Search
Close this search box.

Método de preparo de café na AeroPress

Compartilhe:

Você já ouviu falar do método de preparo de café na AeroPress? Pode até parecer loucura, mas o AeroPress café tem ligação com o mundo dos brinquedos. Ficou espantado? Continue aqui acompanhando o texto, pegue um café e saiba mais dessa história.

Quer saber sobre a história do café coado? Tem também, acessa aqui.

De antemão, saiba que tudo começou com uma empresa de brinquedos que mudou, definitivamente, o jeito de preparar café. Toda essa ligação surgiu pelas mãos do empresário Alan Adler, um inventor e instrutor aposentado da Universidade de Stanford.

Alan Adler o inventor da cafeteira AeroPress
Alan Adler o inventor da cafeteira AeroPress

Alan era o nome à frente de uma famosa criação do Aerobie Pro, “disco voador”, que vendeu 20 milhões de unidades e entrou inesperadamente, para o Guinness Book. Dessa forma, os dois mundos se cruzaram e ocorreu a sinergia inesperada.

A história do método de preparo de café na AeroPress

Constantemente, o mercado recebe uma invenção revolucionária sobre o mundo do café. Mas, em 2004, Alan Adler decidiu aperfeiçoar definitivamente o método de preparo do café. Assim, surgiu a cafeteira AeroPress. Para tanto, ele iniciou um processo exaustivo de novos jeitos de preparar o café, com a ideia de criar uma opção inovadora. 

A princípio a empresa de Alan passou por mais de uma década equilibrando as vendas dos famosos “discos voadores” e as cafeteiras AeroPress. Até que em, 2017, a fábrica de brinquedos foi vendida para a empresa Swimways Corporation e o nome se transformou oficialmente em AeroPress, Inc.

A renovação do mundo do café

Alan sempre foi bebedor de café, porém o gosto amargo da bebida nunca foi bem aceito pelo paladar. Dessa forma, para ele, testar possibilidades foi a única forma de alcançar a xícara saborosa que ele idealizava.

O empresário utilizou todo o conhecimento da engenharia, ou seja, toda a bagagem de invenção foi usada como experimentos para a extração de café. Em seguida, ele entendeu que o empurrão das mãos poderia modificar o resultado da bebida.

Como resultado de muitas tentativas e cafés não tão saborosos, enfim, a receita agradou ao paladar do inventor. Dessa forma, em 2005, o método de preparo de café na AeroPress foi apresentado ao mercado e se tornou um dos mais populares da história.

AeroPress e o nascimento de disputas em campeonato

Prova disso, veio com o campeonato nacional e mundial dedicado ao jeito de preparo de café na AeroPress. Nesse sentido, baristas são convidados para criar receitas que serão avaliadas por jurados. 

Como usar Aeropress?

De acordo com a barista Marília Balzani, que ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional de AeroPress, a fama do método AeroPress ocorre muito pela versatilidade e resultado da bebida. “No campeonato, eles [os jurados] dão o café. O barista, em compensação, cria a receita. Você escolhe a água, a moagem, o tempo de infusão. Além disso, há a opção de preparo na AeroPress invertida ou original”, conta.

A barista Marília Balzani, vice-campeã do Concurso Nacional do AeroPress
A barista Marília Balzani, vice-campeã do Concurso Nacional do AeroPress

A barista explica que por fim, os jurados experimentam o café e avaliam quem conseguiu evidenciar as notas e características daquele café. “Quem consegue fazer isso ganha e já tem um campeonato mundial. Sendo que a etapa brasileira leva o ganhador para o mundial. É um campeonato super descontraído e informal”, avalia.

A carreira de Marília iniciou despretensiosamente. Anteriormente, ela trabalhava em um empório. Eles estavam em busca de uma pessoa para trabalhar diretamente com café. Nesse sentido, ela encarou um curso e se apaixonou. “A cafeteria dentro desse lugar cresceu muito. Desse modo, eu nunca mais parei, até porque é um estudo constante, porque tem muita novidade”, fala.

AeroPress: convite a novos experimentos e praticidade

Contudo, Marília adianta que o modo de preparo em AeroPress é mais indicado aos “aventureiros”. Em resumi, aquelas pessoas que gostam de inovar os sabores do cafezinho a cada dia. 

Em suma, esse método de preparo de café é muito popular, principalmente pelas variações que passam por bebidas mais suaves, bem como delicadas e até cafés mais intensos. Dessa forma, “brincar” com o jeito de fazer o cafezinho é um dos grandes convites dessa experiência.

Durante o preparo com a AeroPress é possível usar filtro de papel ou de metal. Ao contrário de outros métodos, dependendo da escolha, é possível chegar às bebidas distintas. “Diferentes de outros métodos, a AeroPress abrange todas essas diversidades na hora do preparo. Em síntese, isso faz dela muito versátil”, analisa a barista.

A praticidade do preparo de café em AeroPress

O preparo de café na AeroPress é muito tranquilo de se fazer em casa. Entretanto, dificilmente, ela entregará o mesmo café todos os dias. Já que pequenas diferenças na moagem, no tempo de preparo, na força a pressioná-la farão a diferença no resultado.

Por isso tudo, esse método de preparo de café é muito interessante para quem gosta de experiências.

Além disso, a praticidade é um outro ponto de destaque, já que o transporte é facilitado, por exemplo. Nesse método de preparo é possível preparar café de jeitos diversificados, inclusive gelado. Inclusive, a AeroPress tem um copo dobrável que se adapta a qualquer lugar.

Reinado da AeroPress

Juntamente com toda a popularidade do método de preparo na AeroPress surgiu uma série de validações. Entre elas, o famoso World AeroPress Championship, que teve a primeira edição em 2008. 

O campeonato é conhecido pela diversidade e irreverência. O sucesso é tanto que até nas telonas o método de preparo de café ganhou destaque.

O filme The Aeropress Movie conta a história de preparação de café na Aeropress, que foi lançado em 2019 e conta a trajetória desse café que ganha pela simplicidade e praticidade. 

Ficou curioso quanto aos sabores que esse método vai entregar ao seu paladar? Acompanhe esse vídeo e entenda mais sobre os sabores diferentes da AeroPress.

Receita AeroPress

  • papel tem gosto, viu? Então, use a água para lavar o filtro.
  • 2 dedos (20gr) de copo Lagoinha.
  • 2 copos Lagoinha (240ml) de água.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...