Search
Close this search box.

Moedor manual de café: conheça opções e saiba como usar

Compartilhe:

moedor manual de café

O café especial tem a concentração de notas sensoriais e aspectos aromáticos como principal característica. Isso porque o critério de cultivo, o manejo e os processos de pós-colheita potencializam as características dos grãos. Porém, sabia que o moedor manual de café eleva ainda mais a vivência da experiência?

Contudo, não pense que os valores dos acessórios são altos e impraticáveis por meros mortais. Inclusive, no mercado, existe a opção de moedor manual que pode ser usado perfeitamente em casa.

Aliás, as versões elétricas, com lâminas, têm ótimo custo-benefício, bem como a facilidade de manuseio. Além disso, há a possibilidade de adequá-lo ao espaço da cozinha ou do cantinho do café, já que eles podem ser pequenos e inclusive levados em viagens.

Como usar o moedor manual?

Basta apertar o botão, adequar a regulagem e aguardar alguns minutos. Assim, o café moído na hora fica pronto em poucos minutos. Também é importante mapear o método de preparo, uma vez que cada jeito pede uma granulação de moagem.

Isso significa que, com o café expresso, por exemplo, a espessura da granulagem é específica. Já para o café coado, é importante não deixar o café muito grosso, enquanto o ideal para a aeropress é a moagem mais próxima da espessura do açúcar cristal.

As opções são inúmeras de utensílios, bem como as variações no mercado. Pensando nisso, criamos uma lista com os moedores manuais que consideramos mais adequados para o uso em casa.

Conheça modelos de moedor manual de café

No mercado, existem vários modelos de moedor de café manual, e os #cafequizados que querem essa experiência não podem abrir mão dos grãos moídos na hora. Então, conheça alguns dos principais acessórios do mercado.

1 – Hamilton Beach

Esse é o queridinho dos amantes do moedor manual de café, já que traz bom preço e cinco opções de configurações. Isso permite moer café de acordo com a granulação de cada método de preparo, por isso ele é ideal para os iniciantes. Então, não há nenhuma dificuldade, pois o preparo no Hamilton é muito intuitivo.

2 – Hario Skerton

A empresa Hario “batizou” o popular V60 e trouxe para o mercado um dos métodos de preparo de café mais apaixonantes do mundo. Porém, engana-se quem pensa que a atuação da empresa se resume ao coador.

Tanto é que o moedor idealizado pela empresa é um dos principais do mercado, porque tem valor justo. O único ponto a se observar é a necessidade de conhecimento qualificado. Além disso, a qualidade do café é fundamental para o resultado do café.

3 – Tramontina by Breville Express

A Tramontina tem o respaldo do tradicionalismo em toda a construção da marca. Por isso, no mercado, esse é conhecido como um moedor de café potente para amadores. Aliás, ele conta com mais de 60 configurações direcionadas à montagem.

Sendo assim, ele é ideal para quem busca conhecer formas distintas de preparar café. Ele tem grande quantidade de lâminas e diferenciações de granulagem. Aqui, deixamos uma lista com os 6 moedores manuais que gostamos. Todos eles são ideais para quem busca essa experiência

Dicas para moer seu café!

moedor de café manual

Além da lista, existem 4 dicas sobre moedor de grãos que precisam ser consideradas.

  1. Faça a moagem dos grãos com o moedor manual de café um pouco antes de realizar a extração, ou seja, antes do preparo da bebida.
  2. Tenha tranquilidade. Portanto, gire o punho com bastante jeito, buscando o relaxamento. Esse momento é o início da experiência no mundo do café especial, então viva cada momento.
  3. Não realize o movimento com rapidez, pois isso pode queimar seu café.
  4. Saiba qual moagem será usada e adeque o formato.

A democratização do café especial

Se você deseja iniciar o consumo do seu café moído na hora, mas ainda não possui um moedor, a alternativa pode estar na sua cozinha. É isso mesmo: o liquidificador é o jeito “raiz” que forma o triturador de café, que o Leo Montesanto, fundador da Coffee ++, ensinou.

As etapas são bem simples e não tem segredo nenhum. Como mostra o vídeo, você só precisa colocar os grãos, bater e balançar um pouco. Assim, em poucos minutos, você tem o seu café especial em grãos moído e concentrado.

O café especial é um convite imediato à experiência, que pode ser notas sensoriais de flores de jasmim, doce de marmelo, chocolate, frutas amarelas e acidez equilibrada. Tudo isso com a experiência sensorial e variedades que provocam experiências diversificadas. Entenda os aspectos e viva experiências!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...