Search
Close this search box.

Milk shake de café: aprenda a como fazer em casa

Compartilhe:

milk shake de café

Ter a oportunidade de experimentar receitas com café que saiam um pouco do nosso “cafezinho” de todos os dias é sempre uma delícia, não é? Esse é o caso do milk shake de café, que além de ser delicioso é uma sobremesa cheia de personalidade e que permite diferentes combinações de ingredientes.

O milk shake surgiu nos Estados Unidos no início do século XX, mas nesse período era composto por ingredientes bem diferentes dos que utilizamos hoje. Para se ter uma ideia, até bebida alcoólica era inserida na receita. Ele era um fortificante feito à base de whisky, leite e chocolate batido.

Com o tempo, ele foi ganhando versões mais voltadas para lanchonetes. Foi assim que se tornou o sucesso que é nos tempos atuais, servindo de referência quando pensamos nesse estilo de restaurante. Hoje, ele é preparado com sorvete, leite, calda, chantilly e, dependendo do sabor, até mesmo com frutas.

Prepare o seu milk shake de café em casa!

Por agora, vamos focar apenas nos ingredientes para milk shake de café, e não de outros sabores. A receitinha é supersimples e fácil de se fazer em casa. Quer servir uma sobremesa que, com certeza, vai agradar a todos? Então, pegue o papel e a caneta e anote tudo de que você vai precisar.

Ingredientes para o milk shake

  • 4 bolas de sorvete de creme
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 xícara de café espresso

Ingredientes para a calda de caramelo

  • ½ xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
  • ½ unidade de fava de baunilha
  • 2 xícaras de creme de leite

Modo de preparo

O primeiro passo é deixar o café espresso pronto. Para ele, vamos utilizar de base o método de preparo em uma cafeteira italiana, mas você pode fazê-lo da forma que preferir, certo?

Coloque água na cafeteira até a marquinha indicada, adicione o café no compartimento adequado e faça pressão com uma colher. Depois, leve-a até o fogo e desligue quando o líquido começar a borbulhar. Tendo feito isso, deixe o café descansar por 10 minutos.

Agora, é hora de preparar a calda para o milk shake de café caseiro. Separe uma panela de fundo grosso para essa etapa. Com ela em mãos, acrescente a manteiga, o açúcar e a fava de baunilha. Em fogo baixo, mexa os ingredientes até que o açúcar derreta completamente. Deixe cozinhando até conquistar a cor caramelo.

Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misture tudo antes de voltar ao fogão. Dessa vez em fogo médio, deixe cozinhar por 5 minutos, sem parar de mexer. Peneire o líquido e deixe-o descansar em temperatura ambiente antes de juntar ao milk shake de café.

Tendo completado todas essas etapas, com a ajuda de um liquidificador, é só bater o sorvete de creme e o café. Quando for servir, acrescente a calda de caramelo. Viu como é fácil aprender como fazer milk shake de café em casa?

milk shake de café

Receitinha especial de milk shake de café com chocolate

Sabemos que há vários #cafequizados que também adoram uma sobremesa com chocolate. Se você é assim, que tal juntar o melhor dos dois e aprender a preparar um milk shake de café com chocolate?

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de calda de chocolate
  • 4 bolas de sorvete de chocolate
  • 2 xícaras de leite
  • 5 colheres de sopa de leite em pó
  • 300 ml de café coado
  • 8 colheres de sopa de farofa doce

Modo de preparo

Tendo os ingredientes do milk shake em mãos, você verá que o modo de preparo é simples. Primeiro, pegue o copo em que a sobremesa será servida e espalhe a calda de chocolate. Deixe-o reservado. Com a ajuda de um liquidificador, bata o sorvete de chocolate, o leite, o leite em pó e o café coado. Feito isso, é só adicionar a bebida no copo e servir. Decore a superfície com a farofa doce.

Você verá que essa receitinha rende até quatro copos grandes de milk shake de café. Por isso, quando for prepará-la, chame a família e os amigos para se deliciarem juntos.

Coffee++: cafés especiais para todos os gostos

Assim como o milk shake de café, os cafés especiais da Coffee ++ são uma delícia. Todos receberam mais 84 pontos na Associação de Cafés Especiais (SCA) e são 100% arábica. O que isso significa? Eles garantem sabor e doçura sem aditivos na composição. Bom demais da conta!

Se você é fã de chocolate, vai adorar experimentar o sabor Clássico da casa, que traz notas achocolatadas, de doce de leite e frutas secas. Já se preferir explorar ainda mais os cafés da Coffee ++, as versões dos nossos produtores são imperdíveis. Não deixe de conferir!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...