfis de #cafeicultores, sejam os amantes de história, sejam aqueles que gostam de preparar boas receitas em casa.

Essa analogia entre livros e café pode variar de acordo com a sua vontade, só não podemos deixar de lado como esses dois pilares contribuem para o relaxamento diário. Além disso, essa combinação é perfeita para uma viagem mental e concentração.

Origem, espécies e histórias: conheça 7 livros sobre café

livros sobre café

Para isso, depois de algumas conversas e pesquisas, elegemos os principais livros sobre café, que merecem destaque na sua estante. Essa é uma motivação para conhecer mais sobre grãos, lavouras, lendas e todos os sabores que circulam uma das bebidas mais populares do mundo.

Então, vamos lá. No nosso ranking de livros com café, destacamos as sete melhores publicações para quem ama o universo cafeeiro mundial. Essa lista vai mudar completamente a sua percepção sobre o cafezinho nosso de cada dia.

O dicionário gastronômico: café com suas receitas

Escrito por Giuliana Bastos, esse livro é um dos preferidos da nossa redação. Isso porque todo o contexto dele é baseado nas lendas folclóricas e mitológicas que cercam a bebida. Além disso, o livro conta sobre métodos e tipos de cafeteiras.

Eu amo café – mais de 100 bebidas com café

Esse livro é um perfeito manual de como preparar uma xícara de espresso, como uma bebida mais elaborada. A autora Susan Zimmer também convida quem lê a percorrer uma trajetória pelas principais regiões cafeeiras do Brasil.

Guia do barista: da origem do café ao espresso perfeito

A profissão de barista é uma arte profunda. Tanto é que, para preparar um café, é preciso ir muito além do aprendizado de como manusear o método escolhido. A origem dos grãos bem como as histórias que circulam o café são fundamentais para o resultado final da bebida.

O sonho do café

Essa é a história inspiradora de Andrea Illy, nome que está à frente da Illycaffè. A trajetória da empresa visou colocar em prática o sonho do avô de Andrea, Francesco. Foi assim que ela ganhou o mundo. Esse é o livro do barista que tem visão empreendedora.

Café com Design: a arte de beber café

Esse é um dos livros mais famosos do meio. Escrita por Miriam Gurgel e Eliana Relvas, a publicação mostra analogias entre arquitetura, design, novas tecnologias e café. As dicas de ambientalização se misturam com receitas e harmonizações que podem ser facilmente replicadas em casa.

O livro do café

Apesar da linguagem pouco técnica, o livro mostra as etapas fundamentais da cadeia cafeeira. Conhecido como o livro do café Anette, ele é escrito pela especialista Anette Moldvaer, que fala sobre origem, plantio, espécies, variedades e de algumas formas de preparo de café que são feitas nas cafeterias.

101 razões para tomar café

Esse livro sobre café já foi trazido por este blog algumas vezes. Escrita pelo médico e pesquisador Darcy Ribeiro, a publicação derruba mitos que ligam o consumo de café a doenças. Além disso, ela mostra, por meio de pesquisas, como tomar café faz bem para a saúde.

Os cafés especiais da Coffee ++

Agora que você conheceu os nossos 7 livros sobre café prediletos, o que acha de viajar pelos sabores do café especial em cada nota do paladar? Na Coffee ++, todos os cafés estão acima de 84 pontos e seguem regras internacionais de avaliação da Specialty Coffee Association (SCA).

Isso significa que todos os cafés têm grau acentuado de doçura, aroma, aspectos sensoriais distintos, além de histórias materializadas nas xícaras. Por aqui, falamos que, para fazer café especial, é fundamental que o pensamento do produtor seja especial, já que cada etapa precisa ser criteriosa e cuidadosa na lavoura.

Tanto é que convidamos produtores apaixonados pelo cultivo dos cafezais. Ricardo Tavares, por exemplo, é campeão mundial de qualidade e foi selecionado no principal concurso para produtores do mundo, o Cup of Excellence. Na competição, ele ganhou destaque com Geisha.

A variedade premiada pode ser encontrada aqui, na opção drip coffee (nosso café em sachê), em cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso e em grãos. Não tem moedor? Você pode usar o liquidificador e vivenciar as notas florais do café que foi escolhido como a bebida oficial da família imperial japonesa. Saiba mais aqui!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...